Buscar

Políticas da Educação Básica

Prévia do material em texto

Claretiano Rede de Educação.
Palmas, 23 de setembro de 2019.
Aluna: Amanda Mariana Silva de Sousa Furtado – RA: 8098907
Políticas da Educação Básica
Portfólio 1
Com base nas leituras propostas, desenvolva os seguintes pontos:
Apresente as principais características das políticas educacionais em cada período da histórica republicana do Brasil.
Nas décadas de 30 e 40, o Estado brasileiro se torna o agente promotor da educação, além de estruturar o sistema escolar. Nesse período foi criado o Ministério da Educação. Foi nesta mesma época que os idealizadores da Escola Nova apresentaram o Manifesto dos Pioneiros de Educação Nova, um marco por propor uma reforma educacional e também mostrar um diagnóstico de como estava a situação da educação do país. A CF de 1934 no que diz respeito à educação, determinou que a União teria competências maiores, bem como os demais entes da federação, incumbindo a União de promover o Plano Nacional de Educação. Nos anos de 1946 a 1964 na CF de 64, o que foi implementado na educação foi a elaboração de uma legislação própria que determinava possibilidades para a criação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Em 1968, o governo promovia uma reforma universitária com o intuito de atribuir controle ideológico aos cursos universitários, bem como impor uma lógica burocrática na sua forma de organização e classificação dos alunos para o ingresso.
Apresente as concepções de educação expressas na Constituição Federal de 1988, dos artigos 205 a 214, com uma crítica pessoal ao final.
A educação é direito de todos e é através dela que se formam cidadãos com capacidade para atuar no mercado de trabalho. É a educação que traz conceitos como a igualdade de condições dos alunos dentro da escola, proporcionando a todos a mesma liberdade de aprender, ensinar, compartilhar pensamentos, arte e saber. Ainda que tenhamos várias concepções dentro da CF, elas nem sempre são parâmetros de toda a sociedade. O direito à educação é muitas vezes é tirado por motivos bobos que deveriam ser abolidos visando uma educação padrão e de qualidade.
3) Apresente uma síntese dos principais pontos presentes na LDBEN nº 9394/96, destacando:
a) Os princípios gerais da Educação Brasileira.
b) Os níveis da educação no Brasil: Educação Básica e Educação Superior.
c) Da Educação Básica.
d) A formação dos profissionais da educação básica.
Ao final, uma crítica pessoal a respeito do que foi lido e estudado.
	No Brasil a educação está em evolução constante com o passar do tempo, pois o acesso à Educação Superior também cresceu muito nos últimos anos, trazendo pessoas de todas as classes sociais para esse segmento. Ainda que isso não garanta uma evolução drástica no contexto econômico dessas pessoas, garante uma formação satisfatória só possível graças à melhoria também da Educação Básica.
	A mudança da Educação Básica reflete em todo o contexto de educação do país, pois quando as bases são melhores e mais consistentes, é fácil refletir bons resultados na educação superior – tudo faz parte de uma cadeia que começa quando ainda somos crianças e temos os primeiros contatos com o ambiente escolar.

Continue navegando