Buscar

Relatorio 4

Prévia do material em texto

Prof. Dr. Leandro L. Marcuzzo
Microbiologia
Relatório de aula prática 04:
Visualização de crescimento microbiano de isolamento e repicagem
Rio do Sul, Setembro de 2019
INTRODUÇÃO
Nesta aula prática primeiramente observamos as placas de petri com crescimento microbiano, e a variabilidade de bactérias e fungos que as mesmas continham, pois havíamos feito à coleta em diferentes lugares. Podemos perceber a nítida diferença entre fungos e bactérias, onde os fungos apresentam uma textura mais porosa que lembra o algodão, o mofo e que são capazes de excretar substâncias corantes, já as bactérias possuem uma característica diferente formando colônias de estrutura e coloração diferentes.
OBJETIVO
Observar a quantidade e diversidade de microrganismos nas placas de petri com meio de cultura, da coleta de aula prática anterior. Fazer a repicagem de uma bactéria, para ocorrer sua multiplicação e obter uma colônia pura. 
MATERIAL
Álcool 70%, placas de Petri, meio de cultura, parafilme, estufa BOD, bico de Bunsen, colônia de Bactérias e Fungos.
MÉTODOS
Nesta aula prática observamos as colônias de microrganismos desenvolvidas nas placas de petri na aula prática anterior, e realizamos processo de repicagem bacteriana para uso na próxima aula. Então primeiro retiramos as placas preparadas na BOD e observamos as formas e quantidade de microrganismos presentes. 
Após observação da diversidade microbiológica, foi feita a esterilização de mãos/pulsos e da bancada com álcool, acendendo o Bico de Bunsen para garantir eficiência do processo. Com a bancada esterilizada, colocou-se a placa de petri com a colônia formada no local esterilizado. Para fazer a repicagem utilizamos alça de platina, também esterilizada, e uma nova placa de petri com meio de cultura. É coletada uma bactéria individualmente com a alça e feita sua inserção no novo meio de cultura fazendo o movimento de zig zag, do inicio ao fim da placa de petri.
Também foi coletado um micélio de fungo que é retirado individualmente de uma das placas anteriores e colocado no centro de uma nova placa de petri com meio de cultura preparado. Depois desses procedimentos levamos os meios de cultura identificados e isolados com parafilme até a estufa BOD para condição ideal para desenvolvimento.
CONCLUSÃO
Podemos observar como é a estrutura e formação de uma colônia bacteriana e de um fungo. Esse procedimento mostra que diariamente estamos em contato com diversos microrganismos, em grande quantidade e diversidade, e muitas vezes não prestamos atenção. Por tanto se visualizou a grande importância da assepsia em processos microbiológicos.

Continue navegando