PROJETO DE INFRAESTRUTURA URBANA ACQA
1 pág.

PROJETO DE INFRAESTRUTURA URBANA ACQA


DisciplinaProjeto de Infraestrutura Urbana88 materiais112 seguidores
Pré-visualização1 página
ACQA - PROJETO DE INFRAESTRUTURA URBANA
O planejamento de uma rede viária pressupõe uma visão holística e integrada do sistema de transportes, das complementaridades entre os diferentes modos e da relação com o ordenamento do território e o ambiente.
Além disso, o desenho da rede viária tem um papel fundamental no que diz respeito à influência do espaço público nos diferentes modos de deslocação e na gestão de tráfego, uma vez que permite condicionar a utilização dos espaços por parte do automóvel e contribuir para a alteração de comportamentos através das características do perfil viário e da exploração e desenho das intersecções.
Mascaro (1987), autor do livro Infraestrutura Urbana, afirma que o Sistema Viário é o mais delicado dos sistemas de infraestrutura urbana, merecendo estudos cuidadosos. Quais são as razões pelas quais isso se justifica? Cite pelo menos 3.
 
 R: É um dos sistemas que mais apresentam dificuldades para alteração e aumento após ter sido finalizado pois os custos são muito altos, mais de 50% do total do valor urbanização e também pelos obstáculos operacionais. Outro ponto importante é que devido a ser um sistema que está mais ligado a população do que a fluidos, deve ser realmente feito mais estudos onde ocorra o deslocamento com conforto e segurança para todos os tipos de usuários, dos pedestres aos veículos motorizados. 
Bibliografia:
Além dos livros disponíveis para consulta no AVA foi utilizado também o livro abaixo.
MESQUITA, A. Parcelamento do solo urbano e suas diversas formas. 1 ed. IESDE BRASIL. 2012