Buscar

Indicadores de Endividamento e Estrutura

Prévia do material em texto

INDICADORES DE ENDIVIDAMENTO E ESTRUTURA 
OS Indicadores de endividamento demostram contabilmente, o grau de compromisso financeiro da empresa em relação aos seus credores, bem como medir a composição de estrutura da capital a participação dos recursos financeiros de terceiros em relação ao capital próprio (ASSAF NETO,2012). 
Muitos trabalhos é experiências vividas, contribuem com frequências para análise do endividamento do endividamento das empresas alguns dos principais alguns indicadores dessa dimensão financeira, a saber) Índice de Endividamento Geral (IEG) Participação de capital de Terceiros (PCT); e composição do Endividamento (CE)
INDICE DE ENDIVIDAMENTO GERAL(IEG)
Segundo Gitman (2010) esse índice mostra a participação de dívidas a curto prazo em relação à exigibilidade total. As dívidas a curto prazo são aquelas cujos vencimentos ocorrem dentro do exercício seguinte; já as dívidas a longo prazo (exigível a longo prazo) têm vencimentos após o término do exercício seguinte, dando uma maior folga para a empresa. IEG pode ser calculado conforme Equação 1.
IEG = Passivo Circulante +Passivo Não Circulante x100
Passivo Total
O resultado revela, o grau de comprometimento financeiro da empresa com a liquidação da dívida, ou seja, quanto menor esse índice, a princípio, melhor a empresa estará, pois apresenta menor risco de inadimplência. Todavia, uma análise mais profunda se faz necessário, pois analisando apenas o IEG isoladamente uma única coisa é possível afirmar: quanto maior esse índice, maior vai ser o índice quer essa empresa apresenta. 
INDICE DE COBERTURA DE JUROS
Índice de Cobertura de Juros O Índice de Cobertura de Juros (ICJ) relaciona o LAJIR (Lucro Antes dos Juros e Imposto De Renda) com as despesas financeiras da empresa no período, como uma forma de identificar sua capacidade de pagar as despesas financeiras, e pode ser calculado como mostra a Equação 4.
Índice de Cobertura de Juros O Índice de Cobertura de Juros (ICJ) relaciona o LAJIR (Lucro Antes dos Juros e Imposto De Renda) com as despesas financeiras da empresa no período, como uma forma de identificar sua capacidade de pagar as despesas financeiras, e pode ser calculado como mostra a Equação 4.Os índices de cobertura são utilizados por empresas especializadas em prestação de serviços de classificação, bancos, investidores e analistas. Pode-se estabelecer índice de cobertura para qualquer grupo de despesas (ou para o endividamento) que se queira, porém o índice de cobertura de juros é um dos mais conhecidos. 
Os índices de cobertura são utilizados por empresas especializadas em prestação de serviços de classificação, bancos, investidores e analistas. Pode-se estabelecer índice de cobertura para qualquer grupo de despesas (ou para o endividamento) que se queira, porém o índice de cobertura de juros é um dos mais conhecidos.
COMPOSIÇAO DO ENDIVIDAMENTO
Indica quanto à empresa está comprometida com dívidas de curto prazo em relação às dívidas totais. Sua finalidade é identificar o perfil do endividamento, ou seja, que percentual das obrigações totais correspondem a dívidas de curto prazo. De forma geral, quanto menor for este índice, melhor. Valores elevados (acima de 50%) indicam um perfil da dívida mais arriscado. Quanto menor for o quociente, menor será a concentração de dívidas de curto prazo. 
PARTICIPAÇAO DE CAPITAIS DE TERCEIROS
De acordo com Silva (2012) este índice indica o percentual de Capital de Terceiros em relação ao Patrimônio Líquido, retratando a dependência da empresa em relação aos recursos externos. Indica quanto a empresa tomou de capitais de terceiros em relação ao seu capital próprio. Quanto menor dependência melhor, normalmente não deve ser superior a 70% em média. (ASSAF NETO, 2012).
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
Aparte dos resultados do gráfico 1, observa-se quer a empresa apresenta uma situação, favorável nos indicadores, IEG,ICJ, CE.,quanto a participação de capital de terceiros a empresa Magazine Luiza apresentou uma situação preocupante no ano 2010, onde a participação de capital de terceiros chegou á um percentual de quase 80%.

Continue navegando