Buscar

Lubrificação de Mancais

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Se as condições mecânicas dos mancais não impedirem a entrada de impurezas sólidas e/ou houver presença de água, a graxa é a mais indicada, embora também se possa usar um óleo composto quando há a presença de água. Um fator determinante para o uso de graxas são as temperaturas muito elevados, grandes cargas, rotações baixas (menos 50 rpm). Elas podem ser empregadas por meio de copos graxeiros, pistolas, sistema centralizado ou em blocos. Exemplo típico de lubrificação por graxa em bloco, colocada sobre o mancal e deixada pingar sob a ação da temperatura, ocorre em fornos de cimento.
Os mancais lubrificados a óleo podem ter lubrificação hidrodinâmica ou limítrofe. O primeiro caso ocorre quando a lubrificação é feita por circulação, banho, anel ou colar, ou seja, é contínua.
Tabela 1. Recomendações gerais
Os mancais lubrificados por anel são encontrados em muitos motores e transmissões nos quais o eixo gira com rotação moderada. O anel tem diâmetro bastante maior que o eixo, gira solto e sua parte inferior mergulha em um tubo de óleo dentro da própria caixa do mancal. Outro modo de levar o óleo colocado em banho na caixa do mancal, para o eixo, é o colar fixo que transporta o óleo até um raspador na parte superior, e este o encaminha à ranhura de distribuição por meio de perfurações diagonais.
Casos de lubrificação por película limítrofe ocorrem quando a alimentação do óleo é intermitente, isto é, feita por almotolia, ou por copos conta-gotas, copos de mecha ou copos de vareta.
No caso de lubrificação contínua, é essencial que, além de viscosidade adequada, o óleo tenha também boa resistência à oxidação. No caso de lubrificação intermitente, ou de uma só vez, as propriedades antioxidantes carecem de importância, aumentando a importância da tenacidade da película lubrificante.
A velocidade do eixo e a temperatura do mancal em serviço são fatores preponderantes na seleção de viscosidade.
São consideradas baixas as velocidades inferiores a 1 m/s, médias, entre 1 e 5 m/s e altas, acima de 5 m/s.
São consideradas temperaturas altas em mancais as acima de 60°C e considera-se normal a temperatura de serviço do mancal entre 10 e 60°C.
Para uma adequada escolha da viscosidade sob diversas condições operacionais, deve-se observar a tabela 1.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais