Buscar

Análise das Demonstrações Contábeis Avaliação: Avaliação Final (Discursiva) - Individual Semipresencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	Em dezembro de 2007, com a publicação da Lei n.º 11.638, passou a ser obrigatória a elaboração da Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC), que veio a substituir a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR). Com base nessa afirmação, descreva qual o objetivo da Demonstração de Fluxo de Caixa.
	Resposta Esperada:
O objetivo da Demonstração do Fluxo de Caixa é prover informações relevantes sobre os pagamentos e recebimentos, em dinheiro, de uma empresa, ocorridos em determinado período, visando auxiliar os usuários das demonstrações contábeis na análise da capacidade de gerar caixa e equivalente de caixa e suas necessidades para utilizar esses fluxos de caixa.
	2.
	Para verificar o andamento da empresa, os gestores podem se utilizar da análise de diversos índices, calculados com base nas informações retiradas de suas demonstrações contábeis. Um desses itens visa demonstrar os dias que a empresa demora, em média, para pagar suas compras. O índice do Prazo Médio de Pagamento das Compras - PMPC - é do tipo "quanto maior, melhor", mantidos constantes os demais fatores, porém desde que o seu volume de fornecedores não seja alto por atraso nos pagamentos. No entanto, há limitações na utilização desse índice. Disserte sobre essas limitações do PMPC.
	Resposta Esperada:
Podem ser citados como limitações aspectos como sazonalidade, questões de atraso nos pagamentos aos fornecedores, ou até mesmo fornecedores que possuem créditos não registrados. Além disso, as épocas de encerramento das demonstrações contábeis também podem causar distorção no índice.

Outros materiais