Buscar

educação física adptada

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Educação Física Adaptada
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“[...] o HCR4 [Handebol em Cadeira de Rodas 4] é subdividido em 2 categorias: o HCR4 A, disputado por atletas de todas as classes, a soma das classes funcionais não deve exceder os 12 pontos em quadra; e o HCR4 B, disputado por atletas que detém de classes funcionais até 2.0 pontos, nesta categoria a soma das classes funcionais não deve exceder os 7 pontos em quadra.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, F. R. Handebol em cadeira de rodas: subsídios técnicos e táticos. Dissertação (Mestrado em Educação Física). 88 f. Faculdade de Educação Física, Unicamp, Campinas, 2016. p. 43. 
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base Handebol em cadeira de rodas: fundamentos da modalidade sobre os critérios de classificação dos participantes de acordo com a funcionalidade em vigência na América do Sul para o handebol em cadeira de rodas 4 (HCR4), é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Se dois atletas no HCR4 A são 4.0, os demais devem ser no máximo 2.0 cada.
Você acertou!
Comentário: “HCR 4, [...] uma prática com quatro jogadores em cadeira de rodas [...] No HCR4 A, a soma das classes dos jogadores em quadra não deve exceder os 12 pontos [...]” (texto-base Handebol em cadeira de rodas: fundamentos da modalidade, p. 198, 202). Dessa forma, 4.0 + 4.0 = 8.0 pontos. Restam no máximo 4.0 pontos para totalizar 12.0 em quadra (número máximo), logo os outros dois jogadores poderão ser no máximo 2.0 cada. As demais alternativas trazem informações que não possibilitam a somatória conforme a pontuação máxima indicada para cada categoria.
	
	B
	No HCR4 A, é possível que todos os atletas tenham classificação 4.0.
	
	C
	Uma equipe de HCR4 B poderá ter a seguinte composição: 1.5, 2.0, 2.0 e 2.0.
	
	D
	A formação ideal em quadra no HCR4 B teria atletas 1.0, 1.5, 1.5, 2.0 e 2.0.
	
	E
	Técnicos devem formar equipes com atletas com a menor classe possível.
Questão 2/5 - Educação Física Adaptada
Atente para a seguinte citação: 
“O HCR7 é uma modalidade predominantemente tática, ou seja, a performance tática será fundamental para a obtenção do resultado desejado. Isto se dá ao grande número de atletas/cadeira de rodas na quadra de jogo, desta forma através de ações táticas eficazes será possível obter uma defesa consistente e um ataque efetivo.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, F. R. Handebol em cadeira de rodas: subsídios técnicos e táticos. Dissertação (Mestrado em Educação Física). 88 f. Faculdade de Educação Física, Unicamp, Campinas, 2016. p. 59. 
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Handebol em cadeira de rodas: fundamentos da modalidade sobre os sistemas defensivos do handebol em cadeira de rodas com 7 jogadores (HCR7), relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características:
1. Sistema defensivo 6x0
2. Sistema defensivo 5x1
3. Sistema defensivo 3x3
 
( ) Um dos atletas adianta para a linha de 9m para marcação de um adversário hábil para arremesso de longa distância.
( ) Utilizado quando a equipe adversária possui atletas com baixa estatura ou não arremessam em longa distância.
( ) Atletas da equipe se posicionam entre as linhas de 6m e 9m na quadra de handebol.
( ) Os atletas na defesa se organizam em duas linhas de marcação, próximo às linhas de 7m e 9m.
( ) É utilizado quando os adversários são altos ou dois deles (ou mais) arremessam de longa distância. 
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	1 – 2 – 1 – 3 – 3
	
	B
	2 – 3 – 3 – 1 – 1
	
	C
	3 – 2 – 3 – 1 – 1
	
	D
	2 – 1 – 1 – 3 – 3
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é: 2 – 1 – 1 – 3 – 3. Segundo o texto-base: “[1] No sistema defensivo 6x0 os atletas permanecem posicionados entre a linha dos 6m e 9m [...] Esse sistema deve ser utilizado quando a equipe adversária possui atletas com baixa estatura, ou quando seus principais arremessadores não possuem efetividade nos arremessos de longa distância utilizando, para isso, da infiltração. [2] Já o sistema defensivo 5x1 segue os mesmos princípios do sistema defensivo 6x0, tendo como diferença o adiantamento da marcação de um atleta adversário quando este tem maior habilidade no arremesso de longa distância, o que pode desequilibrar a partida. Esse adiantamento acontece próximo à linha dos 9m ou um pouco à frente da mesma. [3] No sistema defensivo 3x3, os atletas organizam-se em duas ‘linhas’ de marcação, uma na altura da linha de 7m e outra próxima, ou à frente, da linha dos 9m. Este sistema deve ser utilizado quando o time adversário possui jogadores com alta estatura, ou quando contém dois ou mais arremessadores de longa distância.” (texto-base Handebol em cadeira de rodas: fundamentos da modalidade, p. 204).
	
	E
	1 – 2 – 3 – 2 – 1
Nota: 20.0
Questão 3/5 - Educação Física Adaptada
Atente para a citação: 
“O HCR [Handebol em cadeira de rodas] foi criado no ano de 2005, na cidade de Toledo, Paraná, através da inserção da atividade no projeto de extensão da Universidade Paranaense Campus Toledo pelos professores Décio Roberto Calegari e José Irineu Gorla, e juntamente com o professor Ricardo Alexandre Carminato [...].” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FARIA, F. R. Handebol em cadeira de rodas: subsídios técnicos e táticos. Dissertação (Mestrado em Educação Física). 88 f. Faculdade de Educação Física, Unicamp, Campinas, 2016. p. 29. 
Considerando a citação e os conteúdos do texto-base Handebol em cadeira de rodas: fundamentos da modalidade sobre o handebol em cadeira de rodas, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	É uma modalidade de esporte adaptado cujas regras ainda não foram sistematizadas.
	
	B
	Nele, são exigidas as mesmas habilidades que do rúgbi e no basquete em cadeira de rodas.
	
	C
	Adaptado do handebol de salão convencional e de areia, é praticado em quadra por 4 ou 7 jogadores.
Você acertou!
Comentário: “O Handebol em Cadeira de Rodas (HCR), uma modalidade de esporte adaptado, teve a padronização de suas regras com direcionamento específico ao cenário competitivo, no Brasil, no ano de 2005. Nesse período, Calegari, Gorla e Carminato propuseram a primeira iniciativa de sistematização das regras da modalidade, com estudos que possibilitaram sua adaptação e desenvolvimento. Com isso, este esporte configurou-se como uma oportunidade a mais de prática para aquelas pessoas com deficiência física as quais possuem preferência pelo esporte coletivo e que apresentam dificuldades na participação em outras modalidades adaptadas, como o Rugby ou o Basquetebol em cadeira de rodas, devido a não preferência pessoal ou não elegibilidade nestas. [...] Essa proposta esportiva delineou uma definição de duas modalidades - o HCR7, consistindo em uma adaptação do handebol de salão convencional para uma prática com sete jogadores em cadeira de rodas em quadra; e o HCR 4, sendo este a adaptação do handebol de areia para uma prática com quatro jogadores em cadeira de rodas, também em quadra.” (texto-base Handebol em cadeira de rodas: fundamentos da modalidade, p. 197-198).
	
	D
	É uma modalidade esportiva coletiva, voltada ao público que possui deficiência visual.
	
	E
	Sua prática pode acontecer na quadra ou na areia, com finalidades competitivas.
Questão 4/5 - Educação Física Adaptada
Considere o fragmento de texto: 
“Tendo em vista que um aluno com deficiência pode se privar da participação nas aulas de Educação Física devido à falta de adaptações nas atividades [...], é importante que o professor esteja atento às necessidades dos seus alunos.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: NACIF, M. F. P. et al. Educação física escolar: percepções do aluno com deficiência. Revista Brasileira de Educação Especial, Marília,v. 22, n. 1, p. 111-124, jan./mar., 2016. p. 118. 
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Análise de dissertações e teses em Educação e Educação Física sobre estratégias de ensino e recursos pedagógicos para inclusão do aluno com deficiência sobre os recursos pedagógicos indicados para crianças com deficiência, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Com deficiência intelectual, alunos se beneficiam de recursos manipuláveis.
Você acertou!
Comentário: “Em relação aos recursos pedagógicos foram identificados para alunos com deficiência visual, por exemplo, apito, bolas coloridas e guizo e, para a deficiência intelectual, por exemplo, materiais concretos, figuras, imagens ou qualquer recurso de natureza manipulável.” (texto-base Análise de dissertações e teses em Educação e Educação Física sobre estratégias de ensino e recursos pedagógicos para inclusão do aluno com deficiência, p. 111). As demais alternativas trazem informações incorretas e/ou que não se tratam de recursos pedagógicos.
	
	B
	Para alunos com deficiência visual, recomenda-se o uso de figuras e imagens.
	
	C
	Permitir a leitura labial é um recurso pedagógico para alunos com deficiência física.
	
	D
	Demonstrar o movimento é um recurso pedagógico para a deficiência visual.
	
	E
	Apitos, bolas e guizo facilitam a compreensão para a deficiência intelectual.
Questão 5/5 - Educação Física Adaptada
Atente para a seguinte citação: 
“Acredita-se que a identificação dos perfis [...] irá fornecer um conhecimento significativo sobre essa população. No mesmo sentido, quando esses fatores forem relacionados à prática dos esportes, poderão ser geradas informações que auxiliem em melhores estratégias de planejamentos para modalidades esportivas.” 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COSTA E SILVA, A. A. et al. Esporte adaptado: abordagem sobre os fatores que influenciam a prática do esporte coletivo em cadeira de rodas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 27, n. 4, p. 679-87, out./dez. 2013. p. 684. 
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Iniciação esportiva em cadeira de rodas: estruturação de um programa para crianças com deficiência física sobre as etapas a serem percorridas no desenvolvimento de um programa de iniciação esportiva para crianças com deficiência física, relacione corretamente os seguintes elementos às suas respectivas características: 
1. Condição físico-motora do participante
2. Estabelecimento dos objetivos do programa
3. Reconhecimento prévio do local
4. Seleção dos conteúdos programáticos
5. Estratégias de ensino: progressão das atividades 
 
( ) Em atividades lúdicas, aumento gradual no nível de dificuldade, com atividades mais elementares às complexas.
( ) Por exemplo, desenvolver as habilidades motoras fundamentais na cadeira de rodas em crianças.
( ) Obtenção de informações sobre histórico e características da deficiência nos participantes.
( ) Observação da existência de barreiras arquitetônicas com a busca pela independência do participante.
( ) Considera as características da deficiência, bem como interesses, expectativas e potencial da criança. 
 
Agora, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	5 – 2 – 1 – 3 – 4
Você acertou!
Comentário: A sequência correta é: 5 – 2 – 1 – 3 – 4. Segundo o texto-base: “[1] Condição físico-motora do participante: Inicialmente, é essencial que o professor procure estabelecer aproximação com o participante e/ou com seus responsáveis. [...] Nesse momento buscou-se obter informações sobre o participante, referente a aspectos como: histórico de vida, etiologia (tipo e nível de comprometimento, bem como o tempo de manifestação da deficiência); aspectos relacionados à saúde e possíveis comorbidades ocasionadas pela lesão [...].  [2] Estabelecimento dos objetivos do programa: [...] No caso específico do Programa de Iniciação Esportiva para crianças com Deficiência Física, esse teve como finalidade desenvolver as habilidades motoras fundamentais de locomoção, estabilização e manipulação na cadeira de rodas, [...], em crianças com deficiência física. [3] Reconhecimento prévio do local: [...] Essa etapa deve [...] observar a existência de barreiras arquitetônicas que dificultem ou impeçam a participação de pessoas com deficiências físicas [...] o professor deve reconhecer o espaço de trabalho para evitar o constrangimento do participante, evitando a necessidade de transportá-los nos braços, e buscando possibilitar a independência do participante em seu deslocamento até o local da prática. [4] Seleção dos conteúdos programáticos [...] deve levar em consideração as características individuais de cada um dos participantes (etiologia da deficiência, contraindicações, utilização ou não de medicamentos controlados, limitações e potencialidades etc.). Sobretudo, deve considerar os interesses, expectativas e o potencial da criança, independentemente da condição de deficiência. [...] [5] Estabelecimento das estratégias de ensino [...] Progressão das atividades [...] foram utilizadas diversas atividades lúdicas e atrativas que proporcionassem aos participantes a aprendizagem por meio do brincar. No entanto, uma das estratégias principais foi o aumento gradual no nível de dificuldade das atividades, partindo de atividades mais elementares para, gradativamente, e de acordo com as necessidades e potencialidades de cada um dos participantes, atividades mais complexas.” (texto-base Iniciação esportiva em cadeira de rodas: estruturação de um programa para crianças com deficiência física, p. 70-76).
	
	B
	4 – 3 – 2 – 1 – 5
	
	C
	4 – 2 – 3 – 1 – 5
	
	D
	2 – 1 – 5 – 4 – 3
	
	E
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
Nota: 20.0
Escola Estadual Professor Afonso Arinos de Melo Franco

Outros materiais