Buscar

AVALIANDO APRENDIZADO III DIREITO PROCESSUAL CIVIL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201704361078)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	XIV DE ORDEM UNIFICADO A respeito da participação do Ministério Público no Processo Civil, assinale a opção correta.
		
	
	O Ministério Público tem a faculdade de intervir nas causas em que há interesses de incapazes
	 
	O Ministério Público, intervindo como fiscal da lei, terá vista dos autos depois das partes, sendo intimado de todos os atos do processo
	
	O Ministério Público, intervindo como fiscal da lei, não pode requerer diligências com intuito de comprovar a verdade de fatos relevantes para a causa
	
	Solicitar ao Magistrado permissão para ingressar na residência do citando.
	
	O Ministério Público, quando for parte, não gozará de prazos diferenciados para interposição de recursos
	Respondido em 12/10/2019 14:31:39
	
Compare com a sua resposta: A resposta ao primeiro questionamento deve estar fundamentada na interpretação sistemática dos arts. 291 e 292 do NCPC e na clássica lição doutrinária de que, para as ações que tenham conteúdo econômico imediato, ? (...)o valor da causa deve corresponder à vantagem econômica que se quer obter com o processo? (Alexandre Freitas Câmara. Lições de direito processual civil. Rio de Janeiro). A resposta à segunda indagação deve estar embasada, também, na interpretação sistemática dos arts. 291 e 292 do NCPC e na lição da doutrina clássica, segundo a qual ?(...)ainda que a causa não tenha valor patrimonial aferível, deverá ser indicado valor ainda que para outros efeitos...? (Nelson Nery Júnior e Rosa Maria de Andrade Nery. Código de Processo Civil comentado. São Paulo: Revista dos Tribunais). Quanto ao terceiro questionamento, o artigo 293 do NCPC deixa claro que o réu poderá impugnar, em preliminar da contestação, o valor atribuído à causa pelo autor. (Art. 293. O réu poderá impugnar, em preliminar da contestação, o valor atribuído à causa pelo autor, sob pena de preclusão, e o juiz decidirá a respeito, impondo, se for o caso, a complementação das custas.)
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201704361085)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Marque a alternativa correta sobre o tema Intervenção de Terceiros.
		
	
	Admite-se até duas denunciações sucessivas, promovida pelo denunciado ao seu sucessor, e ao seu sucessor àquele que tiver obrigação legal ou contratual de ressarci-lo.
	
	Para garantir o direito à evicção o adquirente deverá realizar a denunciação da lide ou não poderá fazê-lo em ação autônoma.
	 
	O incidente de desconsideração de personalidade jurídica suspenderá o processo, salvo quando requerido pelo autor na petição inicial.
	
	O autor poderá realizar o chamamento ao processo do terceiro interessado, através de intervenção de terceiro forçada.
	
	Se o autor não concordar o terceiro não poderá intervir no processo na denunciação da lide realizada pelo réu em sua contestação.
	Respondido em 12/10/2019 14:32:01
	
Compare com a sua resposta: Trata-se de demanda a ser ajuizada em uma vara de família no domicílio ou residência do alimentando, conforme Súmula 01 do STJ que dispõe: "O FORO DO DOMICILIO OU DA RESIDENCIA DO ALIMENTANDO E O COMPETENTE PARA A AÇÃO DE INVESTIGAÇÃO DE PATERNIDADE, QUANDO CUMULADA COM A DE ALIMENTOS", c/c artigo 53, inciso II do NCPC. O critério de competência é em razão da matéria.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201704388867)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Assinale a afirmativa incorreta: 
		
	
	 A concessão de gratuidade não afasta a responsabilidade do beneficiário pelas despesas processuais e pelos honorários advocatícios decorrentes de sua sucumbência.
	
	A concessão de gratuidade não afasta o dever de o beneficiário pagar, ao final, as multas processuais que lhe sejam impostas.
	
	Conforme o caso, o juiz poderá conceder direito ao parcelamento de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento.
	 
	Vencido o beneficiário, as obrigações decorrentes de sua sucumbência ficarão sob condição suspensiva de exigibilidade e somente poderão ser executadas se, nos 3 (três) anos subsequentes ao trânsito em julgado da decisão que as certificou, o credor demonstrar que deixou de existir a situação de insuficiência de recursos que justificou a concessão de gratuidade, extinguindo-se, passado esse prazo, tais obrigações do beneficiário.
	 
	A gratuidade poderá ser concedida em relação a algum ou a todos os atos processuais, ou consistir na redução percentual de despesas processuais que o beneficiário tiver de adiantar no curso do procedimento.
	Respondido em 12/10/2019 14:32:17
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201704361905)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	 Acerca dos impedimentos e suspeições do juiz, segundo o novo Código de Processo Civil, considere:
I. Há suspeição do juiz quando promover ação contra a parte ou seu advogado.
II. Há impedimento do juiz que for amigo íntimo ou inimigo de qualquer das partes ou de seus advogados.
III. Há impedimento do juiz quando qualquer das partes for sua credora ou devedora, de seu cônjuge ou companheiro ou de parentes destes, em linha reta até o terceiro grau, inclusive.
IV. Há impedimento do juiz no processo em que figure como parte cliente do escritório de advocacia de seu cônjuge, companheiro ou parente, consanguíneo ou afim, em linha reta ou colateral, até o terceiro grau, inclusive.
V. Há suspeição do juiz interessado no julgamento do processo em favor de qualquer das partes.
Está correto o que consta APENAS em
 
		
	
	(D) III e V
 
	
	(A) I e III
 
	
	C) II e IV
 
	 
	(E) IV e V 
	
	(B) I e II
 
	Respondido em 12/10/2019 14:32:34
	
Compare com a sua resposta:
Quando lhe faltar pedido ou causa de pedir; o pedido for indeterminado, ressalvadas as hipóteses legais em que se permite o pedido genérico; da narração dos fatos não decorrer logicamente a conclusão e, contiver pedidos incompatíveis entre si.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201704361182)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A respeito da assistência no Direito Processual Civil, é correto afirmar:
		
	
	Não é possível ao assistente discutir em processo posterior a justiça da decisão proferida no processo em que interveio.
	 
	Haverá assistência litisconsorcial quando a sentença influenciar na relação jurídica entre o assistente e o adversário do assistido.
	
	A assistência obsta que a parte principal reconheça a procedência do pedido
	
	Em caso de revelia da parte principal, o assistente deverá ser excluído do processo.
	
	É possível o ingresso do assistente até o despacho saneador.
	Respondido em 12/10/2019 14:32:52
	
Compare com a sua resposta: a) A data do ultimo dia do prazo é 01/06 - Quarta-feira. b) A regra utilizada para a contagem do prazo no caso em tela está prevista nos artigos: - 219 - Na contagem de prazo em dias, estabelecido por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis. - 231 - Salvo disposição em sentido diverso, considera-se dia do começo do prazo: II - a data de juntada aos autos do mandado cumprido, quando a citação ou intimação for por oficial de justiça. §1º - havendo mais de um réu, o dia do começo do prazo para contestar corresponderá à ultima das datas a que se refere o inciso II do Caput. - 229 - Se os litisconsortes tiverem diferentes procuradores, de escritório de advocacia distintos, terão prazos contados em dobro para todas as suas manifestações.

Outros materiais