Buscar

Ad-1 de Introduçao a Informatica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

pág:
Nome: Eduardo Lemos Farias
Matrícula: 16117130230
Curso: Tecnologia em Gestão de Turismo
Polo: Niterói
“Plataforma CEDERJ/MOODLE, suas ferramentas e o seu papel no processo de ensino/aprendizagem à distância” 
A educação a distância (EaD) consiste em uma modalidade de educação, onde o processo de ensino e aprendizagem é mediado pela utilização de tecnologias, e a principal característica que difere a referida modalidade do modelo presencial, é a relação entre professores e alunos, pois, no modelo a distância os professores e alunos estão separados no tempo e no espaço. Isto é, os professores e os alunos não estão presentes fisicamente em salas de aulas, mas conectados e interligados através das tecnologias de informação e comunicação, como a internet, e das tecnologias moveis, como o tablet, o smartphone, notebook, etc. Fonte: http://helanprates.blogspot.com.br/2015/07/a-utilizacao-da-tecnologia-movel-como.html
Nessa abordagem de educação a distância, conta-se com o desenvolvimento da autonomia do aluno para realizar as tarefas indicadas pelos professores e tutores, nos horários e locais considerados mais adequados por ele. O aluno precisa ser sempre incentivado a desenvolver sua autonomia para que sua aprendizagem seja concretizada, já que não dispõe do acompanhamento do professor presencial para realizar seus estudos. No contexto desse novo modelo de interação com o tempo e com o espaço, surge a necessidade de repensar o modelo de educação, uma vez que a nova geração de pessoas já possui interação suficiente com as tecnologias de informação e comunicação, em especial as móveis, para permitir sua inserção nos ambientes de aprendizagens virtuais ou presenciais.
Introdução 
No mundo contemporâneo, a Educação a Distância (EaD) tem se destacado como uma importante modalidade de ensino. Especialmente entre indivíduos que desejam adquirir novos conhecimentos, mas necessitam de flexibilidade do momento e ou do local de estudo. Pode se colaborar para o desenvolvimento educacional ao melhorar ações pedagógicas e estruturais. Algumas das ações pedagógicas aperfeiçoadas pela EaD seriam: a orientação da aprendizagem, a atividade docente na mediação de debates e a atuação na interatividade entre os alunos. Cita-se como exemplos de ações estruturais o emprego de ferramentas digitais ao ministrar conteúdos e a elaboração de materiais com linguagem dialógica. A EaD apresenta novas práticas pedagógicas, metodologias de ensino e recursos didáticos. Uma de suas contribuições é mostrar o valor das diferentes tecnologias de informação e comunicação (TIC) como ferramentas para o ensino. As TIC podem promover a difusão e a divisão do conhecimento, o que favorece a aprendizagem colaborativa, uma característica do ensino a distância na era digital . É de suma importância a troca de informação entre o tutor e o aluno para o sucesso de um curso a distância. As ferramentas usadas na EaD permitem estabelecer, entre os participantes de um curso, o diálogo tão necessário a essa modalidade. Esse diálogo deve incluir aconselhamento a respeito do que fazer, ou seja, deve servir de encorajamento para os alunos, reforço e incentivo. Essa conversa só é possível por meio de interfaces de comunicação síncronas ou assíncronas.
O processo de aprendizagem estaria focalizado exatamente nesta zona de desenvolvimento proximal, onde o sujeito, diante de situações-problema, que provocariam a construção de conhecimentos e conceitos, em relação aos conhecimentos de outros sujeitos, num processo interativo, provocariam a desestabilização dos conhecimentos já consolidados, contribuindo assim para a formação de novos conceitos e conhecimentos. Visto que a EAD tem como estrutura básica comum, o corpo discente, um ambiente de práticas educacionais colaborativas, ambiente esse denominado AVA’S (ambientes virtuais de aprendizagem) e mediados por um corpo docente formado por professores, coordenadores e tutores, tem como pressuposto básico, a práxis das teorias de aprendizagem construtivista e sociointeracionista, é imprescindível também nos aprofundarmos no conceito de interatividade. O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) foi constituído a partir do desenho instrucional feito sobre a Plataforma Moodle, que forneceu as ferramentas de comunicação entre os participantes e as ferramentas de publicação de conteúdo, além das ferramentas de gerenciamento das atividades online. 
O Moodle permite a distribuição das ferramentas selecionadas e dos conteúdos disponibilizados em três colunas, sendo que o conteúdo do curso deve ficar, obrigatoriamente, na coluna central, enquanto as demais ferramentas ficam a critério do professor. Para a disciplina de graduação em que realizamos o estudo de caso, optamos em estruturá-lo da seguinte forma: na primeira coluna 3 disponibilizamos o bloco de notícias e o calendário da disciplina; na segunda coluna foram disponibilizados os textos para leitura e outras atividades; e na terceira coluna, foram disponibilizados os blocos: participantes, usuários online, administração e mensagens. Para o agrupamento dos blocos de funcionalidades da plataforma utilizamos um critério que procurou respeitar as semelhanças entre as funções, ao mesmo tempo levamos em consideração a facilidade
de visualização da função pelos estudantes. Em busca de proporcionar a interatividade entre os participantes, as ferramentas selecionadas foram utilizadas conforme descrito. 
Em virtude das grandes mudanças que vem ocorrendo no mundo do trabalho, tornou-se necessário repensar o modo de se fazer e transmitir educação, e vem daí o nascimento do Ensino e Educação a Distância. No início usou-se as cartas e o telefone como ferramentas dessa modalidade que surgiu com o intuito de educar adultos já atrasados na escola e posteriormente utilizada no ensino técnico. Com o advento da internet esta se tornou a principal ferramenta do ensino a distância. A EAD no Brasil está em plena fase de consolidação, principalmente no ensino superior, com grande tendência de expansão, é cada vez maior o número de cursos semipresenciais e a distância. A maior parte das instituições de EAD ainda usam o material impresso como mídia predominante, a internet ocupa o segundo lugar.
 Como ferramenta de suporte é oferecido em primeiro lugar o contato por meio de e-mail, na sequência vem o telefone, depois se destaca o auxílio do professor presencial e do professor on-line, também há alternativas como reuniões presenciais e virtuais. A maior parte das instituições começa sua atuação em EAD de forma isolada, e com alcance predominantemente regional. Mas no fim da década de 90 surgiram os consórcios em EAD gerando grandes expectativas, o modelo que surgiu inicialmente foi adaptado das universidades da Europa e surgiu na Universidade de Brasília.
Atualmente há consórcios privados como a UVB – Universidade Virtual Brasileira e Consórcios públicos como é o caso do CEDERJ. Na internet temos a Plataforma CEDERJ que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA- e o Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment) é um sistema de gerenciamento de aprendizado que possibilita a criação deste ambiente.
 Uma das preocupações do criador do Moodle, o Martin Dougiamas, é que ele fosse fácil deusar, que pudesse ser usado de maneira intuitiva, uma característica que também torna o Moodle bastante interessante é o fato dele ser um projeto aberto, livre e gratuito, ele pode ser carregado, utilizado, modificado e até distribuído, por este motivo o Moodle é aperfeiçoado a cada dia. A plataforma CEDERJ é um ambiente que oferece vários recursos para facilitar o processo de aprendizagem a distância, como os fóruns de discussão que possibilitam a interação dos alunos de um mesmo curso, com o compartilhamento de informações, dando ao aluno a possibilidade de tirar suas dúvidas a respeito dos conteúdos estudados
e de se relacionar com os professores e tutores também. Na plataforma estão expostas as aulas em PDF, os cronogramas das provas e de estudo de cada disciplina , horário de atendimento das tutorias e muito mais, ou seja, a plataforma é a Universidade Virtual e o polo a Universidade Física. A plataforma além de organizar a vida do aluno, possibilita também que os alunos e professores ou tutores estejam juntos num mesmo ambiente, como acontece numa escola convencional, sem necessariamente estarem num mesmo espaço físico.
Conclusões
O Ensino a distância é uma ótima opção para estudantes que querem se especializar e valorizam seu tempo. O ensino a distância é uma modalidade de ensino que permite ao aluno administrar melhor o tempo dos estudos podendo fazê-lo em casa ou nos horários livres do trabalho. O ensino on-line difere do presencial pela ausência do contato direto e diário numa sala de aula. Mas tanto o presencial quanto o on-line cumprem o papel de ensinar e tornar o conhecimento mais acessível aos alunos. As vantagens de se fazer um curso a distância são diversas e têm feito com que a procura por esta modalidade de ensino aumente ano após ano. Entre elas está a flexibilidade de local e 
horário, ou seja, o aluno pode escolher o melhor horário para se dedicar ao estudo e ainda estudar onde quiser. O fato de poder estudar onde quiser constitui uma vantagem significativa, pois os alunos podem ter acesso ao estudo em cidades que não contém com aquele determinado curso ou fazer uma faculdade em locais que não tem uma universidade disponível. Outra vantagem é que os cursos a distância são mais baratos em ralação aos presenciais, além da economia de tempo e dinheiro gasto com transporte até o local de curso. Para se ter uma ideia da importância do ensino a distância no país, de acordo com o Censo da Educação Superior de 2010, cerca de 5 mil estudantes estavam matriculados no ensino superior à distância no ano 2000. Em dez anos este número aumentou 170 vezes, subindo para 930 mil alunos. Estes dados atestam que o Ensino a distância é uma modalidade consagrada e que a cada ano cresce no país.
 Uma grande vantagem do ensino a distância através da Internet é que este tipo de ensino pode ser utilizado por um grupo variado de pessoas que dele necessitam: alunos, estudantes universitários, trabalhadores, bem como por aqueles que querem voltar ao trabalho após um período de ausência.
 Um estudante que não pode frequentar a escola, por motivos de doença, tem a oportunidade de acompanhar as aulas em casa e, portanto, não se vê em desvantagem em relação aos seus colegas. O mesmo acontece com um estudante universitário que passa um semestre ou um ano no exterior: o ensino a distância permite-lhe “assistir” às aulas da sua universidade.
 Os trabalhadores podem aumentar e atualizar os seus conhecimentos específicos no seu local de trabalho. Talvez tenham a oportunidade de obter uma licenciatura sem serem prejudicados pelos horários.
 A “gestão de tempo flexível” é particularmente importante para as mães que pretendam trabalhar no seu antigo emprego após o fim da licença de parto, visto que o mercado de trabalho muitas vezes sofre alterações drásticas num curto espaço de tempo. Estas pessoas têm a oportunidade de aprofundar as suas capacidades profissionais, enquanto os seus filhos estão no infantário, na escola, ou na cama.
 Os estudantes que se encontram muito longe de uma universidade, ou pessoas incapacitadas, têm também agora a possibilidade de estudar. Além disso, pessoas de diferentes escalões sociais, culturais e econômicos têm a oportunidade de interagir.
 O fato de os cursos se encontrarem disponíveis praticamente em qualquer lugar e durante qualquer período significa que cada vez mais pessoas os podem frequentar.
 Os participantes podem trabalhar de acordo com as suas próprias necessidades e concentrarem-se nos conteúdos que realmente precisam ou que têm que aprender. Deste modo, o processo de aprendizagem é melhorado, enquanto que a motivação e a memória são aperfeiçoadas.
Com a expansão do ensino a distância, é fundamental estabelecer o diálogo na relação tutor-aluno. Essa troca contínua de experiências e de informações é possibilitada pelas novas TIC, que permitem a construção do conhecimento de forma abrangente e eficaz. As comunidades virtuais, mantidas por meio do uso de ferramentas provenientes das TIC, permitiriam a comunicação e a interação entre os pares. A EaD destaca-se justamente pela modalidade de ensino apresentada, ou seja, o aluno é atraído pela vantagem de poder escolher a hora e o local de estudo. Atualmente, contudo, o sucesso de um curso a distância depende em parte das TIC. Delimitam as ferramentas utilizadas na EaD
como “equipamentos que captam os movimentos dos usuários e respondem em tempo real, favorecendo uma interação mais realista e gerando sensações próximas àquelas experimentadas em ambientes reais similares”. A pesquisa mostrou que, geralmente, os tutores empregavam dois ou mais recursos de forma complementar. O bate-papo foi a ferramenta mais lembrada ou usada, seguido do fórum, da videoconferência e do telefone. Em termos gerais, tanto o bate-papo quanto a 
videoconferência possuíam boa aceitação pelos cursistas. O telefone era uma ferramenta empregada contínua e brevemente na comunicação entre cursistas e tutores. Ele era mais usado para tirar dúvidas ou solucionar questões emergenciais, não como pilar na construção do conhecimento. Do ponto de vista pedagógico, o blog e o portfólio digital seriam importantes aliados da EaD por apresentarem características potenciais para a disseminação de informações. Todavia, a pesquisa constatou a não utilização do blog e o uso pouco frequente do portfólio. Há duas possibilidades para isso. Uma seria o pouco valor atribuído pela instituição a tais ferramentas. Outra seria a falta de desenvoltura no emprego delas por pouco ou nenhum conhecimento ou treinamento em TIC, o que prejudicaria sua utilização. Isso poderia ocorrer por muitos tutores (78%) não possuírem um curso de treinamento ou capacitação em tutoria a distância. Além disso, conforme mencionado pelos pesquisados, o blog acabaria sendo uma ferramenta pouco aproveitada por existir um AVA institucional com diversos recursos. O maior uso do portfólio digital em comparação ao blog ocorreria por, no passado, algumas instituições exigirem um portfólio manuscrito no desenvolvimento dos cursos. O estudo evidenciou a extrema importância do AVA para a aprendizagem a distância. Os AVAs permitem inúmeras possibilidades de interação no decorrer de um curso, ao reunir num mesmo espaço virtual uma gama de informações e ferramentas, o que ajudaria na compreensão de novos conhecimentos e no desenvolvimento da autonomia pelos alunos. Tais ambientes ajudariam os usuários a não se sentirem desprovidos de uma sala de aula física. Segundo a percepção dos tutores, o AVA seria um dos principais meios de transmitir os conteúdos a serem estudados em um curso a distância. Sem ele seria bem mais difícil disseminar o conhecimento. Foram unânimes em dizer que utilizavam ou conheciam algum tipo de AVA. Um AVA necessita da disponibilidade de várias ferramentas e recursos, além de pessoal qualificado. Os tutores viam um AVA bem construído como um estímulo à troca de informações. Segundo os pesquisados, o AVA seria o principal recurso da EaD, e as ferramentas mais usadas na comunicação tutor cursista seriam o bate-papo e o fórum. De maneira geral, os tutores conheciam e utilizavam a maioria das ferramentas analisadas, mas algumas ainda eram negligenciadas, principalmente devido a recomendações da instituição ou pouca habilidade em manipulá-las. 
Referências:
	site http://eademfoco.cecierj.edu.br/index.php/Revista/article/viewFile/204/49
	site http://helanprates.blogspot.com.br/2015/07/a-utilizacao-da-tecnologia-movel-como.html
	site http://www.redemebox.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=26378:a-educacao-a-distancia-ead-no-cederj-o-desenho-didatico-e-a-mediacao-docente-na-visao-dos-alunos-de-final-de-curso&catid=285:291&Itemid=21
site http://www.abed.org.br/congresso2008/tc/511200870511pm.pdf

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais