Buscar

teorias e pratica do curriculo prova final escrita

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Atualmente, a educação no Brasil é norteada pelos PCN, PCNEM e pelo RCNEI. Esses documentos nos trazem as diretrizes gerais nacionais. Entretanto, outros documentos são gerados a partir deles, como as propostas curriculares estaduais e municipais. Diante do exposto, disserte sobre a razão pela qual há a necessidade desses últimos documentos serem elaborados.
	Resposta Esperada:
A extensão territorial do Brasil é demasiadamente grande, e o Brasil tem uma diversidade cultural e étnica bastante variada que deve ser respeitada. Seria praticamente impossível formular um documento que contemplasse toda a variedade cultural, pois há especificidades regionais que devem ser trabalhadas. Dessa forma, há a necessidade de se formular documentos que atendam a essas especificidades.
	2.
	Fazendo um recorte epistemológico na teoria marxista, Louis Althusser deixa ver na própria constituição dessa teoria a emergência da problemática científica do interior do campo da ideologia e em luta com ele. Althusser (1918-1990) filósofo nascido na Argélia, construiu o importante conceito de "Aparelhos Ideológicos do Estado", o que se constitui como espinha dorsal de sua teoria. Disserte sobre o conceito de aparelhos ideológicos do Estado.
	Resposta Esperada:
Para Althusser (1983), a educação é o principal dispositivo que a classe dominante possui para transmitir suas ideias sobre o mundo social, garantindo assim a reprodução da estrutura social existente. Para esse autor, duas visões são materializadas na escola: uma visão de mundo que estava destinada às crianças das classes burguesas e outra que se destinava às crianças provenientes de classes sociais subordinadas.
Para o autor, a escola prega uma falsa ideologia. Essa ideologia é essencial na luta das classes dominantes para a manutenção de suas vantagens e de seus privilégios. O conceito está ligado às relações de poder e interesses. 
O currículo porta uma linguagem que não se mostra de modo aparente, transparente, ou neutra, mas implicada nas relações de dominância.
Para Althusser, a ideologia do currículo se dá também através de outros dispositivos que asseguram as ideias da classe dominante, que o autor chamou de aparelhos ideológicos do estado que são: religião, mídia, família e escola. O autor estabelece o conceito correspondência para compreender as relações entre escola e trabalho, e afirma que o processo educacional contribui para a reprodução da escola capitalista.

Continue navegando