Prévia do material em texto
História da Educação – PROVA PRESENCIAL UNIFACVEST QUESTÃO 1 (ENADE, 2005) A implementação do projeto político-pedagógico é uma das condições para que se afirme a identidade da escola como espaço necessário à construção do conhecimento e da cidadania. Sabe-se que o currículo é parte integrante desse processo e deve contemplar a formação de identidade cultural. Nessa perspectiva, o currículo deverá ter como diretriz: a) valorizar o enfoque prescritivo e auto-referenciado do conhecimento. b) promover narrativas sobre o outro numa ótica universalista. c) estabelecer pautas de conduta visando à classificação de identidades. d) privilegiar os processos de subjetivação coletiva e o saber sistematizado. e) organizar conteúdos, disciplinas, métodos, experiências e objetivos. QUESTÃO 2 Johann F. Herbart (1776-1841) foi um importante teórico conservador da educação. Quais eram os princípios fundamentais sobre os quais era assentada a teoria de Herbart? a) Governo, preleção e disciplina. b) Direção, repetição e resultados. c) Governo, instrução e disciplina. d) Organização pedagógica, preleção e disciplina. e) Direção, repetição e disciplina. QUESTÃO 3 A grande exceção à educação grega mais comum, regida pelos princípiosda paideia, os jovens espartanos vivenciavam uma forma diferenciada deaprendizado. Marque a alternativa que melhor explica a configuração desteaprendizado. a) Os jovens eram educados na agoge, na qual os ensinamentos mais valorizados eram osreferentes à música e ao comércio. b) Era um sistema que coordenava o aprendizado de técnicas militares e musicais, formandopara a organização de um exército bem coordenado c)Os jovens eram educados na agoge, na qual valorizavam-se os ensinamentos militares emdetrimento de outras formas de conhecimento. d) Assemelhava-se ao aprendizado ateniense, sendo ministrado por filósofos pagos pelos paisdo educando. e) O sistema educacional espartano era privado, como a maioria dos sistemas gregos, e era conhecido como agoge. QUESTÃO 4 A questão da cidadania, categoria histórica e de importância fundamental como princípio educativo, alargou seus horizontes de atuação nos anos 80, ao incorporar a problemática dos direitos coletivos e não apenas individuais. (GOHN, Maria da Glória. Movimentos sociais e educação. São Paulo: Cortez, 2001, p. 112). Essa afirmação pressupõe que a educação tem como um dos seus objetivos: a)construir e aprimorar canais de representação para a garantia do direito ao voto. b) privilegiar ações corporativas segundo o interesse dos grupos envolvidos. c) implantar linhas e diretrizes no interior dos movimentos sociais. d) propiciar movimentos educacionais para a manutenção da ordem vigente. e) alterar modos de agir, concepções e representações na sociedade civil e política. QUESTÃO 5 O Renascimento marca um estágio de efervescência muito interessante para a educação.O que caracterizou o renascimento? a)a busca por compreender, de forma quase antropológica, as culturas não europeias. b) a necessidade de ser desenvolver uma educação pragmática, voltada estritamente para as ciências matemáticas. c) um interesse renovado no período clássico e nas viagens marítimas, bem como uma ampliação do comercio. d) o surgimento de uma civilização completamente laica, sem interesse na religião e voltada para o aprendizado estritamente científico. e) um interesse pelos valores medievais, em nome da moralizaçãoproveniente da religião. QUESTÃO 6 Oque é subsidio literário? a)um financiamento destinado por Pombal à construção de colégios no modelo jesuíta. b) um imposto sobre os livros didáticos publicados na colônia. c) um tributo pago pelos professores, a fim de manter as escolas funcionando. d) um financiamento oferecido pelo rei aos professores portugueses que se dispunham a lecionar nas colônias. e) um imposto destinado a prover recurso para remunerar professores e manter as aulas régias. QUESTÃO 7 (ENADE,2005) “Entre o mestre e o aluno se estabelece uma relação de vontade a vontade: relação de dominação do mestre, que tivera por conseqüência uma relação inteiramente livre da inteligência do aluno com aquela do livro – inteligência do livro que era, também, a coisa comum, o laço intelectual igualitário entre o mestre e o aluno. Esse dispositivo permitia destrinchar as categorias misturadas do ato pedagógico e definir exatamente o embrutecimento explicador. Há embrutecimento quando uma inteligência é subordinada a outra inteligência. [...] Chamar-se-á emancipação à diferença conhecida e mantida entre as duas relações, o ato de uma inteligência que não obedece senão a ela mesma, ainda que a vontade obedeça a uma outra vontade.” (RANCIÈRE, Jacques. O mestre ignorante. Belo Horizonte: Autêntica, 2002, p. 31-32) A partir desse texto, pode-se concluir que: a)uma inteligência emancipada só obedece a si própria. b) os alunos se emancipam coletivamente. c) a explicação está a serviço da emancipação. d) o mestre emancipa os alunos. e) a escola é um espaço de manifestação plena da vontade. QUESTÃO 8 Quais foram as influências estrangeirasmais cruciais para a emergência do pensamento dos pioneiros da educação nova? a) o pensamento conservador de Johann Friedrich Herbart. b) o pensamento de Jan Amos Comênio c) o Ensino Monitorial, ou Método Lancaster, oriundo da Inglaterra. d) a Escola Nova e pensadores como John Dewey. e) os estudos behavioristas de Ivan Pavlov. QUESTÃO 9 (Enade – 2005) Após o Golpe de 1964, desencadeou-se uma dura repressão que atingiu, implacavelmente, a educação brasileira. Durante o Governo Costa e Silva, foi aprovada e sancionada a Reforma Universitária, Lei 5540, de 28 de novembro de 1968, que atuou no sentido de: I - promover a liberdade de ensino com a concentração das decisões nas mãos dos reitores; II - institucionalizar o vestibular, idêntico em seu conteúdo para todos os cursos e áreas de conhecimento e unificado em sua execução; III - extinguir as atividades de pesquisa, com a desarticulação do sistema de pós-graduação, em especial, nas universidades públicas; IV - assegurar o controle do ensino superior brasileiro pela política do regime. a) I e IV b) II e IV c) I e III d) III e IV e) II e III QUESTÃO 10 (ENADE 2005)Uma teoria pedagógica é um conjunto de saberes sobre as questões principais da Pedagogia: Para que educar? O que significa ensinar e aprender? Como fazê-lo? Uma teoria pedagógica crítica se caracteriza pela: a) problematização dos pressupostos filosóficos e sociopolíticos do fazer pedagógico. b)instrumentalização eficiente do ensinar e do aprender. c) rejeição aos métodos didáticos que simplificam a capacidade de alunos e de professores. d)visão pessimista da escola e do papel sociocultural que ela desempenha na sociedade. e) aceitação de diferentes propostas sobre o significado do ensinar e do aprender. QUESTÃO 11 Na colonização da América, a atuação dos jesuítas desempenhou um papeldecisivo. Atuavam como uma "milícia" católica, porque: a ) Seus membros utilizavam fardas militares em vez de hábitos eclesiásticos. b ) Suas palavras eram "como as espadas e lanças dos guerreiros". c ) Andavam armados para garantir sua segurança no território colonial. d ) Organizavam-se em regimentos e possuíam uma cadeia de comando semelhante à de umamilícia. e )Eram utilizados como uma poderosa arma para catequizar e adequar a cultura dos nativos aoprojeto de administração colonial. QUESTÃO 12 As Leis Orgânicas do Ensino constituíram o núcleo da reforma educacional do Ministro Gustavo Capanema. Sobre os efeitos da reforma para a organização da seriação escolar, marque a alternativa correta. a ) O ensino primário passou a ser dividido em colegial, científico e clássico. b ) O ensino básico passou a ser dividido, respectivamente, em secundário, colegial e científico. c ) O ensino básico passou a ser dividido, respectivamente, em primário, secundário e clássico. d ) O ensino básico passou a ser divididoem primário, ginásio e colegial, o qual poderia ser ofertado em formato clássico ou científico. e ) O ensino secundário passou a ser dividido em colegial, científico e padrão.