Buscar

lâmpadas e suas finalidades

Prévia do material em texto

LÂMPADAS E SUAS FUNCIONALIDADES
RESUMO
Neste trabalho será abordado os meios e os princípios finais das lâmpadas já que existem vários tipos de lâmpadas no mercado e cada uma delas é responsável por um tipo de efeito, os preços e aplicações variam bastante de acordo com as necessidades a qual a pessoa está procurando. Entretanto, existem os principais tipos de lâmpadas mais conhecidos e vendidos atualmente, que são: Lâmpadas incandescentes, Lâmpadas fluorescentes, Lâmpadas LED e Lâmpadas halógenas.
.Introdução
Desde o início do século XIX, vários inventores tentaram construir fontes de luz à base de energia elétrica. HumphryDavy, em 1802, construiu a primeira fonte luminosa com um filamento de platina, utilizando-se do efeito Joule, observado quando um resistor é aquecido pela passagem de uma corrente elétrica a ponto de emitir luz visível.
Thomas Edison, que foi o primeiro a construir a primeira lâmpada incandescente comercializável em 1879, utilizando uma haste de carvão (carbono) muito fina que, aquecida acima de aproximadamente 900 K, passa a emitir luz. 
Lâmpada
A lâmpada é uma fonte de energia luminosa inventada pelo homem, seu uso é muito comum. Contudo, antes da criação desse dispositivo elétrico, o homem se utilizava de outros meios para obter a iluminação que precisava como, por exemplo, a queima de lenha, a vela e a lamparina, por exemplo.
Lâmpada
Lâmpadas fluorescentes, incandescentes, halógenas, de LED...são diversos tipos modelos e cores, seja de uso comum residencial ou industrial as lâmpadas estão sempre presentes em nossas vidas, a variedade grande e diversos tipos de lâmpadas são extremamente necessária em nossa vida já que o consumo em massa das mesmas e eminente, a energia elétrica é uma dúvida comum que sempre aparece na hora de comprar lâmpadas. 
Antes de entender as características dos diversos modelos, é importante definir o ambiente em que a lâmpada será usada, checar a tensão (127v ou 220v) e ficar atento para o consumo de energia – quanto maior a potência, maior o consumo de energia.
Tipos de lâmpadas 
Incandescentes
Fluorescentes
LED
Halógenas
Incandescentes
A lâmpada incandescente transforma a energia elétrica em térmica luminosa, possui um pequeno filamento de tungstênio em seu interior que ao ser percorrido por uma corrente elétrica aquece-se e torna-se incandescente, emitindo a luz. 
Grande parte da energia que é fornecida a uma lâmpada incandescente é dissipada em forma de calor por conta do “efeito joule”, matematicamente falando de 100% da energia, apenas 10% se transforma em luz.
Incandescentes
Fluorescentes
As principais substitutas das lâmpadas incandescentes são as fluorescentes, sua principal vantagem é a economia de energia e a possibilidade de melhor iluminação no ambiente. São classificadas de acordo com o seu tamanha, sendo:
Lâmpadas fluorescentes tubulares: muito utilizada em escritórios e cozinhas, são grandes em formato de tubo, sua iluminação geral é ótima e o consumo de energia é baixo
Lâmpadas fluorescentes compactas: possuem o formato mais parecido com a das incandescentes, o que facilita a troca desta pela nova já que os bocais não precisam ser substituídos e além disso possuem uma vida útil de 15 mil horas. 
Fluorescentes
Em contraste com as lâmpadas incandescentes a luz emitida pelas lâmpadas fluorescentes provém de um espectro de emissão mais largo. A luz é predominantemente difusa tornando-a mais adequada para uma iluminação uniforme de maiores áreas.
As lâmpadas fluorescentes produzem um espectro que não é contínuo, o que significa que têm uma restituição de cores diferente da obtida com as lâmpadas de incandescência.
Fluorescentes
LED
Os LED são dispositivos semicondutores que emitem luz por eletroluminescência (passagem de corrente elétrica). Essa característica os difere das fontes de luz tradicionais.
Provoca a excitação do fósforo que reveste internamente as lâmpadas; e as de descarga de gases high-intensitydischarge (HID), high-pressuredischarge e low-pressuredischarge utilizam também a descarga elétrica para estimular a emissão luminosa pelo gás contido na lâmpada.
LED
Halógenas
São parecidas com as incandescentes, tanto que possuem o mesmo princípio, mas são mais vantajosas na hora de economizar, elas conseguem recuperar o calor liberado pela lâmpada reduzindo a quentura da mesma e também a necessidade de mais eletricidade para manter a sua iluminação. São indicadas para locais que necessitem de emissão constante de luz e também para ambientes que possuem sacas ou molduras de gesso, pois sua iluminação permite ver com clareza detalhes pequenos.
Halógenas
Normas Técnicas
A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) publicou, em 08 de maio, a norma ABNT IEC/PAS 62612:2013 - Lâmpadas LED com dispositivo de controle incorporado para serviços de iluminação geral - Requisitos de desempenho, elaborada pelo Comitê Brasileiro de eletricidade (ABNT/CB-03).
Normas Técnicas
Evolução das Lâmpadas
A nova geração de lâmpadas promete uma luz de melhor qualidade e uma longa duração de vida com menor consumo de energia.
A nova geração substitui o elo mais fraco, o eléctrodo, e produz luz a partir de técnicas inovadoras.
Um projeto para demonstração combinando uma fonte de luz sem eléctrodos e um tubo de luz está a funcionar no Museu do Ar e do Espaço, em Washington, desde agosto de 1994. O novo sistema de iluminação, chamado SLS (sulphurlighting system), consiste num injetor de luz, um refletor especialmente desenhado, e um tubo de luz. 
REFERÊNCIAS
http://construindodecor.com.br/tipos-de-lampadas-incandescentes-fluorescentes-led-halogena/
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/fisica/lampada-uma-fonte-energia-luminosa.htm
http://www.centerfertin.com.br/tipos-de-lampadas-e-suas-indicacoes
Equipe: 
Laudson Nascimento
Luis Victor 
Victor Breno

Continue navegando