Buscar

Lazer turístico aula 14

Prévia do material em texto

Lazer turístico
Surgimento do Lazer Turístico
Diferença entre Lazer Turístico e Recreação Turística
Turismo Social
Aumento da procura por lazer turístico
A partir de 1950 houve maior procura por lazer turístico motivado por barateamento dos transportes e conquista do tempo livre.
Após Segunda Guerra Mundial, com a obrigatoriedade das férias e com implementação de programas de turismo social por sindicatos, empresas e alguns governos, aumentou significativamente a procura por lazer turístico.
Este processo foi chamado por estudiosos de “Turismo de Massa”.
Fatores que contribuem para crescimento do Turismo de Massa:
Surgimento das agências de turismo – empresas que controlam a demanda turística;
Crescimento econômico dos países capitalistas;
Modernização dos meios de transporte e maior acesso a classes mais pobres – principalmente avião e automóvel;
Férias remuneradas
Maior qualidade de vida dos idosos e aposentadoria;
Investimentos em infra-estrutura.
Transportes turísticos ao longo da História
Transporte ferroviário – Grandes cidades nasceram à beira da linha férrea. Atualmente, composições e linhas férreas servem de atrativo turístico, seja para visitação de antigas instalações seja para viagens a alta velocidade, através dos TGV (trens de grande velocidade). Alcançando velocidade de 250 km/h, esses trens cortam cidades na Europa e EUA.
Transporte hidroviário – Desde o século XVIII até 1940 os barcos eram o principal meio de transporte de pessoas e cobriam grandes distâncias litorâneas e travessias oceânicas. Com a concorrência dos aviões modernos, as embarcações passaram a ser mais utilizadas para transporte de carga e cruzeiros marítimos.
Transporte rodoviário: Houve grande evolução automobilística no século XX, impulsionada pela otimização da produção de carros em série por Henry Ford. Mas o primeiro veículo de transporte rodoviário de passageiros – o ônibus a vapor – foi criado pelo engenheiro Church em 1833.
Transporte aéreo: Se tornou a principal forma de deslocamento nas viagens turísticas das classes médias e ricas a partir do século XX. Com alguns programas de incentivo de governo, as classes operárias passaram a ter mais acesso a esse meio de transporte.
Lazer turístico como objeto de estudo
O panorama de mudanças sociais relacionadas ao lazer provocou interesse de muitos pesquisadores que passaram a estudar esses processos na Sociologia do Trabalho.
A partir de 1960, pesquisadores ligados à área de Desenvolvimento Social também foram atraídos para estudar o lazer turístico. Houve então o surgimento de correntes de pensamento associando o Turismo a desenvolvimento econômico das sociedades e prosperidade, o que provocou muitas vezes a negligência das operadoras e agências de turismo com relação a estudo dos impactos sociais do Turismo. 
A partir dos anos 1970 muitos antropólogos começaram a destacar pontos negativos do Turismo para as comunidades receptoras. Um dos principais fatores negativos associados ao Turismo nessas comunidades era a dependência econômica cada vez maior delas em relação aos países emissores. 
A alternativa para conter esses resultados negativos será sempre o estudo sociológico dos grupos sociais a serem visitados e o respeito à cultura local.
Mas como diferenciar o lazer turístico de outros tipos de lazer?
São seis os tipos de lazer identificados por pesquisadores nos dias atuais:
Lazer contemplativo: Atividades ou conteúdos onde há a apreciação do belo na natureza, artes ou outros artefatos de produção humana. Este tipo de lazer é útil para ressaltar a importância da preservação da Natureza.
Lazer recreativo: Proporciona terapia ocupacional para as pessoas. Playgrounds para crianças, praças para adultos.
Lazer cultural: Atividades ou conteúdos que envolvem a cultura de alguma forma, seja para apresentação, ensinamento ou aprendizagem. Ocorre em teatros, museus, etc.
Lazer esportivo: Atividades ou conteúdos de lazer que visam aquisição de benefícios à saúde mental e física dos usuários. Ocorre em campos de futebol, quadras, piscinas,etc.
Lazer aquisitivo: Atividades ou conteúdos que prevêem aquisição de objetos para uso pessoal ou doméstico. Ocorre em lojas de artesanato, shoppings, lanchonetes, etc.
Lazer turístico: Atividades ou conteúdos de lazer realizados com deslocamento e utilização de equipamentos típicos da atividade turística: hotéis, pousadas, etc.
Definições de lazer turístico
Camargo (1998) define lazer turístico como aquele que tem conteúdo ou atividades relacionadas ao turismo. A autora explica que as viagens turísticas são manifestações do lazer, pois algumas de suas propriedades (escolha pessoal, liberação e prazer) estão presentes nesse conteúdo ou atividade.
Recreação turística
São as atividades realizadas com intenção de recreação e satisfação imediata com aqueles indivíduos que já estão realizando o lazer turístico. Exemplo: Brincadeira de mímica no ônibus durante trajeto de viagem.
O uso da recreação como preenchimento do tempo das pessoas que já estão em lazer turístico não deve ser menosprezado pelos agentes turísticos pois ele aumenta a interação entre os indivíduos e diminui a sensação de monotonia. 
Turismo social
A partir do século XIX, alguns estados estabeleceram o direito a férias para seus funcionários e a classe dos servidores públicos foi a primeira a desfrutar desse direito, mesmo tendo seus dias de trabalho descontados.
Com as lutas trabalhistas do século XX, houve a conquista das férias remuneradas e com isso o aumento do tempo livre e procura por lazer. No entanto, muitos não possuíam recursos para arcar com deslocamentos. Foi aí que começaram a surgir ações de empresas, sindicatos e ordens religiosas com objetivo de criar alternativas de lazer para o período de férias desses trabalhadores. Surgiram as colônias de férias.
No período entre guerras surgiram na Europa organizações vinculadas aos sindicatos que buscavam organizar o tempo livre dos trabalhadores e oferecer um quadro de atividades para ocupar o tempo livre das férias.
A ABRASTUR era uma dessas organizações que representavam a categoria de empresas turísticas no Conselho Nacional de Turismo. De acordo com definição da ABRASTUR: 
“ O lazer é instrumento de promoção social que serve para auxiliar na reposição de forças físicas e relaxamento mental”.
Como exemplos de iniciativas do governo e empresas para incentivar o lazer turístico para pessoas de baixa renda estão o “Albergue da Juventude”, o programa Viaja Mais, implementado pelo governo Lula e as iniciativas do Sesc e Senai. 
No dia 7 de junho de 1963, foi criado o Bureau International du Tourisme Social (BITS), cuja missão era promover mecanismos de acesso e inclusão de grupos sociais desfavorecidos na prática turística por meio do Turismo Social.
Para o BITS, o Turismo Social é:
“Conjunto de relações e fenômenos resultantes da participação que se torna possível ou facilitada por medidas de caráter social bem definidas, mas que implicam o predomínio da idéia de serviço e não lucro”.
No Congresso de Turismo feito em Viena em 1959, definiu-se Turismo Social como:
“Turismo Social é aquele praticado por grupos de baixa renda, que não poderiam pagar as custas desse lazer em uma intervenção social, isto é, sem assistência de uma associação à qual o indivíduo pertence”.
Elementos do Turismo Social
O Turismo Social sempre vai envolver dois elementos:
1- Idéia de meios limitados com que conta o indivíduo;
2- Subsidiado pelo Estado ou por autoridades locais, empregadores, sindicatos, clubes ou outras associações às quais o trabalhador pertence.

Continue navegando