Logo Passei Direto
Buscar

Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Educação Popular

User badge image
Jesus Vagner

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

A educação popular tem como princípio:
a. A participação popular e a solidariedade rumo à construção de um projeto político de sociedade mais justa, mais humana e mais fraterna.
b. A participação de políticos e da população que necessita de um processo de inclusão para uma sociedade mais justa, mais humana e mais fraterna.
c. A participação popular e a solidariedade rumo à construção de um projeto político de sociedade mais justa, mais humana e mais fraterna.
d. Homogeneizar todos os alunos permitindo um projeto político de uma sociedade mais justa, mais humana e mais fraterna.
e. A participação popular e militar rumo à construção de um projeto político de sociedade mais justa.

Considerando que a educação popular tem como princípio norteador a preparação dialógica do indivíduo, por isso pode-se afirmar que o alimento da educação popular é o trabalho de base, que:
a. Se alimenta pela proposta pedagógica da educação popular no fazer cotidiano junto aos grupos organizados e não organizados.
b. Se alimenta pela proposta pedagógica da educação popular no fazer cotidiano junto aos grupos organizados e não organizados.
c. Se alimenta somente das decisões propostas pelos movimentos estudantis ligados a educação popular.
d. Se alimenta das decisões do grupo gestor da escola junto aos professores.
e. Se alimenta pelas LDBs em vigor numa decisão centralizadora da proposta pedagógica para educação popular.

Ao analisarmos o período entre a década de 60 e 70 verifica-se como um momento de compreensão e de renovação pedagógica do processo educacional no Brasil. Muitos grupos sociais tiveram iniciativas pedagógicas baseadas na perspectiva e no ideário da Educação Popular, cujo nome mais evidente e reconhecido pelas experiências educativas é do educador Paulo Freire.
Analise o paradigma da Educação Popular proposto e considere as afirmativas abaixo:
I -A Educação Popular é uma concepção que esteve presente nas primeiras experiências de Paulo Freire realizadas em Recife.
II- O Ideário e concepção teórica Educação Popular surge associado a experiências de movimentos sociais populares por fora do sistema escolar.
III- A Educação Popular é uma concepção pedagógica que tem, atualmente, forte presença em iniciativas com jovens e adultos não apenas na área de alfabetização, como também junto a experiências de organização sindical, de associações comunitárias, de grupos minoritários e de empreendimentos de economia solidária.
IV- O educador Paulo Freire não deixou um acervo suficiente para alavancar mais pesquisas nessa área da educação.
I,II e III.
I, II e IV.
I,II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.

Considere como foco principal o fato da educação popular ser um processo coletivo de elaboração do conhecimento e que desenvolve, junto a educadores, a capacidade de ler criticamente a realidade para transformá-la e que a apropriação crítica dos fenômenos da vida em sociedade.
Nesse sentido, podemos considerar que a formação sócio-histórica da educação popular:
a. O Movimento de Cultura Popular (MCP), em Recife, com forte influência socialista e cristã; o Movimento de Educação de Base (MEB), criado pela conferência nacional de Bispos do Brasil com o apoio da presidência, fortalecendo o papel da Igreja Católica; o Centro Popular de Cultura (CPC), criado pela UNE em 1961, utilizando a música, o teatro e o cinema popular como espaço de formação política; e campanhas como “De pé no chão também se aprende a ler”, que tiveram como objetivo a alfabetização de crianças e adultos das classes populares.
b. Foi criado em um momento de desarticulação dos compromissos políticos assumidos com movimentos sociais populares que considerou como movimentos de classe os que têm por objetivo a condução da transformação da sociedade a partir do lugar político popular.
c. Como toda educação a educação popular não pode ser considerada como política, conforme afirma Paulo Freire (2001), ela não é neutra, pois necessariamente implica princípios e valores que configuram certa visão de mundo e de sociedade – motivo pelo qual existem muitas concepções e práticas de educação.
d. Movimentos populares considerados no sentido de abertura homogeneidade de grupos humanos e frentes de lutas “populares”, a saber: trabalhadores urbanos, subempregados, desempregados, sem-teto, trabalhadores rurais em suas diferentes categorias.
e. As experiências de educação popular após estudos e reflexões passam a ter um caráter maior de organização apenas pedagógica a fim de conscientizar e contribuir na organização popular.

A partir do final da década de 40, muitos grupos na sociedade começaram a questionar de fato o que se constituía como educação de base para as classes populares. Mais especificamente no final da década de 1950, inicia-se o período de mobilizações em favor da educação popular, principalmente tinham como objetivo mudar a visão preconceituosa em relação aos analfabetos.
Dentre os fatores que alavancaram o crescimento da educação popular, pode-se citar:
a. Uma concepção teórica que norteia a educação popular e defende uma elaboração teórica baseada na realidade do povo e um resgate da sua cultura e das suas relações sociais e de trabalho, na sua capacidade dialógica.
b. Uma concepção teórica que considera a educação popular desnecessária. Pois todo processo educacional pressupõe igualdade de direitos, culturas e de relações sociais.
c. Uma concepção teórica a favor das ideias burguesas, pois os princípios que norteiam a educação popular defendem que a elaboração teórica não pode ser baseada na realidade do povo.
d. Uma concepção teórica que norteia a educação popular e defende uma elaboração teórica baseada na realidade do povo e um resgate da sua cultura e das suas relações sociais e de trabalho, na sua capacidade dialógica.
e. Uma concepção teórica que norteia a educação popular pelas proposições apresentadas pelo sistema educacional vigente e que preocupam-se com a homogeneização de saberes, culturas e relações sociais.

Dentre todos os escritos, vivências educativas e livros de Paulo Freire, um deles se destaca por fazer referência claramente à importância de se criar uma educação popular que reconheça os saberes trazidos pelo aluno à escola formal.
Dentre um dos livros de Paulo Freire mais relevantes e citados em nosso livro texto, encontra-se o livro:
a. Pedagogia do Oprimido;
b. Pedagogia Formal;
c. Pedagogia do Oprimido;
d. Pedagogia e Democracia;
e. Pedagogia da Autonomia;

A educação popular é uma ferramenta mais que necessária para que seus princípios, como o da amorosidade e do respeito aos diferentes saberes, adentrem:
a. Os espaços das escolas públicas, dos hospitais, universidades e faculdades.
b. Os espaços das escolas públicas, dos hospitais, universidades e faculdades.
c. As câmaras de vereadores, escolas e grêmios estudantis.
d. Áreas de lazer, escolas e hospitais.
e. Escolas públicas e privadas, hospitais e grêmios estudantis.

Após toda a perspectiva teórica da educação popular ser analisada é possível compreender a educação popular e a cultura como importantes instrumentos de:
a. Transformação social;
b. Mobilização política;
c. Gerenciamento escolar;
d. Transformação social;
e. Cooperação entre Estado e população;

Aponte as características necessárias que o professor deve apresentar em sua metodologia usada na educação popular:
a. Reconhecer o potencial dialógico dos indivíduos envolvidos no processo de produção do conhecimento, diálogo produtivo para estimular a capacidade de criação e participação, reciprocidade pedagógica em que o educador facilita a aprendizagem, aprender sobre o contexto dos discentes.
b. Trabalhar somente a parte pedagógica que proporciona a interação do grupo de alunos, visando a superação do analfabetismo, preparar aulas que reforcem a leitura dos textos, por isso não há necessidade em aprender sobre o contexto dos discentes.
c. Reconhecer o potencial do aluno para se desenvolver com a intervenção docente, permitir a leitura de textos que apresente outras culturas sem a discussão de sua própria realidade, compreender que seu papel docente é verticalizado e baseado na hierarquia do saber.
d. Reconhecer o potencial dialógico dos indivíduos envolvidos no processo de produção do conhecimento, diálogo produtivo para estimular a capacidade de criação e participação, reciprocidade pedagógica em que o educador facilita a aprendizagem, aprender sobre o contexto dos discentes.
e. Preparar aulas pouco dinâmicas, proporcionar o diálogo produtivo em alguns momentos mais calendarizados, não permitir a reciprocidade pedagógica, aprender sobre o contexto dos discentes.

Marque verdadeira (V) OU Falsa (F) nas questões abaixo:
( ) A partir da década de 1930, começou a se questionar sobre esse modelo de educação oferecido às classes populares.
( ) Paulo Freire concebia o processo educativo voltado para o protagonismo do homem como construtor da sua existência no mundo.
( ) No final da década de 1950, inicia o período de mobilizações em favor da educação popular.
( ) Paulo Freire afirma que toda educação é neutra, pois não implica em princípios e valores trabalhados no mundo.
F,V,V,F.
F, V,V,V.
V,V,F,F.
V,F,F,V.
F,V,V,F.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A educação popular tem como princípio:
a. A participação popular e a solidariedade rumo à construção de um projeto político de sociedade mais justa, mais humana e mais fraterna.
b. A participação de políticos e da população que necessita de um processo de inclusão para uma sociedade mais justa, mais humana e mais fraterna.
c. A participação popular e a solidariedade rumo à construção de um projeto político de sociedade mais justa, mais humana e mais fraterna.
d. Homogeneizar todos os alunos permitindo um projeto político de uma sociedade mais justa, mais humana e mais fraterna.
e. A participação popular e militar rumo à construção de um projeto político de sociedade mais justa.

Considerando que a educação popular tem como princípio norteador a preparação dialógica do indivíduo, por isso pode-se afirmar que o alimento da educação popular é o trabalho de base, que:
a. Se alimenta pela proposta pedagógica da educação popular no fazer cotidiano junto aos grupos organizados e não organizados.
b. Se alimenta pela proposta pedagógica da educação popular no fazer cotidiano junto aos grupos organizados e não organizados.
c. Se alimenta somente das decisões propostas pelos movimentos estudantis ligados a educação popular.
d. Se alimenta das decisões do grupo gestor da escola junto aos professores.
e. Se alimenta pelas LDBs em vigor numa decisão centralizadora da proposta pedagógica para educação popular.

Ao analisarmos o período entre a década de 60 e 70 verifica-se como um momento de compreensão e de renovação pedagógica do processo educacional no Brasil. Muitos grupos sociais tiveram iniciativas pedagógicas baseadas na perspectiva e no ideário da Educação Popular, cujo nome mais evidente e reconhecido pelas experiências educativas é do educador Paulo Freire.
Analise o paradigma da Educação Popular proposto e considere as afirmativas abaixo:
I -A Educação Popular é uma concepção que esteve presente nas primeiras experiências de Paulo Freire realizadas em Recife.
II- O Ideário e concepção teórica Educação Popular surge associado a experiências de movimentos sociais populares por fora do sistema escolar.
III- A Educação Popular é uma concepção pedagógica que tem, atualmente, forte presença em iniciativas com jovens e adultos não apenas na área de alfabetização, como também junto a experiências de organização sindical, de associações comunitárias, de grupos minoritários e de empreendimentos de economia solidária.
IV- O educador Paulo Freire não deixou um acervo suficiente para alavancar mais pesquisas nessa área da educação.
I,II e III.
I, II e IV.
I,II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.

Considere como foco principal o fato da educação popular ser um processo coletivo de elaboração do conhecimento e que desenvolve, junto a educadores, a capacidade de ler criticamente a realidade para transformá-la e que a apropriação crítica dos fenômenos da vida em sociedade.
Nesse sentido, podemos considerar que a formação sócio-histórica da educação popular:
a. O Movimento de Cultura Popular (MCP), em Recife, com forte influência socialista e cristã; o Movimento de Educação de Base (MEB), criado pela conferência nacional de Bispos do Brasil com o apoio da presidência, fortalecendo o papel da Igreja Católica; o Centro Popular de Cultura (CPC), criado pela UNE em 1961, utilizando a música, o teatro e o cinema popular como espaço de formação política; e campanhas como “De pé no chão também se aprende a ler”, que tiveram como objetivo a alfabetização de crianças e adultos das classes populares.
b. Foi criado em um momento de desarticulação dos compromissos políticos assumidos com movimentos sociais populares que considerou como movimentos de classe os que têm por objetivo a condução da transformação da sociedade a partir do lugar político popular.
c. Como toda educação a educação popular não pode ser considerada como política, conforme afirma Paulo Freire (2001), ela não é neutra, pois necessariamente implica princípios e valores que configuram certa visão de mundo e de sociedade – motivo pelo qual existem muitas concepções e práticas de educação.
d. Movimentos populares considerados no sentido de abertura homogeneidade de grupos humanos e frentes de lutas “populares”, a saber: trabalhadores urbanos, subempregados, desempregados, sem-teto, trabalhadores rurais em suas diferentes categorias.
e. As experiências de educação popular após estudos e reflexões passam a ter um caráter maior de organização apenas pedagógica a fim de conscientizar e contribuir na organização popular.

A partir do final da década de 40, muitos grupos na sociedade começaram a questionar de fato o que se constituía como educação de base para as classes populares. Mais especificamente no final da década de 1950, inicia-se o período de mobilizações em favor da educação popular, principalmente tinham como objetivo mudar a visão preconceituosa em relação aos analfabetos.
Dentre os fatores que alavancaram o crescimento da educação popular, pode-se citar:
a. Uma concepção teórica que norteia a educação popular e defende uma elaboração teórica baseada na realidade do povo e um resgate da sua cultura e das suas relações sociais e de trabalho, na sua capacidade dialógica.
b. Uma concepção teórica que considera a educação popular desnecessária. Pois todo processo educacional pressupõe igualdade de direitos, culturas e de relações sociais.
c. Uma concepção teórica a favor das ideias burguesas, pois os princípios que norteiam a educação popular defendem que a elaboração teórica não pode ser baseada na realidade do povo.
d. Uma concepção teórica que norteia a educação popular e defende uma elaboração teórica baseada na realidade do povo e um resgate da sua cultura e das suas relações sociais e de trabalho, na sua capacidade dialógica.
e. Uma concepção teórica que norteia a educação popular pelas proposições apresentadas pelo sistema educacional vigente e que preocupam-se com a homogeneização de saberes, culturas e relações sociais.

Dentre todos os escritos, vivências educativas e livros de Paulo Freire, um deles se destaca por fazer referência claramente à importância de se criar uma educação popular que reconheça os saberes trazidos pelo aluno à escola formal.
Dentre um dos livros de Paulo Freire mais relevantes e citados em nosso livro texto, encontra-se o livro:
a. Pedagogia do Oprimido;
b. Pedagogia Formal;
c. Pedagogia do Oprimido;
d. Pedagogia e Democracia;
e. Pedagogia da Autonomia;

A educação popular é uma ferramenta mais que necessária para que seus princípios, como o da amorosidade e do respeito aos diferentes saberes, adentrem:
a. Os espaços das escolas públicas, dos hospitais, universidades e faculdades.
b. Os espaços das escolas públicas, dos hospitais, universidades e faculdades.
c. As câmaras de vereadores, escolas e grêmios estudantis.
d. Áreas de lazer, escolas e hospitais.
e. Escolas públicas e privadas, hospitais e grêmios estudantis.

Após toda a perspectiva teórica da educação popular ser analisada é possível compreender a educação popular e a cultura como importantes instrumentos de:
a. Transformação social;
b. Mobilização política;
c. Gerenciamento escolar;
d. Transformação social;
e. Cooperação entre Estado e população;

Aponte as características necessárias que o professor deve apresentar em sua metodologia usada na educação popular:
a. Reconhecer o potencial dialógico dos indivíduos envolvidos no processo de produção do conhecimento, diálogo produtivo para estimular a capacidade de criação e participação, reciprocidade pedagógica em que o educador facilita a aprendizagem, aprender sobre o contexto dos discentes.
b. Trabalhar somente a parte pedagógica que proporciona a interação do grupo de alunos, visando a superação do analfabetismo, preparar aulas que reforcem a leitura dos textos, por isso não há necessidade em aprender sobre o contexto dos discentes.
c. Reconhecer o potencial do aluno para se desenvolver com a intervenção docente, permitir a leitura de textos que apresente outras culturas sem a discussão de sua própria realidade, compreender que seu papel docente é verticalizado e baseado na hierarquia do saber.
d. Reconhecer o potencial dialógico dos indivíduos envolvidos no processo de produção do conhecimento, diálogo produtivo para estimular a capacidade de criação e participação, reciprocidade pedagógica em que o educador facilita a aprendizagem, aprender sobre o contexto dos discentes.
e. Preparar aulas pouco dinâmicas, proporcionar o diálogo produtivo em alguns momentos mais calendarizados, não permitir a reciprocidade pedagógica, aprender sobre o contexto dos discentes.

Marque verdadeira (V) OU Falsa (F) nas questões abaixo:
( ) A partir da década de 1930, começou a se questionar sobre esse modelo de educação oferecido às classes populares.
( ) Paulo Freire concebia o processo educativo voltado para o protagonismo do homem como construtor da sua existência no mundo.
( ) No final da década de 1950, inicia o período de mobilizações em favor da educação popular.
( ) Paulo Freire afirma que toda educação é neutra, pois não implica em princípios e valores trabalhados no mundo.
F,V,V,F.
F, V,V,V.
V,V,F,F.
V,F,F,V.
F,V,V,F.

Prévia do material em texto

15/10/2019 Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - ...
https://sereduc.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_5497445_1&course_id=_22675_1&content_id=_1627065_… 1/6
 Unidade 1 Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - QuestionárioH
Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) -Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) -
QuestionárioQuestionário
Usuário Vagner Luis de Jesus
Curso 16539 . 7 - Educação Popular - 20192.B
Teste Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Iniciado 15/10/19 08:47
Enviado 15/10/19 09:15
Status Completada
Resultado
da
tentativa
10 em 10 pontos 
Tempo
decorrido
27 minutos
Instruções
Resultados
exibidos
Todas as respostas, Respostas enviadas, Respostas corretas, Perguntas respondidas
incorretamente
Atenção! Você terá 1 opção de envio. Você pode salvar e retornar quantas vezes desejar,
pois a tentativa só será contabilizada quando você decidir acionar o botão ENVIAR.
Após o envio da atividade, você poderá conferir sua nota e o feedback, acessando o
menu lateral esquerdo (Notas).
IMPORTANTE: verifique suas respostas antes do envio desta atividade.
Pergunta 1
Resposta
Selecionada:
b.
Respostas: a.
b.
c.
d.
A educação popular tem como princípio:
A participação popular e a solidariedade rumo à construção de um projeto
político de sociedade mais justa, mais humana e mais fraterna.
A participação de políticos e da população que necessita de um processo de
inclusão para uma sociedade mais justa, mais humana e mais fraterna.
A participação popular e a solidariedade rumo à construção de um projeto
político de sociedade mais justa, mais humana e mais fraterna.
Homogeneizar todos os alunos permitindo um projeto político de uma sociedade
mais justa, mais humana e mais fraterna.
A participação popular e militar rumo à construção de um projeto político de
sociedade mais justa.
Disciplinas Cursos
1 em 1 pontos
Vagner Luis de Jesus 23
15/10/2019 Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - ...
https://sereduc.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_5497445_1&course_id=_22675_1&content_id=_1627065_… 2/6
Pergunta 2
Resposta
Selecionada:
a.
Respostas: a.
b.
c.
d.
Considerando que a educação popular tem como princípio norteador a preparação dialógica do
indivíduo, por isso pode-se afirmar que o alimento da educação popular é o trabalho de base,
que:
Se alimenta pela proposta pedagógica da educação popular no fazer cotidiano
junto aos grupos organizados e não organizados.
Se alimenta pela proposta pedagógica da educação popular no fazer cotidiano
junto aos grupos organizados e não organizados.
Se alimenta somente das decisões propostas pelos movimentos estudantis
ligados a educação popular.
Se alimenta das decisões do grupo gestor da escola junto aos professores.
Se alimenta pelas LDBs em vigor numa decisão centralizadora da proposta
pedagógica para educação popular.
Pergunta 3
Resposta Selecionada: b. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
Ao analisarmos o período entre a década de 60 e 70 verifica-se como um momento de
compreensão e de renovação pedagógica do processo educacional no Brasil. Muitos grupos
sociais tiveram iniciativas pedagógicas baseadas na perspectiva e no ideário da Educação
Popular, cujo nome mais evidente e reconhecido pelas experiências educativas é do educador
Paulo Freire.
Analise o paradigma da Educação Popular proposto e considere as afirmativas abaixo:
I -A Educação Popular é uma concepção que esteve presente nas primeiras experiências de
Paulo Freire realizadas em Recife.
II- O Ideário e concepção teórica Educação Popular surge associado a experiências de
movimentos sociais populares por fora do sistema escolar.
III- A Educação Popular é uma concepção pedagógica que tem, atualmente, forte presença em
iniciativas com jovens e adultos não apenas na área de alfabetização, como também junto a
experiências de organização sindical, de associações comunitárias, de grupos minoritários e de
empreendimentos de economia solidária.
IV- O educador Paulo Freire não deixou um acervo suficiente para alavancar mais pesquisas
nessa área da educação.
Em relação ao exposto, estão corretas as alternativas:
I,II e III.
I, II e IV.
I,II e III.
I, III e IV.
II, III e IV.
Pergunta 4
Considere como foco principal o fato da educação popular ser um processo coletivo de
1 em 1 pontos
1 em 1 pontos
1 em 1 pontos
15/10/2019 Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - ...
https://sereduc.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_5497445_1&course_id=_22675_1&content_id=_1627065_… 3/6
Resposta
Selecionada:
e.
Respostas: a.
b.
c.
d.
e.
elaboração do conhecimento e que desenvolve, junto a educadores, a capacidade de ler
criticamente a realidade para transformá-la e que a apropriação crítica dos fenômenos da vida
em sociedade. Nesse sentido, podemos considerar que a formação sócio-histórica da educação
popular:
O Movimento de Cultura Popular (MCP), em Recife, com forte influência
socialista e cristã; o Movimento de Educação de Base (MEB), criado pela
conferência nacional de Bispos do Brasil com o apoio da presidência,
fortalecendo o papel da Igreja Católica; o Centro Popular de Cultura (CPC),
criado pela UNE em 1961, utilizando a música, o teatro e o cinema popular
como espaço de formação política; e campanhas como “De pé no chão também
se aprende a ler”, que tiveram como objetivo a alfabetização de crianças e
adultos das classes populares.
Foi criado em um momento de desarticulação dos compromissos políticos
assumidos com movimentos sociais populares que considerou como
movimentos de classe os que têm por objetivo a condução da transformação da
sociedade a partir do lugar político popular.
Como toda educação a educação popular não pode ser considerada como
política, conforme afirma Paulo Freire (2001), ela não é neutra, pois
necessariamente implica princípios e valores que configuram certa visão de
mundo e de sociedade – motivo pelo qual existem muitas concepções e práticas
de educação.
Movimentos populares considerados no sentido de abertura homogeneidade de 
grupos humanos e frentes de lutas “populares”, a saber: trabalhadores urbanos,
subempregados, desempregados, sem-teto, trabalhadores rurais em suas
diferentes categorias.
As experiências de educação popular após estudos e reflexões passam a ter
um caráter maior de organização apenas pedagógica a fim de conscientizar e
contribuir na organização popular.
O Movimento de Cultura Popular (MCP), em Recife, com forte influência
socialista e cristã; o Movimento de Educação de Base (MEB), criado pela
conferência nacional de Bispos do Brasil com o apoio da presidência,
fortalecendo o papel da Igreja Católica; o Centro Popular de Cultura (CPC),
criado pela UNE em 1961, utilizando a música, o teatro e o cinema popular
como espaço de formação política; e campanhas como “De pé no chão também
se aprende a ler”, que tiveram como objetivo a alfabetização de crianças e
adultos das classes populares.
Pergunta 5
Resposta
Selecionada:
c.
Respostas: a.
b.
A partir do final da década de 40, muitos grupos na sociedade começaram a questionar de fato o
que se constituía como educação de base para as classes populares. Mais especificamente no
final da década de 1950, inicia-se o período de mobilizações em favor da educação popular,
principalmente tinham como objetivo mudar a visão preconceituosa em relação aos analfabetos.
Dentre os fatores que alavancaram o crescimento da educação popular, pode-se citar:
Uma concepção teórica que norteia a educação popular e defende uma
elaboração teórica baseada na realidade do povo e um resgate da sua cultura e
das suas relações sociais e de trabalho, na suacapacidade dialógica.
Uma concepção teórica que considera a educação popular desnecessária. Pois
todo processo educacional pressupõe igualdade de direitos, culturas e de
relações sociais.
1 em 1 pontos
15/10/2019 Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - ...
https://sereduc.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_5497445_1&course_id=_22675_1&content_id=_1627065_… 4/6
c.
d.
Uma concepção teórica a favor das ideias burguesas, pois os princípios que
norteiam a educação popular defendem que a elaboração teórica não pode ser
baseada na realidade do povo.
Uma concepção teórica que norteia a educação popular e defende uma
elaboração teórica baseada na realidade do povo e um resgate da sua cultura e
das suas relações sociais e de trabalho, na sua capacidade dialógica.
Uma concepção teórica que norteia a educação popular pelas proposições
apresentadas pelo sistema educacional vigente e que preocupam- se com a
homogeneização de saberes, culturas e relações sociais.
Pergunta 6
Resposta Selecionada: b. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
Dentre todos os escritos, vivências educativas e livros de Paulo Freire, um deles se destaca por
fazer referência claramente à importância de se criar uma educação popular que reconheça os
saberes trazidos pelo aluno à escola formal. Dentre um dos livros de Paulo Freire mais
relevantes e citados em nosso livro texto, encontra-se o livro:
Pedagogia do Oprimido;
Pedagogia Formal;
Pedagogia do Oprimido;
Pedagogia e Democracia;
Pedagogia da Autonomia;
Pergunta 7
Resposta
Selecionada:
a.
Respostas: a.
b. 
c. 
d. 
A educação popular é uma ferramenta mais que necessária para que seus princípios, como o da
amorosidade e do respeito aos diferentes saberes, adentrem:
Os espaços das escolas públicas, dos hospitais, universidades e
faculdades.
Os espaços das escolas públicas, dos hospitais, universidades e
faculdades.
As câmaras de vereadores, escolas e grêmios estudantis.
Áreas de lazer, escolas e hospitais.
Escolas públicas e privadas, hospitais e grêmios estudantis.
Pergunta 8
Resposta Selecionada: c. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
Após toda a perspectiva teórica da educação popular ser analisada é possível compreender a
educação popular e a cultura como importantes instrumentos de:
Transformação social;
Mobilização política;
Gerenciamento escolar;
Transformação social;
Cooperação entre Estado e população;
1 em 1 pontos
1 em 1 pontos
1 em 1 pontos
15/10/2019 Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - ...
https://sereduc.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_5497445_1&course_id=_22675_1&content_id=_1627065_… 5/6
Terça-feira, 15 de Outubro de 2019 09h15min17s BRT
Pergunta 9
Resposta
Selecionada:
c.
Respostas: a.
b.
c.
d.
Aponte as características necessárias que o professor deve apresentar em sua metodologia
usada na educação popular:
Reconhecer o potencial dialógico dos indivíduos envolvidos no processo de
produção do conhecimento, diálogo produtivo para estimular a capacidade de
criação e participação, reciprocidade pedagógica em que o educador facilita a
aprendizagem, aprender sobre o contexto dos discentes.
Trabalhar somente a parte pedagógica que proporciona a interação do grupo de
alunos, visando a superação do analfabetismo, preparar aulas que reforcem a
leitura dos textos, por isso não há necessidade em aprender sobre o contexto
dos discentes.
Reconhecer o potencial do aluno para se desenvolver com a intervenção
docente, permitir a leitura de textos que apresente outras culturas sem a
discussão de sua própria realidade, compreender que seu papel docente é
verticalizado e baseado na hierarquia do saber.
Reconhecer o potencial dialógico dos indivíduos envolvidos no processo de
produção do conhecimento, diálogo produtivo para estimular a capacidade de
criação e participação, reciprocidade pedagógica em que o educador facilita a
aprendizagem, aprender sobre o contexto dos discentes.
Preparar aulas pouco dinâmicas, proporcionar o diálogo produtivo em alguns
momentos mais calendarizados, não permitir a reciprocidade pedagógica,
aprender sobre o contexto dos discentes.
Pergunta 10
Resposta Selecionada: d. 
Respostas: a. 
b. 
c. 
d. 
Marque verdadeira (V) OU Falsa (F) nas questões abaixo:
( ) A partir da década de 1930, começou a se questionar sobre esse modelo de educação
oferecido às classes populares.
( ) Paulo Freire concebia o processo educativo voltado para o protagonismo do homem como
construtor da sua existência no mundo.
( ) No final da década de 1950, inicia o período de mobilizações em favor da educação popular.
( ) Paulo Freire afirma que toda educação é neutra, pois não implica em princípios e valores
trabalhados no mundo.
Marque a alternativa que corresponde a ordem correta das assertivas:
F,V,V,F.
F, V,V,V.
V,V,F,F.
V,F,F,V.
F,V,V,F.
←← OKOK
1 em 1 pontos
1 em 1 pontos
15/10/2019 Revisar envio do teste: Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - ...
https://sereduc.blackboard.com/webapps/assessment/review/review.jsp?attempt_id=_5497445_1&course_id=_22675_1&content_id=_1627065_… 6/6

Mais conteúdos dessa disciplina