Buscar

FUNDAMENTOS DA ADMINISTRAÇÃO

Prévia do material em texto

Fundamentos da Administração
CARACTERISTICA DO CONTROLE
Função Controle É o processo administrativo que consiste em verificar se tudo está sendo feito de acordo com o que foi planejado e as ordens dadas, bem como assinalar as faltas e os erros, a fim de repará-los e evitar sua repetição.
Ato de Controlar • Controlar é estabelecer padrões e medidas de desempenho que permitam assegurar que as atitudes empregadas são as mais compatíveis com o que a empresa espera.
 • O controle das atividades desenvolvidas permite maximizar a probabilidade de que tudo ocorra conforme as regras estabelecidas e ditadas.
Características do Controle Administrativo 
• Maleabilidade – possibilitar a introdução de mudanças decorrentes nos planos e nas ordens; • Instantaneidade – acusar o mais depressa possível as faltas e os erros verificados;
• Correção – permitir a reparação das faltas e dos erros, evitando-se a sua repetição.
TIPOS DE CONTROLE
CONTROLE PREVENTIVO-antecipa os problemas foco nos insumos EX: Inspeção de matérias primas.
CONTROLE SIMULTANEO – Corrige problemas à medida que ocorrem – foco nos processos Ex: Supervisão direta dos trabalhadores.
CONTROLE POSTERIOR- Corrige problemas depois de ocorrerem – foco nos resultados Ex: Inspeção da qualidade dos bens.
CONCEITO DE EFICIENCIA E EFICÁCIA 
Eficiente= é alcançar o objetivo
Eficácia= é com melhor uso do recurso tendo menos desperdiço.
PLANEJAMENTO, ORGANIZAÇÃO, DIREÇÕO e CONTROLE.
PLANEJAMENTO: É onde o administrador definirá  o que deve fazer para atingir os resultados esperados.• Organizações devem planejar antes de executar; • Evitam-se erros e desperdícios; • Lida com o impacto no futuro de decisões tomadas no presente; • Tem início com a definição dos objetivos e metas organizacionais.
ORGANIZAÇÃO:  É verificar os recursos que tem para realizar o que foi planejado. Define as tarefas, quem vai fazer, Como vai fazer e quais recursos cada um utilizará.• Processo de definir e dividir o trabalho e os recursos necessários para realizar os objetivos. • Implica a atribuição de responsabilidades e autoridades a pessoas e grupos.
DIREÇÃO: É comandar a execução do que foi planejado e garantir que os os objetivos sejam atingidos.• Direção - importante para acompanhar as tarefas e resultados da empresa. – Tarefa é um trabalho que se há de concluir em determinado tempo; – Serviço é o exercício de funções obrigatórias, ou, então, o desempenho dequalquer trabalho.• É o ato de motivar, comunicar, coordenar e liderar pessoas. • “é a função que exige a maior dose de flexibilidade, de amortecimento de impactos e, principalmente, de orientação das pessoas quanto ao rumo certo no alcance dos objetivos pretendidos”. (Chiavenato, 1995) O gestor deve utilizar a DIREÇÃO para: Indicar ao colaborador o que deve ser feito em sua rotina de trabalho Orientar os funcionários sobre como deve ser feito o trabalho Assegurar que o funcionário irá desempenhar seu papel da melhor forma possível Obter ao máximo resultados satisfatórios para a empresa.
CONTROLE:  É analisar os resultados para verificar se estão de acordo com o que foi planejado. Acompanha as atividades para ter certeza que estão na direção certa do que foi determinado pelo planejamento.• Maleabilidade – possibilitar a introdução de mudanças decorrentes nos planos e nas ordens; • Instantaneidade – acusar o mais depressa possível as faltas e os erros verificados; • Correção – permitir a reparação das faltas e dos erros, evitando-se a sua repetição.
Planejamento Estratégico: Ele atinge toda a organização e onde se analisa o ambiente interno da empresa, verifica as tendências do mercado para fazer seus investimentos.
É no planejamento estratégico que são definidos os objetivos e políticas da empresa.
Planejamento Tático: Ele é limitado do que o planejamento estratégico e é ele que cria as condições para que o que foi definido pelo planejamento estratégico seja realizado. É um planejamento de médio prazo e atinge somente uma parte da organização (departamento).
Planejamento Operacional: É onde é planejado  as tarefas diárias definidas pelo planejamento tático, com a elaboração de cronogramas para cada área, criando métodos específicos de cada atividade.
CARACTERÍSTICAS DAS DECISÕES NÃO PROGRAMADAS
Destina-se a problemas incomuns ou excepcionais. Soluções específicas criadas através de um processo não-estruturado para resolver problemas não rotineiros. Exemplo de decisão não programada: liberação do rodízio de veículos em São Paulo em virtude de greve de ônibus municipais.
Baseadas em dados inadequados * Baseadas em dados únicos e novos; *Tomadas em condições dinâmicas e mutáveis; *Sob condição de imprevisibilidade;
HABILIDADES DO ADMINISTRADOR
●Habilidade Técnica: é a capacidade de usar procedimentos, técnicas e conhecimentos de um campo de especialização.
●Habilidade Humana: é a capacidade de trabalhar com outras pessoas, de entendê-las e motivá-las.
●Habilidade Conceitual: é a capacidade de coordenar e integrar todos os interesses e atividade de uma organização. Implica ver a organização como um todo, compreendendo como suas partes dependem umas das outras e prevendo como uma mudança em qualquer das partes afetara o todo (visão sistêmica).
AS COMPETÊNCIAS DO ADMINISTRADOR
CONHECIMENTO = SABER- Habilidade Atitude Saber. Know-how. Informação. Atualização profissional. Reciclagem constante.
HABILIDADE = Saber fazer. Visão pessoal das coisas. Maneira prática de aplicar o conhecimento na solução de problemas e situações.
ATITUDE = Saber fazer acontecer. Comportamento ativo e proativo. Ênfase na ação e no fazer acontecer. Espírito de equipe e empreendedorismo. Liderança e comunicação.
JULGAMENTO =Saber diagnosticar situações. Capacidade de analise critica. Visãosistêmica e holística da situação. Definição de necessidades e prioridades. Bom senso e pragmatismo.
NÍVEL ESTRATÉGICO TÁTICO, ESTRATÉGICO E OPERACIONAL.
AMEAÇAS E OPORTUNIDADES QUE PODEM SER SOFRIDAS EM DECORRÊNCIA DO AMBIENTE EXTERNO
Ambiente externo: tudo que está fora da “jurisdição” e do alcance da empresa e que, portanto, ela não pode controlar. São fatores naturais, como o clima, catástrofes, aquecimento global, escassez de água etc., e fatores conjunturais e institucionais, como taxa de juros, variações cambiais, decisões do governo, alíquotas de impostos, crise política, instabilidade institucional, legislações trabalhistas, ambientas ou de exportação, entre outros.
A empresa só pode atuar sobre o que tem controle. Essa é a premissa básica da análise SWOT, ou seja, entender as forças e fraquezas de seu ambiente interno para poder enfrentar as ameaças e aproveitar as oportunidades do ambiente externo.
Costumes e tradições da população
Legislação trabalhistas
Alíquotas de impostos
Altas e baixas do dólar
Variação nos preços de insumos e matérias-primas
Desastres naturais como enchentes e terremotos
Problemas políticos internacionais
Guerras e conflitos
Clima e geografia
CONSEQUÊNCIAS DOS TIPOS DE LIDERANÇA MAIS DEMOCRTÁTICO OU MAIS AUTOCRÁTICO 
AUTOCRÁTICA
• AUTOCRÁTICO – Reservado – Pouco comunicativo – Centralizador – Define ao invés de perguntar – Concede pouca autonomia de decisão – Não aceita críticas
Apenas a líder fixa as diretrizes, sem qualquer participação do grupo; * O líder determina as providências e as técnicas para a execução das tarefas, cada uma pôr vez, na medida em que se tornam necessárias e de modo imprevisível para o grupo;*O líder determina qual a tarefa que cada um deve executar e qual o seu companheiro de trabalho;*O líder é Dominador e é "pessoal" nos elogios e nas críticas ao trabalho de cada membro.
DEMOCRÁTICA
DEMOCRÁTICO – Mais aberto e comunicativo – Diálogo e troca de ideias – Valoriza e dá ênfase no trabalho em grupo – Delega tarefas e parte das decisões – Estimula a iniciativa e criatividade dos funcionários – Sabe tomar decisões sozinho =diálogo
As diretrizes são debatidas pelo grupo, estimulado e assistido pelo líder;*O próprio grupo esboça as providências e as técnicaspara atingir o alvo solicitando aconselhamento técnico ao líder quando necessário, passando este a sugerir duas ou mais alternativas para o grupo escolher. As tarefas ganham nova perspectivas com os debates;*A divisão das tarefas fica a critério do próprio grupo e cada membro tem liberdade de escolher seus companheiros de trabalho;* O líder procura ser um membro normal do grupo, em espírito, sem encarregar-se muito de tarefas.* O líder é "objetivo" e limita-se aos "fatos" em suas críticas e elogios. 
FUNÇÕES DO RH = IMPORTANCIA DO TREINAMENTO
RECURSOS HUMANOS Processo de Administração de RH RH é uma função de apoio à gestão organizacional e, por isso, precisa estar alinhada aos seus objetivos estratégicos. Engloba: 
• Planejamento de RH: identificação das necessidades de pessoal. • Recrutamento: convocar e ofertar vagas. • Seleção: escolhas de quem melhor se adequa ao cargo. • Orientação: auxiliar na condução da carreira do empregado. • Treinamento e Desenvolvimento: melhoria do desempenho na função atual. • Avaliação do desempenho; • Remuneração de acordo com a função, competências, etc. • Promover encarreiramento. • Desligamento, quando necessário.
CARACTTERÍSTICAS DOS TIPOS DE DEPARTAMENTALIZAÇÃO
Departamentalização por funções
 • Agrupamento de acordo com as funções da empresa – Critério mais utilizado 
• Vantagens: – Especialização do trabalho – Maior concentração e utilização dos recursos especializados – Maior satisfação das pessoas 
• Desvantagens: – Especialização (exagerada) do trabalho – Perda da visão do conjunto – Insegurança das pessoas quando há mudança ou crescimento da organização – Comunicação é, geralmente, deficiente.

Continue navegando