ensaios relatorio - tração - Materiais e Métodos
4 pág.

ensaios relatorio - tração - Materiais e Métodos


DisciplinaLaboratório de Ensaio dos Materiais16 materiais28 seguidores
Pré-visualização1 página
MATERIAIS E MÉTODOS
Máquina de tração
O ensaio de tração geralmente é realizado na máquina universal, que tem este nome porque se presta à realização de diversos tipos de ensaios. (Cozaciuc I, Silva LR, Togni MA, 2000)
A máquina de tração é hidráulica, movida pela pressão de óleo, e está ligada a um dinamômetro que mede a força aplicada ao corpo de prova. A máquina de ensaio possui um registrador gráfico que vai traçando o diagrama de força e deformação, em papel milimetrado, à medida em que o ensaio é realizado. (Cozaciuc I, Silva LR, Togni MA, 2000)
A figura x mostra os componentes básicos de uma máquina universal de ensaios e a figura x2 mostra a máquina do ensaio relatado neste relatório.
Figura x: Componentes básicos da máquina universal de ensaios.
Disponível em: <http://essel.com.br/cursos/material/01/EnsaioMateriais/ensa04.pdf>. Acesso em: 20/05/2017.
Figura x2: Máquina de tração
Corpo de prova
O ensaio de tração é feito em corpos de prova com características especificadas de acordo com normas técnicas. Suas dimensões devem ser adequadas à capacidade da máquina de ensaio. (Cozaciuc I, Silva LR, Togni MA, 2000)
Foi utilizado um corpo de prova de seção circular e fixado por rosca. A parte útil do corpo de prova, identificada com um esmalte vermelho é a região onde são feitas as medidas das propriedades mecânicas do material, como mostra a figura x3.
Figura x3: Corpo de prova.
Foi fixado o corpo de prova na máquina por suas extremidades, numa posição que permite ao equipamento aplicar-lhe uma força axial para fora, de modo a aumentar seu comprimento, conforme figura x4. (Cozaciuc I, Silva LR, Togni MA, 2000)
Figura x4: Fixação do corpo de prova.
Com a aplicação do ensaio nós conseguimos obter as características do material:
Módulo de Elasticidade: é a medida da rigidez do material, quanto maior o módulo, menor será a deformação elástica resultante da aplicação de uma tensão e mais rígido será o material;
Limite de escoamento: é um tipo de transição heterogênea e localizada entre a deformação elástica e plástica;
Limite de resistência: o valor limite da resistência dá a medida da carga máxima que o material pode atingir sob a restrita condição de carregamento uniaxial;
Estricção: é a diminuição da secção transversal do corpo de prova na região onde vai se localizar a ruptura, após ser atingida a carga máxima;
Limite de ruptura: corresponde ao ponto de fratura do material.
(SOUZA, S.A, 1982).
REFERÊNCIAS
Cozaciuc I, Silva LR, Togni MA. Telecurso 2000 profissionalizante, mecânica, ensaio de materiais. São Paulo: Globo; 2000.
SOUZA, Sérgio Augusto de, Ensaios Mecânicos em Materiais Metálicos \u2013 Fundamentos Teóricos e Práticos, São Paulo, Edgard Blücher, 1982