Buscar

avaliando aprendizado organizaçoes de politicas na saude

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201911317249)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Entre os dias 10 e 16 de novembro de 1904, no Rio de Janeiro, ocorreram vários conflitos urbanos violentos entre populares e forças do governo (policiais e militares). Esse evento ficou conhecido como:
		
	
	Revolta pela Urbana pela Saúde
	
	Descobertas de Carlos Chagas
	 
	Revolta da Vacina
	
	Expedições dos irmãos Villa-Lobos
	
	Greves operárias do início do século
	Respondido em 16/09/2019 09:21:46
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201911267435)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A respeito dos Determinantes Sociais da Saúde (DSS), assinale a alternativa correta:
		
	
	Os DSS não são promotores de iniquidade.
	 
	Os DSS envolvem as condições de vida e de trabalho das pessoas.
	
	O encontro do agente etiológico e do suscetível no meio ambiente é o fator determinante dos DSS e explica todos os casos de doenças não transmissíveis na sociedade.
	
	Os DSS são exclusivamente ligados ao setor da saúde.
	
	Os DSS levam em consideração, exclusivamente, o enfoque médico-biológico do processo de saúde e doença.
	Respondido em 16/09/2019 09:23:20
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201911009986)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A Carta de Ottawa definiu o conceito de promoção à saúde, e apontou os múltiplos determinantes da saúde, em consonância com definição da Organização Mundial de Saúde que define saúde como:
		
	
	um estado de completo bem estar físico, espiritual e social e também a ausência de doença ou enfermidade
	 
	um estado de completo bem estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade
	
	um estado de completo bem estar físico, mental, ambiental e a ausência de doenças crônicas
	
	um bem-estar físico, que não transcende a ideia de formas sadias de vida na direção de um bem-estar coletivo
	
	uma dimensão psíquica, social e comportamental da atual, não está relacionada ao ambiente em que se vive
	Respondido em 16/09/2019 09:25:21
	
Compare com a sua resposta: A Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (HumanizaSUS) reconhece que estados, municípios e serviços de saúde estão implantando práticas de humanização nas ações de atenção e gestão, com bons resultados, o que contribui para a legitimação do SUS como política pública. Saúde no cotidiano das práticas de atenção e de gestão, assim como de estimular trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde e a produção de sujeitos. Queremos um SUS humanizado, comprometido com a defesa da vida e fortalecido em seu processo de pactuação democrática e coletiva. A humanização do SUS compreende: - Valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores; - Fomento da autonomia e do protagonismo desses sujeitos e dos coletivos; - Aumento do grau de co-responsabilidade na produção de saúde e de sujeitos; - Estabelecimento de vínculos solidários e de participação coletiva no processo de gestão; - Mapeamento e interação com as demandas sociais, coletivas e subjetivas de saúde; - Defesa de um SUS que reconhece a diversidade do povo brasileiro e a todos oferece a mesma atenção à saúde, sem distinção de idade, etnia, origem, gênero e orientação sexual; - Mudança nos modelos de atenção e gestão em sua indissociabilidade, tendo como foco as necessidades dos cidadãos, a produção de saúde e o próprio processo de trabalho em saúde, valorizando os trabalhadores e as relações sociais no trabalho; - Proposta de um trabalho coletivo para que o SUS seja mais acolhedor, mais ágil e mais resolutivo; - Compromisso com a qualificação da ambiência, melhorando as condições de trabalho e de atendimento; - Compromisso com a articulação dos processos de formação com os serviços e práticas de saúde; - Luta por um SUS mais humano, construído com a participação de todos e comprometido com a qualidade dos seus serviços e com a saúde integral para todos e para qualquer um Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado, em 1988, pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros. Além de oferecer consultas, exames e internações, o Sistema também promove campanhas de vacinação e ações de prevenção e de vigilância sanitária ¿ como fiscalização de alimentos e registro de medicamentos ¿, atingindo, assim, a vida de cada um dos brasileiros.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201911010022)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	As Conferências Internacionais de Saúde estabelecem  metas e planos de ação para promoção da saúde da população. Qual Conferência que ocorreu no ano de 2000 que discutiu a promoção da saúde em busca de maior equidade?
		
	
	Declaração de Alma Ata
	
	Declaração de Jakarta
	
	Declaração de Adelaide
	 
	Declaração do México
	
	Declaração de Sundsval
	Respondido em 16/09/2019 09:26:08
	
Compare com a sua resposta: Melhorar a qualidade da assistência à saúde prestada a toda população.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201911293616)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Sobre a teoria dos miasmas é correto afirmar:
		
	
	Ainda nos dias atuais as doenças são produzidas com base nessa teoria.
	
	A teoria dos miasmas foi desenvolvida pelo cientista francês Louis Pasteur que veio revolucionar para o avanço da microbiologia.
	
	A paz e lazer são determinantes sociais pautadas neste teoria.
	
	A teoria dos miasmas foi desenvolvida pelo médico sanitarista Dr. Oswaldo Cruz após a revota da vacina.
	 
	De acordo com essa teoria as doenças teriam suas origens a partir da putrefação da matéria orgânica nos solos e lençóis freáticos.
	
	1a Questão (Ref.:201911292158)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Dentre as alternativas abaixo, marque a INCORRETA.
		
	 
	Autonomia relativa do Estado nas políticas públicas se refere à limitação de seu poder no tocante à formulação, execução e avaliação das políticas públicas, devendo existir a participação de outros atores, por exemplo, movimentos sociais, profissionais e usuários.
	
	A Organização Mundial de Saúde (OMS) define saúde não apenas como a ausência de doença, mas como a situação de perfeito bem-estar físico, mental e social.
	 
	O Sistema Único de Saúde (SUS), criado pela Lei nº 8080/1990, consiste na organização e funcionamento de um conjunto de ações e serviços de promoção, proteção e recuperação da saúde. Tem como princípios a universalidade e a desigualdade do acesso, entre outros. 
	
	O Sistema de Seguridade Social, expresso no artigo nº 194 da Constituição Federal de 1988, consiste num conjunto de ações dos poderes públicos e da sociedade destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, previdência e assistência social.
	
	A atenção básica ou atenção primária é conhecida como a ¿porta de entrada¿ dos usuários nos sistemas de saúde. Seu foco é a prevenção e promoção da saúde, além de direcionar os casos mais graves para níveis de assistência à saúde de maior complexidade. 
	Respondido em 25/09/2019 10:21:13
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201911262629)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Dona Maria saiu de Minas Gerais e foi visitar sua filha que mora em Santa Catarina, sul do Brasil. Duas semanas após sua chegada, dona Maria sentiu fortes dores abdominais e precisou ser encaminhada à Unidade de Pronto Atendimento pois desmaiou de dor. Ao ser atendida, a equipe percebeu que se tratava de um caso sério e que dona Maria precisaria permanecer internada para exames complexos. Mesmo sendo residente em MG, dona Maria recebeu todo suporte do SUS em Santa Catarina. 
O texto acima refere-se a qual(is) princípios/diretrizes do Sistema Único de Saúde brasileiro?
		
	
	Equidade.
	 
	Universalidade.
	
	Conceito ampliado de saúde.Direito à informação.
	
	Dever do profissional de prestar atendimento humanizado.
	Respondido em 25/09/2019 10:22:56
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201911009953)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	O documento que será revisado anualmente com base nas necessidades de saúde da população e baseado nos princípios do sistema único de saúde e tem como objetivo o enfrentamento e superação das dificuldades e o avanço para consolidação do Sistema Único de Saúde é:
		
	 
	PACTO PELA VIDA
	
	PACTO PELO SUS
	
	PLANO DIRETOR REGIONAL
	
	PLANO REGIONAL DE SAÚDE
	
	PACTO INTERGETORES
	Respondido em 25/09/2019 10:23:42
	
Compare com a sua resposta: A Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS (HumanizaSUS) reconhece que estados, municípios e serviços de saúde estão implantando práticas de humanização nas ações de atenção e gestão, com bons resultados, o que contribui para a legitimação do SUS como política pública. Saúde no cotidiano das práticas de atenção e de gestão, assim como de estimular trocas solidárias entre gestores, trabalhadores e usuários para a produção de saúde e a produção de sujeitos. Queremos um SUS humanizado, comprometido com a defesa da vida e fortalecido em seu processo de pactuação democrática e coletiva. A humanização do SUS compreende: - Valorização dos diferentes sujeitos implicados no processo de produção de saúde: usuários, trabalhadores e gestores; - Fomento da autonomia e do protagonismo desses sujeitos e dos coletivos; - Aumento do grau de co-responsabilidade na produção de saúde e de sujeitos; - Estabelecimento de vínculos solidários e de participação coletiva no processo de gestão; - Mapeamento e interação com as demandas sociais, coletivas e subjetivas de saúde; - Defesa de um SUS que reconhece a diversidade do povo brasileiro e a todos oferece a mesma atenção à saúde, sem distinção de idade, etnia, origem, gênero e orientação sexual; - Mudança nos modelos de atenção e gestão em sua indissociabilidade, tendo como foco as necessidades dos cidadãos, a produção de saúde e o próprio processo de trabalho em saúde, valorizando os trabalhadores e as relações sociais no trabalho; - Proposta de um trabalho coletivo para que o SUS seja mais acolhedor, mais ágil e mais resolutivo; - Compromisso com a qualificação da ambiência, melhorando as condições de trabalho e de atendimento; - Compromisso com a articulação dos processos de formação com os serviços e práticas de saúde; - Luta por um SUS mais humano, construído com a participação de todos e comprometido com a qualidade dos seus serviços e com a saúde integral para todos e para qualquer um Amparado por um conceito ampliado de saúde, o SUS foi criado, em 1988, pela Constituição Federal Brasileira, para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de brasileiros. Além de oferecer consultas, exames e internações, o Sistema também promove campanhas de vacinação e ações de prevenção e de vigilância sanitária ¿ como fiscalização de alimentos e registro de medicamentos ¿, atingindo, assim, a vida de cada um dos brasileiros.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201911296665)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca da Lei nº 8.080/1990, art. 1º, esta lei regula, _________________________, as ações e serviços de saúde, executados isolada ou conjuntamente, em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito Público ou privado.
 
		
	
	em todo o território municipal e estadual
	
	em todo o território municipal
	 
	em todo o território nacional
	
	em todo o território internacional
	
	em todo o território estadual
	Respondido em 25/09/2019 10:24:31
	
Compare com a sua resposta:
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201911295071)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Acerca da organização administrativa e operacional do Sistema Único de Saúde, assinale a alternativa correta
		
	
	É competência exclusiva da União elaborar normas técnico-científicas de promoção, proteção e recuperação da saúde básica.
	 
	O processo de planejamento e orçamento do SUS será ascendente, municipal, estadual e federal.
	
	Caberá aos Estados, com seus recursos próprios, financiar o Subsistema de Atenção à Saúde Indígena.
	
	As receitas geradas no âmbito do Sistema Único de Saúde serão creditadas em contas gerais, movimentadas junto dos recursos livres na esfera de poder onde forem arrecadadas.
	
	À direção municipal do SUS, compete definir e coordenar os sistemas de redes integradas de assistência de alta complexidade.

Continue navegando