Buscar

A Importância dos Jogos e Brincadeiras na educação Infantil completo

Prévia do material em texto

FACULDADE CRUZEIRO DO SUL EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
TEMA: A IMPORTÂNCIA DAS BRINCADEIRAS E JOGOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
Aluna de Pós de Educação Infantil:
Giulia Bueno Domingues 
Orientadora:
Vilma Campos 
Sumário
 Capa ......................................................................................................................01
Sumário.................................................................................................................02
Dedicatória...........................................................................................................03
Agradecimento.....................................................................................................04
 Resumo. .............................................................................................................05 e 06
Introdução ..........................................................................................................07,08
Desenvolvimento de Trabalho..........................................................................09 até 13
Discussão/Análise.................................................................................................14
Considerações Finais...........................................................................................15
Referência......................................................................................................... 16
Dedicatória 
Dedico esse trabalho primeiramente a Deus por que até aqui me deu forças, entendimento.
A minha filha que me foi minha maior incentivadora de voltar de estudar, para estar buscando melhorar de vida , para ter condições de cria-la sem dificuldade.
Aos meus pais que estão me dando total apoio
Agradecimento
Agradeço a Deus por cuidar de mim e me dar condições de estar voltando a estudar.
Por ter me dado pais maravilhosos que estão me apoiando, agradeço a Deus por me dar uma filha que foi a minha inspiração para fazer a pós-graduação.
Acredito muito que somos os primeiros incentivadores e professores de nossos filhos.
Aos meus amigos Ana Lúcia, Laide, Simone, Daise, Guilherme que me incentivaram a voltar a estudar.
E a toda equipe da Faculdade Cruzeiro do Sul, que quando surgia uma dúvida, rapidamente obtinha a resposta desejada.
Que Deus ilumine a todos.
 A importância dos jogos e brincadeiras na sala de aula
Nome: Giulia Bueno Domingues
Orientador: Vilma Campos
Resumo
Trabalhar com os jogos em sala de aula ajudará no desenvolvimento, intelectual, social dos alunos independentemente da idade.
A escola deverá oferecer brinquedos e atividades lúdicas com um único objetivo ajudar no desenvolvimento, estimulando os alunos com desafios e deixa-los criar suas próprias regras, raciocínio, memorização, movimentos.
Essas atitudes vão aumentar as capacidades desenvolvidas e os alunos conseguirão desde pequenas a resolver os problemas, encontrar uma saída em cada dificuldade.
Errando e aprendendo esse é o processo para as crianças, ver através das brincadeiras uma forma de corrigir os erros e acertos.
O professor tem que analisar que os cada aluno é diferente do outro, alguns vão se desenvolver na fala rapidamente ou não.
Não cobrar algo que não estão prontos ainda, mostrar que todos tem a capacidade de vencer os seus medos o que irá auxiliar será o brincar de faz de conta, onde utilizarão suas imaginações, suas regras e reproduzir do imaginário para o concreto.
Piaget defende o professor utilizar os brinquedos e os jogos de acordo com a idade dos alunos e sua visão de mundo.
E apresentar algo que façam parte do cotidiano deles, e que façam se interessar pelas atividades desenvolvidas.
Facilitando o ensino-aprendizagem em sala de aula , com trabalhos pedagógicos como apoio e voltado para o brincar aprendendo.
Palavras-Chaves: Desenvolvimento, Realidade de mundo, ensino-aprendizagem.
Abstract
Working with classroom games will aid in the intellectual, social development of students regardless of age. The school should offer toys and play activities with a single purpose to aid in development, stimulating students with challenges and letting them create their own rules, reasoning, memorization, movements. These attitudes will increase the abilities developed and the students will be able to solve problems at an early age, finding a way out of each difficulty. Making mistakes and learning is the process for the children, to see through the games a way to correct the mistakes and the correct ones. The teacher has to analyze that each student is different from the other, some will develop in speech quickly or not. Do not charge something that is not ready yet, show that everyone has the ability to overcome their fears what will help will be play pretends, where they will use their imaginations, their rules and reproduce from the imaginary to the concrete. Piaget defends the teacher using the toys and games according to the age of the students and their worldview. And to present something that is part of their daily lives, and that make them interested in the activities developed. Facilitating teaching-learning in the classroom, with pedagogical works as support and aimed at the learning play
Kewords : 
Development, Reality of the world, teaching-learning.
Introdução
O professor de educação infantil tem que dar mais importância para os jogos, brinquedos e brincadeiras, atividades lúdicas, dentro e fora da sala de aula.
Oferecer espaço apto para os alunos se desenvolverem, e estimulá-los a memorização, psicomotor, psiquicamente, afetivo, social, coordenação motora.
Segundo Piaget os alunos tem que ter atividades de acordo com a sua idade e realidade de visão de mundo.
Facilitando o processo total de aprendizagem, estimulando a imaginação, a fala, movimento, repetição, movimento, e a concentração.
A criança tem que aprender a interagir com si própria e com a realidade que a cerca.
Ao ter o contato com os jogos o interesse irá ajuda-lo no desenvolvimento e encara-lo como uma forma de resolver a forma oculta do jogo.
Wallon acredita que através do brincar o brinquedo ajuda a descobrir a sua própria personalidade, e sentir livre, para fazer escolhas e se desafiar de acordo com a imaginação e assim aprenderá a conviver em sociedade, respeitando a opinião de outras pessoas.
Vygostki acredita que o brinquedo trabalha que contem regras, cria limites nas crianças pois terá que seguir o que o manual está pedindo, através disso a atenção está voltada para a hora dele jogar novamente, com isso terá pressa de solucionar o jogo primeiro que os colegas.
Trabalhando a socialização, concentração, e respeito, desenvolvendo assim o raciocinar.
Tizuko Morchida enxerga as crianças como cidadãs de direito, a brincadeira faz parte do seu cotidiano.
Então o pedagogo tem que facilitar esse processo como as descobertas, estimulando os naturalmente sem pressa ou cobrança.
Facilitando o raciocínio, curiosidade, e a forma que cada um pensa, pois a socialização entre os alunos são fundamentais.
O professor tem que auxiliar os alunos nesse processo, desafiá-lo porem mostra maneiras para resolverem esse conflito.
Exemplo: Quebra-cabeça o professor oferecer e deixa-los analisarem os jogos, desafia-los a memorizar e montar da forma que acham correto.
Professor percebeu dificuldade, ou eles querem desistir na mesma hora o professor tem que auxilia-los, separando 4 ou 3 peças para facilitar o seu raciocínio fazerem eles analisar com calma.
Conflito mais aprendizagem, deixar claro para os alunos que o erro também é uma forma de aprendizagem.
Que cada um aprende no seu tempo. Não focar somente no cuidar e educar e sim se preocupar também com o desenvolvimentosocial, cognitivo, psicomotor, afetivo, físico e linguístico dos alunos.
Pois brincar está dificilmente porque a maioria substituiu a brincadeira do pião, pipa, carrinho, boneca pelos celulares.
A escola tem que resgatar todas as formas de brincar, e de ensinar os alunos a terem limites através dos jogos em sala de aula e fora dela.
2. Desenvolvimento do Artigo
Segundo Piaget o jogo para os alunos da pré-escola tem que ser da realidade da visão de mundo deles o que possibilitar a consolidação, a inteligência durante o processo de desenvolvimento infantil.
Sendo assim Piaget afirma que: O ato de inteligência é definido através de crianças de 0 a 2 anos o professor pode trabalhar os movimentos e repetições onde estará auxiliando os alunos no sensório-motor.
Os jogos simbólicos estabelece a diferença do símbolo e do significado trabalhado assim o pré-operatório dos alunos.
Os jogos com regras irá trabalhar com os alunos o limite, a paciência de esperar o colega jogar, o que estará trabalhando no operatório- concreto.
O desequilíbrio entre duas tendências como acomodação e a assimilação criando situações dentro do pensamento, estruturando a mente, a acomodação vai reorganizando as estruturas mentais e também novas aspecto do ambiente externo.
O brincar é identificado através da assimilação sobre acomodação, facilitando a criança assimilar eventos, e os objetos.
Para facilitar o desenvolvimento infantil em sala de aula, o professor terá que apresentar atividades lúdicas, músicas, incluindo o jogo.
Porque o momento da brincadeira possui fatores importantes para o desenvolvimento no potencial intriga dos alunos, onde a socialização será criada, a brincadeira faz parte do currículo da educação infantil.
Pois ao brincar as crianças vão se desenvolver fisicamente, intelectualmente, psicologicamente, emocional, cognitivo, linguístico e social.
E a criança vai desenvolver seu potencial de forma agradável, e vai construindo o seu conhecimento a partir de jogos e brincadeiras.
Aonde a criança vai se sentir livre, e tiver aquele prazer de descobrir algo, dando a segurança e a confiança e criando novos conceitos, para a aprendizagem.
Wallon
Acredita que o jogo auxilia as crianças na personalidade humana, e na motrocidade durante a prática pedagógica, o jogo para a criança tem que ser espontânea para desenvolver naturalmente o raciocínio, dar solução para a situação-problema, desafiar os alunos.
Os jogos devem trabalhar o corpo, utilizando de movimentos, trabalhando a motrocidade , equilíbrio.
O faz de conta ajudará muito a criança utilizar a imaginação, criando assim o seu próprio limite, e seus personagens, ela mesmo irá criar soluções- problemas e naturalmente irá soluciona-los sozinho criando assim a autoconfiança em si mesmo e ajuda na socialização.
Ao brincar a criança vai adquirindo e aprendendo, desde que ouve e vê, os jogos de fabricação ajuda as crianças no entretenimento e ajuda a improvisar as ideias pré- existentes.
Para Wallon, o brinquedo configura do real e pressupõe o contexto social e favorável o principal eixo é organizar o trabalho junto com os jogos, interagindo socialmente ajudando em troca de experiência e conhecimento.
O professor que ser o mediador de relações que estabelecerão relações de significados, que serão adquiridos em sala de aula.
Vygotski
Defende que o brinquedo é um objeto concreto e imaginário, os alunos trabalham com regras e situações imaginárias como fundamental para o jogo.
As regras criam situações imaginárias, impondo os alunos limites, e desafia-los a solucionar os mistérios dos jogos de forma oculta. (Vygotski 1990 p 126)
Tizuko Morchida
As crianças são vistas como cidadãs de direito, e falar de brincadeira trás a liberdade que a criança necessita para desenvolver naturalmente suas próprias regras. 
Ao brincar os alunos vai estimular a psicomotricidade, autonomia e confiança, garantindo o direito de escolher como irá brincar em sala de aula o professor tem que deixar os brinquedos para os alunos usarem, não colocar no alto do armário, ou esconder.
O professor em sala de aula tem que estimular o desenvolvimento em forma de raciocino e deixar asa crianças tomares suas próprias decisões, incentiva-los a organização das peças que vão tirar e colocar, estimulando o movimento do corpo e a forma de pensar.
Ao trabalhar dessa forma os alunos vão começar a estimular à socialização em sala de aula, e através da brincadeira as crianças estão aprendendo a cultura. 
A partir dos 3 anos de idade ao alunos começam a dominar o seu dia a dia. Por esse motivos devem ser oferecidos brinquedos a partir da sua realidade, estimulando a fala, a confiança.
Através do faz de conta a criança aprenderá a resolver os seus próprios conflitos, a se concentrar, a partir desse momento a criança terá suas primeiras formações como cidadão, pois a educação infantil é primeira etapa fundamental da vida das crianças , onde as crianças poderão criar condições para o determinado conhecimento, plano cognitivo, (terá que usar a imaginação).
O espaço escolar juntamente com o jogo tem um vínculo total para o desenvolvimento social, intelectual, psicomotor, emocional, socialização, linguístico.
Utilizando os brinquedos segundo Piaget
Os brinquedos em sala de aula, ajuda no desenvolvimento infantil a criança tem que encara-lo como uma ferramenta importante para a sua vida.
O brinquedo faz parte do lúdico, e da cultura infantil no mundo todo, as regras vão estabelecer as crianças enquanto estão brincando ou representando uma situação real.
O que irá favorecer o desenvolvimento infantil, como as capacidades cognitivas das crianças, o brinquedo cria a zona de desenvolvimento proximal (aprender a dividir), é definida a distancia do desenvolvimento real, e desafiando onde as crianças conseguem a solução independente dos problemas.
Desenvolvendo o potencial com a ajuda do professor, orientando-os as crianças nas atividades.
Suas ideias são voltadas para as possibilidades, que tem a criança para recriar o real a partir das brincadeiras. 
O jogo e a brincadeira podem ser considerados, um auxiliador para o desenvolvimento psicomotor e na memorização.
As crianças se desenvolvem conforme começa vê o mundo, Piaget utilizava os jogos com o propósito de acompanhar o desenvolvimento intelectual de cada criança e de investigar cada comportamento.
Para Kshimoto a teoria de Piaget a criança conseguiria expressar seus sentimentos espontaneamente, considerando Piaget e Fridmmonn que os jogos e a brincadeira iriam fazer as crianças se desenvolverem de forma intelectual, integral, cognitiva, afetiva, social, físico-motor, morais e linguísticos.
Assim a criança conseguirá assimilar situações, informações e conhecer o mundo e agindo sobre ele, para o seu estagio de desenvolvimento.
Friedmann
Acredita que a criança manifesta condutas lúdicas e demonstra o nível de seu estágio cognitivo e assim constrói o seu conhecimento, onde passa ter quatro etapas cada desenvolvimento: sensório-motor, pré-operatório, operatório-concreto, operatório-formal.
Essa etapa é fundamental para o desenvolvimento infantil, como componente para o desenvolvimento integral.
O jogo tem três fases:
Alunos a partir de um ano e meio até dois anos, fase de linguagem atividades lúdicas, com a característica essencial, exercício simbólico, regras, através disso evoluem conforme a idade da criança.
Criança de um ano e meio a dois anos a fase ideal para trabalhar a linguagem corporal, atividade lúdica, desafiar os alunos com objetos pendurados, bola, com isso as crianças vão começar a se exercitar, produzir sons com os brinquedos.
As brincadeiras vão se prolongando, até a fase adulta, mas com o passar dos anos vão diminuindo a intensidade. (Sousa 2002)
Entre dois e seis/sete anos o professor pode trabalhar com símbolos, atividades lúdicas. Com o propósito de fazer as crianças compreenderem o seu mundo e que materializam nos temasdas brincadeiras (KISHIMOTO,2008)
Exemplos: Brincar de boneca, de médico, imitar personagens e animais, fazendo comidinha, é momentos que ela trás pra si mesma a ficção e o real (a partir dos 4 anos).
O brincar faz parte do currículo escolar, Ao dar esse direito para as crianças a escola dará liberdade para estar utilizando a sua criatividade e os estimulando a aprender brincando.
Desenvolvendo a sua identidade e a autonomia, capacidades como a atenção, imitação, memória e a imaginação.
O sistema simbólico é a representação da realidade, é um estágio- preparatório, aonde a criança tenha o respeito, pois cada criança tem o seu tempo de aprender e se desenvolver.
Para Wallon a brincadeira é algo onde pode se multiplicar as manifestações no mundo infantil.
A brincadeira é uma ferramenta no processo de memorização, socialização, articulação em ideias.
Atividades dinâmicas que irá auxiliar os alunos nas interações sociais, onde a criança poderá desenvolver suas habilidades.
Ainda argumenta que o brincar de faz de conta , colocam a criança em praticar nas imitações com as repetições. Contribuindo também na memorização, com atividades complexas que auxilia na aprendizagem.
A criança irá começas a compreender o mundo e suas regras, junto com a imaginação e atividade no pátio da escola, onde os jogos serão importantes na aprendizagem para o desenvolvimento biológico da criança.
Vigotsky acredita que o imaginar é a principal regra, em situações de jogar e brincar. Isso ajudará a criança a usar todas sua imaginação, criar seus próprios desafios, e resolvê-los facilmente.
Pois a criança tem que vivenciar para aprender e se desenvolver naturalmente, ajudará nas relações interpessoais. 
É importante ressaltar que os jogos e a brincadeira é uma prática fundamental nas escolas de educação infantil, pois é a pré-escola base para todas as outras etapas escolar das criança.
Assim a criança vai compreender que ao brincar , assume um papel e aceita regras próprias da brincadeira , executando , imaginariamente , as tarefas das quais ainda não estará apta ou não sente como agradáveis realidade (Vigotski)
Segundo o Referencial Curricular para a educação infantil é nítida a responsabilidade das escolas com os alunos.
Pois o ambiente deve ser apto para cada desenvolvimento que a criança apresentar durante qualquer atividade relacionada a ensinar e aprendizagem, e o desenvolvimento social, cognitivo de cada aluno, independentemente da idade .
O aprendizado tem que ocorrer, a ajuda dos pais é muito importante, pois com a participação de todos no processo de aprendizagem, os alunos terão mais confiança em si mesmo, quando surgir desafios e vão ter forças para resolvê-los não somente nas atividades e sim na vida.
E lembrar sempre que em cada um existe uma criança, vale ressaltar que para professores, equipe escolar, pais , gestores. 
A brincadeira tem que ser vista como algo que constrói e adquiri conhecimentos, não um passatempo sem significado.
A vou dar brincadeira, e já vou embora, dar atividades em um propósito o professor que trabalhar com um objetivo de fazer o aluno crescer no conhecimento e adquirir suas próprias escolhas.
E formas de resolver as dificuldades encontradas nas atividades, fazer os alunos saírem da zona de conforto, a relação entre professor e aluno tem que ser harmoniosa, respeitosa, e que auxilie no processo do ensino-aprendizagem. 
O professor sempre tem que observar saber ouvir, e sempre dialogar com os alunos, caso seja necessário.
O professor tem que estar apto a lidar com as adversidades, em relação as áreas de ensino.
Estimular a curiosidade, com brincadeiras, jogos, mímicas, trabalhar a capacidades de críticas, fazer os alunos a questionarem situações diversas dentro e fora da escola.
O aluno deve ter você como um parceiro, um amigo, e proporcionar situações de proteção e cuidado, mas de afeto e atenção.
Esse cuidar é utiliza-lo quando se faz funções consideradas importantes para seus alunos, divididas entre natureza afetiva e ação praticas. Responder as necessidades corporais, e a maneira como limpar e alimentar. (MONTENEGRO, 2001). 
Discussões/ Análise de resultados 
O referencial curricular de educação infantil diz que o brincar é um elemento muito importante para desenvolvimento infantil para crianças de 0 a 5 anos.
Pois a criança vai ter a oportunidade de reproduzir o seu dia a dia através das brincadeiras.
Não focar somente no cuidar e educar e sim se preocupar também com o desenvolvimento social, cognitivo, psicomotor, afetivo, físico e linguístico dos alunos.
Pois brincar está dificilmente porque a maioria substituiu a brincadeira do pião, pipa, carrinho, boneca pelos celulares.
A escola tem que resgatar todas as formas de brincar, e de ensinar os alunos a terem limites através dos jogos em sala de aula e fora dela.
Considerações finais 
O meu presente artigo ressalta a importância do brincar aprendendo, a escola de educação infantil carrega uma responsabilidade muito grande, pois, é a primeira etapa das vidas das crianças.
Por esse motivo acredito que as atividades lúdicas, com repetições, desafios, desde alunos do maternal te o jardim é fundamental. 
Para todas as áreas dos alunos tanto psíquicas, tanto motoras, tanto afetivas e sociais.
Existem crianças que não tem o método de se abrir facilmente, através da forma de brincar, de falar e agir o professor poderá notar diferenças de comportamento, pois no ato de brincar muitas vezes as crianças transmitem o que está se passando no dia a dia.
Então o professor tem que observar cada gesto, cada movimento cada desenvolvimento e nunca comparar com outros alunos.
Lembrar que cada aluno tem o seu tempo, seu espaço, e seu momento para adquirir toda forma de aprendizagem.
Devemos aprender com Piaget, Wallon, Monteiro , Morchida que a criança é uma cidadã de direitos e deveres. Uma criança necessita de alguém que o ajude a se desenvolver como ser humano, não dar atividades para os alunos ficarem quietos e na deles, não ofereça aquilo que você não está apto a oferecê-los para os seus próprios crescimentos e amadurecimento.
Referências
MONTENEGRO, Tereza. O cuidado e a formação moral na educação infantil. São Paulo: EDUC, 2000Site 
Brasil Escola
HTTPS://educar.brasilescola.uol.com.br/comportamento/aimportânciados jogossegundovygotsky.html
Brasil Escola 
https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/pedagogia/a-importancia-do-brincar-na-educacao-infantil.htm
Fonte 
Tizuko Mouchida
WWW.univesp.tv.com
Fonte
 Wallon Evolução psicológica da criança 2007
Fonte
EFDesportes.com, Revista Digital. Buenos Aires,año 19 nº195,A
Portal de Educação: htt://portaldeeducacao.com.br/pedagogia/artigo/32223/concepção-do-brincar-e-aprender-na-visao-de-piaget-e-vygotsky#ixzz4cvmz2xdB
3. DISCUSSÃO/ANÁLISES DOS RESULTADOS
Porque os professores devem investir em jogos em sala de aula? 
Qual o objetivos dos jogos na aprendizagem?
Quais aréas as brincadeiras e os jogos estimulam as crianças?
A importância de atividades para crianças de 0 a 5 anos. No Referencial Curricular para a Educação Infantil deixa nítidas as responsabilidades das escolas para com os alunos.
O ambiente deve ser apto para o desenvolvimento social e cognitivo dos alunos, A escola da educação infantil mescla somente no educar e cuidar. (RCNEI BRASIL 1998)
4. CONSIDERAÇÕES FINAIS 
A brincadeira é muito importante, porque a criança vai reproduzir tudo no seu dia a dia. Isso é fundamental para os alunos, onde eles terão desafiose tentar criar formas para resolvê-los . A brincadeira ajudará em vários setores: emocional, psicomotor, afetivo e cognitivo, físico.
Conscientizando os pais, professores e a sociedade que o brincar é uma forma de se aprender também.
A criança vai começar a se comunicar através dos gestos, sons e com o tempo vai representar o papel da brincadeira:
Exemplo: Policia e Ladrão, Pega-Pega, Roda a Roda, Estátua. Assim vão tentar desenvolver a sua imaginação.
Infelizmente hoje em dia o brincar está sendo substituída pelos celulares, a escola junto com os pais devem resgatar, pois é importante para o desenvolvimento e é uma forma da criança se desenvolver suas qualidades.
Aluna de Pós –Graduação Educação Infantil :Giulia Bueno Domingues
Orientadora: Vilma Campos

Continue navegando