Buscar

ativ_9749

Prévia do material em texto

UNIGRAN
	Curso de Pedagogia
	Disciplina: Sociologia Geral
	Professora: Magda Maciel de Oliveira
	Aluno(a): Eliton Ribeiro de Almeida
	RGM: 053.7965
	Polo: Jateí
	ATENÇÃO: - É obrigatório o preenchimento do cabeçalho;
		 - Deve enviar as perguntas juntamente com as respostas;
	 - Preste atenção ao digitar as respostas, pois não pode ter reenvio de portfólio;
	 - Cada portfólio só será aceito e avaliado se for correspondente às aulas do portfólio enviado (ex: se no portfólio da aula 01 e 02 enviar as respostas da aula 03 e 04, ficará com zero), pois para cada portfólio será lançada uma nota correspondente.
Aula 01 – 
Podemos entender que toda ciência é composta por um conjunto de proposições e enunciados, correlacionados hierarquicamente de forma ascendente ou descendente, partindo de fatos particulares para os gerais ou vice-versa. Para Lakatos (1990), as ciências devem ter necessariamente o quê?
Objetivo ou finalidade; 
Função
Objeto
Vimos nesta aula que a Sociologia como ciência é caracterizada pelo seu objeto e seus métodos, sendo seu objeto de estudo específico, não podendo ser confundido com os das demais ciências. Sendo assim, qual é o objeto de estudo da Sociologia?
R: Assim como em toda ciência, a Sociologia não se baseia em opiniões ou em informações, baseia-se em um estudo objetivo, rigorosamente realizado por meio de dados reais e concretos, isto é, efetua-se pela utilização de métodos científicos. Embora encontremos diferentes definições e interpretações quanto ao objeto de estudo dessa ciência, as diversas correntes filosóficas concordam que o estudo das relações e interações humanas é o conteúdo essencial da Sociologia.
A Sociologia utiliza-se de vários métodos e técnicas científicas em suas investigações, na maioria das vezes usadas de modo complementar e empregadas concomitantemente. Embora possamos encontrar muitos métodos possíveis de serem utilizados na investigação social, alguns são considerados os mais importantes. Quais seriam esses métodos?
R: método histórico; método comparativo; método estatístico ou matemático e estudo de caso ou monográfico, dentre outros.
______________________________________________________________________
Aula 02 –
Explique em que contexto histórico surgiu a Sociologia como ciência?
R:	Segundo Torre “Podemos dizer que a sociologia nasceu no século XIX e se tornou ciência no século XX. Sempre houve, todavia, preocupações com a sociedade. Desde a antiguidade, pensadores e filósofos sociais refletiram e escreveram sobre a sociedade _ mas nem por isso estavam fazendo sociologia. Esses pensadores e fi lósofos sociais estiveram preocupados em criticar a sociedade ou em descrever sociedades ideais do que em estudar a sociedade como ela é (p. 20). O século XVII preparou o aparecimento da sociologia no século XIX, pois fatos históricos e intelectuais levaram à necessidade de criação de uma nova ciência da vida social (p. 21). O surgimento da Sociologia acontece num contexto histórico específico, pois coincide com dois grandes acontecimentos históricos: a desagregação da sociedade feudal e a consolidação da sociedade capitalista (DIAS, 1997).
Cite o nome dos três estudiosos considerados os pioneiros da Sociologia:
R: Augusto Comte (1798-1857) 
 Herbert Spencer (1820-1903) 
 Karl Marx (1818-1883)
Escolha dois desses pensadores pioneiros da Sociologia e cite as contribuições deixadas por eles:
R: Augusto Comte (1798-1857) Augusto Comte, filósofo e matemático francês, foi o fundador do positivismo. Lutava para que, em todos os campos de estudos, se obedecesse à máxima da objetividade. Colocou a matemática na base e no topo em sua classificação das ciências. Esforçava-se para compreender tudo o que se referia ao homem, principalmente sobre as relações existentes entre eles. Fez seus primeiros estudos no Liceu de Montpellier, ingressando posteriormente na Escola Politécnica de Paris, onde foi expulso por rebelar-se contra um professor, em 1816 (DIAS, 1997). De acordo com Lakatos (1990), podemos discernir três princípios básicos nos estudos de Comte: prioridade do todo sobre as partes; o progresso dos conhecimentos é característico da sociedade humana; e o homem é o mesmo por toda a parte e em todos os tempos. Suas principais obras foram: Curso de Filosofia Positiva (1930-1842); Discurso sobre o Espírito Positivo (1844); Sistema de Política Positiva (1851- 1854) e Síntese Subjetiva (1856). Dias (1997) afirma que a característica da filosofia positivista de Comte é substituir em toda parte o absoluto pelo relativo.
Herbert Spencer (1820-1903) As ideias de Darwin sobre a evolução das espécies influenciavam a maioria dos estudiosos na segunda metade do século XIX. Depois da Biologia, a Sociologia foi a ciência que recebeu o maior impacto da teoria darwiniana, surgindo a Escola Biológica, criada pelo inglês Herbert Spencer.
Segundo a concepção desse pensador, a sociedade assemelha-se a um organismo biológico, sendo o crescimento caracterizado pelo aumento da massa; o processo de crescimento dá origem à complexidade da estrutura; aparece nítida interdependência entre as partes; tanto a vida da sociedade como a do organismo biológico são muito mais longas do que a de qualquer de suas partes ou unidades (LAKATOS, 1990, p. 43-44).
Aplicando esses princípios básicos na Sociologia, parte da definição da sociedade como um organismo humano. Suas ideias identificam-se com o princípio de que a evolução acontece do mais simples ao mais complexo, do mais homogêneo para o heterogêneo e do mais desorganizado ao mais organizado (DIAS, 1997).

Continue navegando