Buscar

APOL 1 Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e I
Considere o extrato de texto a seguir: 
“É também desse período [primeira metade do séc. XX] a movimentação em torno do direito à regulação da fecundidade como um assunto de ordem política, constituindo-se, assim, em um novo campo de enfrentamento no processo histórico de construção da cidadania”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em:  ÁVILA, Maria Betânia. Modernidade e cidadania reprodutiva. Estudos Feministas, v. 1, n. 2, p. 382, 1993. p. 1. 
Considerando o extrato de texto acima e o conteúdo do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre a reprodução/contracepção do ponto de vista dos estudos sobre feminismo e da construção de uma cidadania plena às mulheres, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	as tecnologias reprodutivas estão democratizadas, permitindo que todas as mulheres tenham filhos.
	
	B
	a contracepção prejudica o planejamento familiar.
	
	C
	a renda das pessoas é um fator importante no sucesso ou insucesso das técnicas reprodutivas no Brasil.
Você acertou!
“Suas pesquisas [Barbosa, Luna e Nascimento] [...] revelam importantes diferenças no modo de atendimento e acesso aos direitos reprodutivos em face do poder aquisitivo dos usuários”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 75 – capítulo 4, resumo) 
	
	D
	as técnicas contraceptivas deram mais liberdade aos homens do que às mulheres, no que se refere às relações sexuais.
	
	E
	as técnicas de reprodução e contraceptivas são um sucesso independente da renda das pessoas.
Questão 2/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e I
Considere a citação a seguir: 
“Os dados do IBGE mostram que a pobreza brasileira tem cor e idade: negros e jovens. No País, há 55% de negros, mas, entre os 54,8 milhões de pobres, 68% são pretos ou pardos. Da população de 207 milhões, 20% têm de zero a 14 anos. Na pobreza, a molecada representa 43%. São jovens condenados à desesperança, devido à falta de mobilidade social por aqui (culpa das políticas públicas). Quem faz parte dos 10% mais pobres dos brasileiros leva até nove gerações para se tornar classe média, informa um estudo de julho da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico, um clube de 35 nações ricas ou simpatizantes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/politica/condenados-a-desesperanca/>. Acesso em: 13 jan. 2019. 
A diminuição do número de pobres pode indicar mobilidade social, e, mesmo que esse número tivesse aumentado, ainda assim poderíamos falar em mobilidade social. Assim sendo, conforme os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre os fatores coletivos de mobilidade social, é correto afirmar que esses fatores:
Nota: 20.0
	
	A
	Estão ligados à movimentação de pessoas ou grupos por conta de mudanças estruturais na economia, como a industrialização.
Você acertou!
“Com o desenvolvimento das atividades econômicas e de novas forças produtivas ocorre a demanda por novos tipos de profissionais dotados de novas competências e capacitações. Nesses casos, verifica-se o aparecimento de novas profissões e ocupações possibilitando, por força das determinações estruturais, a mobilidade social de pessoas e grupos. [...] [As] vagas nos diversos níveis da estrutura social abrem-se pela criação de novos empregos ou pela saída de indivíduos de posições existentes” (livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 36 – capítulo 2, resumo).
	
	B
	São explicados pelo esforço individual de todos os membros de um grupo.
	
	C
	Promovem o declínio coletivo da situação econômica de um determinado grupo, mas não sua ascensão.
	
	D
	Mantêm os extratos sociais inalterados, pois não têm força para alterá-los.
	
	E
	Dependem da vontade dos indivíduos em progredir.
Questão 3/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e I
Considere o fragmento de texto a seguir: 
“Sete em cada dez brasileiros já fizeram observações carregadas de prejulgamentos contra mulheres, negros, LGBTs e outros. O índice varia regionalmente: no sudeste, o preconceito declarado corresponde a 21%, já no norte e centro-oeste o índice é de 18%, enquanto no sul e no nordeste a taxa fica em 13%”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://www.cartacapital.com.br/diversidade/no-brasil-o-machismo-e-o-preconceito-mais-praticado/> . Acesso em: 14 jan. 2019.
Levando em consideração o fragmento acima e os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, responda à seguinte questão: o que é preconceito? Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	É um valor semântico, que é construído com base em conhecimento empíricos e científicos.
	
	B
	É uma atitude social, embasada em conceitos empíricos de mérito e capacidade individual. 
	
	C
	É um juízo pré-concebido, que se manifesta numa atitude discriminatória perante pessoas, crenças, sentimentos e tendências de comportamento.
Você acertou!
O preconceito, como já sabemos, é uma ideia pré-concebida sem o devido conhecimento daquilo que está se julgando. Por assim ser, estimula a discriminação por se basear à partir daquilo que já se conhece, debochando, ou maldizendo o desconhecido. (capítulo 9, resumo).
	
	D
	É um conceito científico, usado para nomear as conquistas de determinado nicho social em relação à luta de classes.
	
	E
	É uma manifestação intrínseca ao ser humano, cultivada pela religião e crenças populares.
Questão 4/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira, Africana e I
Atente para a seguinte citação: 
“O foco Queer na heteronormatividade não equivale a uma defesa de sujeitos não heterossexuais, pois ele é, antes de mais nada, definidor do empreendimento desconstrutivista dessa corrente teórica com relação à ordem social e aos pressupostos que embasam toda uma visão de mundo, práticas e até mesmo uma epistemologia”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MISKOLCI, Richard. A Teoria Queer e a Sociologia: o desafio de uma analítica da normalização. Sociologias. v. 11, n. 21, p. 150-182, 2009. p. 8. 
De acordo com a citação acima e os conteúdos do livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia sobre as teorias que, a partir dos anos de 1990, discutiram novas posições a respeito do conceito de gênero, leia as alternativas a seguir e assinale aquela que apresenta corretamente uma nova abordagem em relação à questão de gênero:
Nota: 20.0
	
	A
	As mulheres são dominadas pelo homem
	
	B
	Mesmo a noção de sexos (masculino e feminino) é socialmente construída e não um dado biológico neutro e verdadeiro por si só.
Você acertou!
“[...] apesar de a maioria dos estudos fazer distinção entre parentesco biológico e social, apenas poucos conseguiriam ver que o parentesco biológico é ele mesmo uma construção cultural. O mesmo acontece com o sexo. A ideia de um sexo dividido em dois, masculino e feminino, é uma característica da nossa sociedade ocidental moderna a qual não pode ser generalizada para outras culturas, nem mesmo tomada como modelo para padronizar os diferentes grupos que compõem as nossas sociedades complexas”. (Livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, p. 59 – capítulo 3, resumo)
	
	C
	Existe um equilíbrio entre homens e mulheres em relação à ocupação dos espaços públicos da sociedade.
	
	D
	O machismo, na sociedade, entrou em decadência a partir de 1990.
	
	E
	As diferenças biológicas devem prevalecer inclusive no âmbito social, desconsiderando-se questões ligadas à socialização.
Questão 5/5 - Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira,Africana e I
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“A estratificação social em Brasília é ainda mais rígida que em outras cidades brasileiras. Quase não se vê pobre na parte residencial das quadras do Plano Piloto. Às vezes, eles aparecem em algum ponto da parte comercial. Tudo em Brasília é dividido em setores. Nunca havia visto algum pedinte chegar assim numa área residencial de Brasília ocupada pela classe média”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <https://g1.globo.com/politica/blog/matheus-leitao/post/2019/01/05/a-formiga-e-a-menina.ghtml>. Acesso em: 14 jan. 2019. 
De acordo com o livro-base Desigualdades de gênero, raça e etnia, o que é estratificação social? Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Estratificação social é um termo usado para designar a melhoria da qualidade de vida da população, equidade na distribuição de renda e de diminuição das diferenças sociais, com participação e organização popular.
	
	B
	Estratificação social é a união e aliança entre mulheres, baseadas na empatia e companheirismo, em busca do alcance de objetivos em comum
	
	C
	Estratificação social é um conceito usado para nomear a análise e interpretação da classificação dos indivíduos e grupos sociais, com base em dados e condições socioeconômicas comuns
Você acertou!
Renda monetária, propriedades, poder e prestígio são recursos valorizados pelo homem. A classificação, a análise de como se dá a distribuição desses recursos chamamos de estratificação social. As diferenças e as desigualdades entre pessoas e grupos de uma sociedade podem ser estudadas criteriosamente possibilitando a identificação da posição que cada grupo ocupa traduzindo uma classificação desses estratos sociais (capítulo 2, resumo).
	
	D
	Estratificação social é o conhecimento que uma pessoa tem do estado dos restantes integrantes da sua comunidade.
	
	E
	Estratificação social é um regime político em que todos os cidadãos elegíveis participam igualmente — diretamente ou através de representantes eleitos.

Continue navegando