Buscar

Questões sobre Globalização e Relações Internacionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A concentração de poder e riqueza, processo estruturador da globalização, está baseada na seletividade de investimentos e agregação de valor, com a qual os agentes capitalistas, ao alocarem e deslocarem a produção e a força de trabalho, bem como as condições destas, modelam o próprio espaço geográfico. A partir da afirmação, assinale a alternativa correta acerca do nexo entre as dimensões sociais da globalização.
As redes constituídas pelo capitalismo global têm a função básica de incluírem os lugares e as pessoas, servindo ao pluralismo e à democracia; característica que é mais acentuada quando estiverem estritamente a serviço da globalização da economia.
O espaço geográfico não está diretamente ligado às questões econômicas, administrativas ou gerenciais.
Ao ocorrer a seleção de áreas para moradia, alocação de recursos privados e públicos, tal processo é, principalmente em nossa sociedade, essencialmente democrático.
As condições sociais ligadas à riqueza e poder, investimentos e mando, por exemplo, não serão facilmente visíveis nas cidades.
A frase refere-se aos acontecimentos próprios às dimensões sociais da globalização (econômica, política, territorial, cultural), expressos espacialmente, tanto no nível internacional quanto local.
A consolidação das relações internacionais como ciência social é recente. Muito embora haja traços na história da humanidade que apontam para uma preocupação com o fundamento político de uma ordem social pacífica no mundo desde a Antiguidade, o estudo das relações internacionais é relativamente recente se comparado a outros campos das ciências sociais (CASTRO, 2001).
In: Livro-texto da disciplina de geopolítica, de Enzo Fiorelli Vasques.
Assinale a alternativa correta com base nessa afirmação.
A frase é um contrassenso, pois sempre houve relações internacionais.
É impossível haver geopolítica na antiguidade, dadas as estruturas territoriais e culturais do poder.
As relações internacionais são caracterizadas principalmente pelas políticas internas das nações.
O fundamento político a que se refere a autora trata-se do isolamento e da independência dos povos.
As relações internacionais consolidam-se com o reconhecimento e desenvolvimento dos Estados nacionais (Westphalia).
A partir do tema das redes cada vez mais técnicas, assinale a alternativa que demonstre mais diretamente os traços do processo de globalização.
A frase é um contrassenso, pois sempre houve relações internacionais.
As redes são essencialmente democráticas e as reivindicações dos movimentos sociais de apropriação popular da produção são essencialmente capitalistas.
Os processos de concentração, universalização e unificação, próprios da globalização, promovem, pelo mercado, uma vida melhor para todos os seres humanos.
É bom para a democracia que órgãos de Estado centralizem as redes em geral.
O comércio globalizado integra todos os países em igual medida e participação, o que é fundamental para a democracia internacional.
Anterior ao surgimento do Estado nacional, as unidades governamentais existiam em diferentes épocas sob a forma de comunas, cidades-estados e feudos, ao passo que “as unidades econômicas formaram, nesta ordem: a família, o feudo, a comunidade da vila, a cidade e a liga das cidades” (DIAS, 2004, p. 25). 
 In: Livro-texto da disciplina de geopolítica, de Enzo Fiorelli Vasques.
De acordo com a afirmação, pode-se inferir a existência das relações internacionais desde a antiguidade.
A base geográfica e a estrutura de poder sempre estiveram presentes nas organizações humanas, muito antes das relações internacionais.
Família, feudo, vila, não são entidades econômicas.
Estados e feudos têm organizações sociais similares.
Cidades-estados são idênticas aos Estados-nação.
Há um debate entre aqueles que acreditam no caráter civilizatório (liberal ou “normal”) das organizações internacionais do mundo moderno, como a ONU e seus organismos de governança, e aqueles que enxergam em suas ações apenas expressão de interesses na exploração de nações por outras (modelo de dependência e subordinação internacional). Assinale a alternativa que confirme a afirmação.
A versão liberal é focada na realidade dos países mais pobres, que são a base desse modelo econômico.
O mérito democrático e humanitário dos projetos liberais (ou normais) é restringir o mercado aos agentes solváveis (que podem pagar o que compram).
O multilateralismo não está relacionado à questão.
Não há dependência de países em relação a outros, mas somente interdependência normal em que cada um oferece o que tem no mercado mundial.
A dualidade interpretativa descrita condiciona todas as relações internacionais.

Mais conteúdos dessa disciplina