Buscar

AD1 -Turismo e Sociedade-TGT


Continue navegando


Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro 
AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1 PERÍODO - 2019/2º
 DISCIPLINA: TURISMO E SOCIEDADE 
Coordenadoras: Andreia Pereira de Macêdo e Celina Angélica Lisboa Valente Carlos 
Aluno (a): Leonardo Nogueira da Silva Matrícula: 19217130133
QUESTÃO ÚNICA – AULAS DE 1 A 5
 1) A Sociologia, através de seus conceitos, teorias e métodos, oferece uma relevante contribuição para o estudo do turismo como fenômeno social e análise dos impactos ocasionados pela atividade turística nas sociedades receptoras. Considerando tal afirmativa, responda os dois tópicos a seguir. 
a) Apresente os principais conceitos elaborados pelos teóricos fundadores dessa disciplina (Émile Durkheim, Max Weber e Karl Marx) que contribuem para a compreensão do turismo como um fenômeno que envolve indivíduos, relações e dinâmicas sociais. (Valor: 5,0 pontos). b) Destaque um aspecto característico da atividade turística que pode analisado com base nos conceitos apresentados acima, reconhecendo que o fenômeno do turismo suscita a reflexão sociológica. (Valor: 5,0 pontos). Obs.: a resposta em cada tópico deve ter no mínimo 15 linhas.
	
a) Uma das teorias propostas por Émile Durkhein, o fato social; cada pessoa é influenciada por padrões que a sociedade impõe. Isso para ele demonstra que cada ser humano é envolvido ou influenciado na sua maneira de sentir, agir e até mesmo pensar pela sociedade, o levando a se encaixar aos padrões impostos, caso contrario sofrendo punições.
Uma sociedade mais justa e equilibrada era o sonho de Karl Marx, que via o capitalismo como uma grande injustiça social. Marx pendia por uma sociedade mais igualitária, o socialismo para ele era a forma mais igualitária de governo. Para Marx a “natureza do capital é a mesma, não importa o grau de desenvolvimento das forças”. Nesse contexto, o capital é a força que impulsiona a produção e reprodução do próprio capital. Ele também afirmou que o capital não é, portanto um poder pessoal e sim social.
Max Weber focou seus estudos na Ação social, sua sociologia ficou conhecida como Sociologia Compreensiva, pois o alvo não era as entidades coletivas, grupos ou instituições, mas sim na ação social de cada individuo com o outro. Suas analises não eram psicológicas, mas sim como cada individuo influenciava e era influenciado nas formações sociais. A ação social é aquela que é direcionada ao outro. Para a analise do objeto da sociologia é preciso construir tipos de ideais, que não existem, mas norteiam a analise, e Weber elaborou alguns tipos de ações sociais, como a racional, a de valores éticos, religiosos, políticos ; as afetivas e a tradicional.
b) Um aspecto que podemos analisar, foi a descoberta da Bacia de Campos fundada em 1977, que transformou a economia dos municípios banhados pela bacia. A bacia vai do Centro-Norte do estado do Rio de Janeiro ao sul do Estado do Espirito Santo. Podemos citar a cidade de Macaé, que era uma cidade pacata e conhecida como a Princesinha do Atlantico e teve que receber centenas de pessoas, sem infraestrutura e hospedaria nenhuma. A cidade que tinha 60 mil habitantes nos anos 70, teve sua população multiplicada quase cinco vezes mais em 40 anos. E de Princesinha, passou a ser chamada de Capital Nacional do Petróleo. Com toda mudança em uma cidade, por causa da descoberta do Petróleo, podemos analisar esse fenômeno turístico que se tornou a Bacia de Campos e em especial a cidade de Macaé, que para muitos era desconhecida. Muitas pessoas que estavam desempregadas ou na esperança de uma vida melhor, influenciadas por essas informações, viram em Macaé a “cidade oportunidade”, ao ponto de abandonarem suas famílias, suas cidades e até estados. Mas chegando à cidade, viram que precisavam se qualificar, sendo obrigados a realizarem cursos e a se adequar aos padrões impostos. E por muitos não conseguirem, se qualificar e não terem as condições impostas pela sociedade e pelas empresas, muitas não conseguindo voltar para seus locais de origem, formaram as comunidades hoje existentes na cidade, que não tinha a infraestrutura necessária, assim ficando nas ruas, forçando o poder público a tomar atitudes para acolher essas pessoas abandonadas pela sociedade. E com o número crescente de pessoas, surgiram também os grandes hotéis, pousadas e empresas, toda cidade teve que forçadamente se adequar ao novo momento que estava vivendo, mas muita desigualdade foi se formando, onde nasciam bairros para classe alta e comunidades enormes para os excluídos. Os costumes dos moradores antigos e muitas tradições foram se perdendo, hábitos de uma cidade pacata, foram dando lugar a uma cidade com diversos problemas sociais, inclusive o tráfico de drogas. Nesses aspectos e outros que não citei, podemos reconhecer como o fenômeno do turismo necessita de uma reflexão sociológica, pois toda uma sociedade de uma cidade foi transformada, por situações, ações sociais, relações e valores.
Precisamos destacar que a atividade turística, dependendo de como ela for pensada, planejada, implantada, poderá ter impactos positivos ou negativos, para mais ou para menos cada. O grande problema é que, na realidade brasileira, a tendência é mais para os negativos, apesar de muitos esforços com vistas a uma reversão ou amenização do quadro, por isso a reflexão sociológica se faz necessária.
Referências :
 FALCÃO, Marcius Tulius Soares – Sociologia do Turismo- 
ARON, Raymond, As etapas do pensamento sociológico. São Paulo: Martins Fontes; Brasília: Editora da UNB, 1982.
CASTRO, Celso Antônio Pinheiro de. Sociologia Aplicada ao Turismo. São Paulo: Atlas, 2002. 
TAVEIRA, Marcelo da Silva. Turismo em analise-
G1- Bacia de Campos 40 anos de historia