Buscar

Roteiro menino do carvão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE PAULISTA
CURSO DE PSICOLOGIA
DIREITO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E ESTATUTO DO IDOSO
ROTEIRO FILME “MENINO DO CARVÃO” 
Discuta, dando sua opinião, sobre o ponto principal do filme “o trabalho infantil”, principalmente quando ele tem que ser subsídio para o sustento financeiro de uma determinada família. 
O trabalho infantil, quando não estando na condição de menor/jovem aprendiz e protegido pela lei, acarreta em sérios danos no processo de desenvolvimento e maturação do indivíduo. Sabe-se que o correto é a família ser responsável por dar toda a base para a criança desenvolver-se com saúde e exercendo seu papel: de ser criança, brincar e aprender, porém, em algumas regiões o trabalho infantil já se tornou um processo cultural a ser vivido por determinada sociedade, como nos sertões, por exemplo. Nas grandes cidades, é comum crianças e adolescentes trabalharem nos sinais, abordando pessoas em bares e outros lugares para comercializar balas, doces e quaisquer outros produtos que possam resultar em algum dinheiro para levar para casa. 
Sobre a perspectiva discutida na aula passada você concorda que exista trabalho infantil protegido? 
Conforme discutido em aula, quando na condição de menor/jovem aprendiz, seguindo os princípios legais, teoricamente o indivíduo está protegido pela lei, segundo o Capítulo V - Do Direito à Profissionalização e à Proteção no Trabalho presente no ECA. Sabe-se também, que em alguns casos esta proteção não ocorre inteiramente, ocasionando em uma carga horária de trabalho maior que a prevista em lei, o que pude acarretar em prejuízo no âmbito escolar e também social do sujeito.
Caracterize o trabalho que é exposto no filme e que possíveis situações de vulnerabilidade e protetivas ele poderia trazer em sua opinião. Justifique sua resposta. 
O trabalho exposto no filme é irregular, perigoso e insalubre, pelo material principal manuseado ser carvão, prejudica o desenvolvimento físico, psíquico e social, visto que não há equipamentos de segurança e impede a frequência da criança em ambientes sociais e escolar. Sabe-se que a ausência do Estado na fiscalização do trabalho infantil é um ponto chave para que o mesmo permaneça ocorrendo de maneira exploratória, além de inúmeras regiões viverem em situações de extrema pobreza onde todos os membros da família se veem obrigados a buscar alguma forma de sustento mesmo que irregular, para garantir minimamente a alimentação, por exemplo.
Em sua opinião, a divisão social do trabalho da qual conversamos na aula passada também se exprime no enredo do filme? Se, sim, diga de que forma? 
É possível perceber a divisão social do trabalho no filme, há uma garota que aparentemente não trabalha e pode ir à escola, relatando que aprendeu a ler e a escrever, tendo professor e colegas, enquanto o menino é obrigado a trabalhar com o pai para auxiliar nos ganhos da família, sem poder estudar e socializar com as demais crianças que estariam na escola.
Discorra sobre suas impressões pessoais acerca do filme. 
O filme apresenta uma narrativa ambientada num sertão, com cenas que ilustram bem a situação de extrema pobreza que algumas famílias destas regiões enfrentam, além de mostrar a disfunção familiar no núcleo do personagem, onde o pai chega bêbado em casa, agredindo sua esposa que não fez sua comida por não ter o que de fato preparar, seguido da tentativa de agressão ao filho, que consegue fugir para não sofrer as consequências do alcoolismo do pai. Além das falas que trazem o assassinato de um bebê, que foi “calado pelo pai”. É um filme que provoca impactos emocionais fortes e conduz a uma reflexão sobre a qualidade de vida de inúmeras crianças das mais diversas regiões, que precisam abandonar a infância e as brincadeiras para poderem se dedicar a sustentar a família.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
ARRUDA, K; CARVALHO, A; OLIVEIRA, I. Reportagem Especial: combate ao trabalho infantil. [Entrevista concedida a] Ana Luiza Badu. Trabalho e Justiça, 2019.

Continue navegando