A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
ATIVIDADE 1 SEGURANÇA DO TRABALHO

Pré-visualização | Página 1 de 2

Pergunta 1
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), apresentado na NR 9, reforça que qualquer empresa que tenha pelo menos um funcionário regido pela CLT deve preservar a saúde e integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes. Ainda, devem ser consideradas as atividades para a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.
Com base no texto apresentado, segundo o PPRA, é correto afirmar que as ações adotadas devem
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
seguir uma ordem específica de execução, de modo a permitir a eliminação, minimização ou controle dos riscos.
	Resposta Correta:
	 
seguir uma ordem específica de execução, de modo a permitir a eliminação, minimização ou controle dos riscos.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. A execução ordenada das ações possibilita que os riscos sejam eliminados, minimizados ou controlados. Ainda, a compreensão e aplicação desta priorização das ações auxilia na incorporação e aplicação dos quesitos apontadas nas NRs, tornando sua compreensão mais simples.
	
	
	
Pergunta 2
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Texto I
Sabe-se que a segurança do trabalho é uma área do conhecimento que preventivamente identifica os riscos de acidentes ou doenças que possam ser desencadeadas pelas atividades desempenhadas pelos trabalhados. Ainda, tem-se como objetivo a definição de medidas para reduzir, eliminar ou controlar os riscos inerentes.
Texto II
O gerente de uma empresa solicitou que um de seus funcionários fosse transferido para um outro setor da empresa já que estava com o quadro de empregados incompleto. Essa requisição surgiu pelo fato de que, por ser o mais antigo na empresa, sabia de todos os processos para a realização da tarefa, ainda que não tivesse o treinamento específico para exercer tal atividade.
Considerando os textos apresentados, é correto afirmar que o gerente da empresa agiu de maneira
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
irresponsável, pois não pode abusar de sua posição para solicitar que um funcionário se coloque em risco.
	Resposta Correta:
	 
irresponsável, pois não pode abusar de sua posição para solicitar que um funcionário se coloque em risco.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. Independentemente da posição em que se parte uma ordem, não há justificativas para colocar uma pessoa a executar uma atividade sem que ela esteja devidamente preparada para tal, ou seja, que tenha os treinamento específicos para realizar um tipo específico de tarefa, ainda que ela possua muito tempo de experiência dentro da empresa.
	
	
	
Pergunta 3
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	A Norma Regulamentadora 9 (NR 9) – Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) possui como tema principal os riscos ambientais. Assim, ela auxilia na definição de diretrizes para a redução ou eliminação dos riscos ambientais dos processos de trabalho. De acordo com o item 9.1.5 desta norma, os riscos ambientais são classificados em físicos, químicos e biológicos.
Levando em consideração os riscos biológicos, avalie as afirmações a seguir.
I – São exemplos de riscos biológicos: ruídos, vibrações, pressões anormais, temperaturas extremas, entre outros.
II – São considerados como fatores de risco apenas se os trabalhadores forem expostos a eles durante as atividades laborais.
III – São considerados fatores de risco se, em natureza, concentração ou intensidade e tempo de exposição provocarem danos à saúde.
É correto o que se afirma em
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
II e III, apenas.
	Resposta Correta:
	 
II e III, apenas.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. Assim como os fatores físicos e químicos, os fatores biológicos só podem ser considerados de risco se os trabalhadores forem expostos, durante a realização das atividades laborais, em natureza, concentração ou intensidade e tempo capazes de causarem danos à saúde. Ainda, os fatores biológicos caracterizam os riscos por bactérias, fungos, bacilo, parasitas, protozoários, vírus, entre outros.
	
	
	
Pergunta 4
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	A higiene ocupacional foi definida por Fernando Henrique Camargo Jardim (Jardim, 2012) como uma ciência que procura preservar a saúde do trabalhador. A ciência possui como objetivo a redução, eliminação ou controle de riscos a que os trabalhadores são expostos.
Sabendo dessa definição, quais são os três riscos ambientais dos processos de trabalho?
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
Físicos, químicos e biológicos.
	Resposta Correta:
	 
Físicos, químicos e biológicos.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. É importante ressaltar que a higiene ocupacional visa reduzi-los, eliminá-los e controlá-los. Ainda, estes fatores só podem ser considerados de risco se os trabalhadores forem expostos, durante a realização das atividades laborais, em natureza, concentração ou intensidade e tempo capazes de causarem danos à saúde.
	
	
	
Pergunta 5
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	Na primeira metade do século XIX, com a Revolução Industrial, na Inglaterra, tem-se o início de uma das vertentes relacionadas à medicina. Esta especialidade, definida como medicina do trabalho, surgiu devido ao impacto nos processos industrial e econômico causado pelo grande desgaste da força de trabalho, o que poderia torná-los inviáveis. No Brasil, a presença de um médico do trabalho só é obrigatória para os itens descritos no quadro II da NR 4 (BRASIL, 1978b), no entanto, para que os objetivos do setor de saúde e segurança no trabalho sejam cumpridos, foi estabelecido o “Código de Conduta do Médico do Trabalho”.
Com base no código de conduta do médico do trabalho, avalie as afirmativas.
I – A atuação do médico deve ser direcionada, essencialmente, à promoção da saúde dos trabalhadores.
II – O profissional deve atuar de maneira independente, do ponto de vista profissional e moral, com relação ao empregador e ao empregado.
III – O profissional deve realizar o reconhecimento do ambiente e das condições de trabalho dos trabalhadores sob seus cuidados para o desempenho de suas funções e demais atribuições.
É correto o que se afirma em:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
I, II e III.
	Resposta Correta:
	 
I, II e III.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. Dentre as diversas obrigações e deveres dos profissionais da medicina do trabalho, o médico deve sempre estar atento a todos os fatores que podem influenciar no desempenho das atividades realizadas pelos colaboradores de uma empresa. O objetivo desta análise é que os trabalhadores não coloquem a si e os demais trabalhadores em risco.
	
	
	
Pergunta 6
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	São diversas as causas que, direta ou indiretamente, desencadeiam um acidente de trabalho. Estas causas são organizadas, conforme Barsano (2014a), em 3 categorias. Todas estas categorias envolvem situações e condições relacionadas a fatores externos (ambiente), internos (máquinas e equipamentos), comportamentais e de saúde.
Considere uma situação em que um trabalhador, com vasta experiência nas suas atividades, sofreu seu primeiro acidente, após anos de serviço, ao decidir por não utilizar o EPI, equipamento obrigatório, ao operar um equipamento.
Com base nos textos apresentados é correto afirmar que o acidente foi ocasionado por
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	 
um ato inseguro.
	Resposta Correta:
	 
um ato inseguro.
	Feedback da resposta:
	Sua resposta está correta. Apesar da experiência do trabalhador, ele se colocou em uma situação de risco ao decidir por não utilizar o EPI ao realizar sua tarefa. Caso o EPI não estivesse disponível, ele poderia se negar a realizar a tarefa e deveria comunicar seus superiores da situação.
	
	
	
Pergunta 7
0,3 em 0,3 pontos
	
	
	
	A Norma

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.