Buscar

Filme A onda

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Polo: São Miguel do Oeste – SC
Curso: Artes Visuais 
Aluna: Débora Feltes – RA 1755106
Atividade Complementar – Atividades culturais
Filme: A onda
Conta uma história baseada em fatos reais, na qual um professor tenta ensinar seus alunos, durante uma semana, sobre a autocracia, de uma maneira cativante. Com isso formam um grupo com nome, “A onda” e uma marca só deles, com normas, regras e disciplina que deveriam ser explicitamente seguidas, tendo o professor como líder, exercendo seu poder.
Esse grupo tem a ideia de usarem um uniforme, uma camiseta branca, para serem distinguidos dos outros. Os alunos ficam tão obcecados com esse regime que seus próprios comportamentos e atos mudam de tal forma que perdem o controle da situação. Nem todos aprovaram essa ideia. Uma aluna percebe o problema eminente e tenta alertar aos demais, mas é excluída e ignorada.
Os alunos criam uma realidade que os deixam tão perto do movimento autocrata, que exageram nas suas atitudes, tornando-se violentos e exigindo respeito, sentindo-se superiores aos demais. O professor então percebe que a situação sai de seu alcance e reúne todos os membros do grupo para uma reunião tentando dar fim ao movimento. Um aluno muito envolvido e manipulado pelo grupo fica revoltado e não aceita o fim. A onda tornou-se parte da sua vida, ao ponto que, com seu fim, o jovem acaba cometendo suicídio, fazendo com que tudo acabe em uma grande tragédia.
O filme ajudou a melhorar minha visão como futura professora. Ele nos mostra como os alunos podem ser influenciados, trazendo com isso grandes consequências. É preciso ter consciência de que o professor atua diretamente na formação intelectual de seus alunos e um trabalho mal feito pode ter grandes consequências.

Outros materiais