Buscar

portifólio anatomia

Prévia do material em texto

Atividade Portfólio 5° ciclo
Rodolfo Lagden Silva 
1 - Quais são as partes do sistema nervoso central e periférico? 
O sistema nervoso é anatomicamente dividido em: sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). O sistema nervoso central é a porção central mediana, que está alojada no crânio e no interior do canal vertebral, também chamado de neuroeixo. É formado pelo encéfalo, composto pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico e pela medula espinhal . O sistema nervoso periférico é a parte que está fora do neuroeixo, sendo composto pelos nervos, gânglios espinhais e terminações nervosas. O sistema nervoso central, como foi dito anteriormente, é composto pelo encéfalo e pela medula espinhal, que estão alojados no interior da cavidade craniana e do canal vertebral, respectivamente. O encéfalo, por sua vez, é composto pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico. O sistema nervoso periférico (SNP) é formado pelos nervos espinhais e cranianos, gânglios e terminações nervosas, que podem ser um receptor ou uma junção neuroefetuadora. De modo geral, a função do SNP é comunicar o SNC com o meio externo; assim, os estímulos sensoriais são captados pelos receptores e enviados pelos neurônios sensitivos até o SNC, e consequentemente, conduzir os impulsos motores gerados pelo SNC através dos neurônios motores até a junção neuroefetuadora, promovendo a contração muscular. 
 2 - Citar a classificação anatômica e funcional do sistema nervoso? 
Anatomicamente, o sistema nervoso pode ser classificado em: Sistema nervoso central - formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. Sistema nervoso Periférico- formado pelo encéfalo, nervos, espinhas e gânglios. Sistema nervoso central é aquele localizado dentro do esqueleto axial (cavidade craniana e canal vertebral); o sistema nervoso periférico é aquele que se localiza fora deste esqueleto. O encéfalo é a parte do sistema nervoso central situado dentro do crânio neural; e a medula é localizada dentro do canal vertebral. O encéfalo e a medula constituem o neuroeixo. No encéfalo temos cérebro, cerebelo e tronco encefálico. Funcionalmente, o sistema nervoso pode ser classificado em: Somático (vida de relação): sistema nervoso que atua em todas as relações que são percebidas por nossa consciência. Possui componentes aferentes (sensitivos: tato, dor, etc.) e eferentes (motores: contrações musculares). Visceral: interage de forma inconsciente, no controle e na percepção do meio interno e vísceras. Possui componentes aferentes (percebe informações de paredes de vísceras, como dilatações, aumento da pressão ou relaxamento) e eferentes ( sistema nervoso autônomo simpático e parassimpático).
 3 - O sistema nervoso pode ser dividido funcionalmente em duas partes sendo o sistema nervosos somático e sistema nervoso visceral. Diante dessa afirmação, qual é a importância destas duas partes para o nosso corpo?
O sistema nervoso somático controla os movimentos voluntários, através de suas fibras eferentes e, também a sensibilidade da pele e estruturas articulares do corpo, através das fibras aferentes; assim, pode-se dizer que ele adapta o indivíduo ao meio externo. O SNC e SNP podem ser funcionalmente inseridos nesse sistema nervoso somático. No entanto, o sistema nervoso visceral cuida do meio interno, isto é, das vísceras. Também apresenta fibras aferentes, que transmitem as sensações viscerais (dor, fome e plenitude gástrica) e fibras eferentes que levam os impulsos motores até o músculo liso, o músculo cardíaco e as glândulas. Os componentes eferentes do sistema nervoso visceral formam o sistema nervoso autônomo, simpático e parassimpático.
 4 - Descreva os nervos espinhais. Qual a função das suas raízes (anterior e posterior)? 
Os nervos espinhais são aqueles que fazem conexão com a medula espinhal através de duas raízes, a raiz anterior e a raiz posterior. A raiz anterior é formada pelas fibras eferentes ou motoras, que têm origem na coluna anterior da medula espinhal e dirigem se até os músculos estriados esqueléticos para produzirem suas contrações. A raiz posterior é formada pelas fibras aferentes ou sensitivas, que se iniciam em um receptor e conduzem as informações sensitivas (dor, tato, pressão, temperatura e vibração) até a coluna posterior da medula espinhal. Os corpos dessas fibras estão localizados nos gânglios espinhais, localizados bem próximos da medula espinhal. Há 31 pares de nervos espinhais, sendo oito cervicais, 12 torácicos, cinco lombares, cinco sacrais e um coccígeo. Do quinto ao oitavo nervos cervicais e o primeiro torácico formam o plexo braquial que inerva os músculos, a pele e as estruturas articulares dos membros superiores. O plexo lombossacral é formado pelos nervos espinhais do segundo nervo lombar ao primeiro coccígeo, que inerva os músculos, a pele e as articulações dos membros inferiores
 5 - Quais são as meninges que envolvem o sistema nervoso central e quais sã o suas funções? 
O sistema nervoso central é revestido por três membranas conjuntivas de diferentes espessuras, conhecidas por meninges. As meninges que envolvem o sistema nervoso são: dura-máter, aracnoide e pia-máter. A dura-máter é a mais externa, mais espessa e resistente das meninges. A dura-máter medular envolve a medula e, inferiormente, ela forma o saco dural que reveste a cauda equina e o filamento terminal e continua-se superiormente com a dura-máter craniana que possui algumas diferenças, como a presença de dois folhetos. A aracnoide está localizada entre a dura-máter e a pia-máter e é mais delgada que a dura-máter. A pia-máter é a mais delgada e a mais interna de todas, estando aderente ao tecido nervoso de tal modo que fica quase impossível separá-la dele. No término da medula espinhal, no cone medular, a pia-máter continua-se para formar o filamento terminal. Entre as meninges, existem os espaços: extradural, presente somente na medula espinhal, sendo aquele que está entre o canal vertebral e a dura-máter; o subdural, entre a dura-máter e a aracnoide; e o subaracnoide, entre a aracnoide e a pia-máter, sendo de grandeimportância clínica, pois é o local onde está o líquor. 
6 - Cite as funções do cerebelo. 
O cerebelo está situado abaixo do cérebro e posteriormente ao tronco encefálico, ao qual está conectado através dos pedúnculos cerebelares superior, médio e inferior. Por esses pedúnculos, o cerebelo recebe e envia seus impulsos nervosos às áreas subcorticais e à medula espinhal. A sua anatomia interna é semelhante ao cérebro, sendo constituído por um córtex e uma área branca, conhecida por corpo branco medular do cerebelo, onde estão localizados os núcleos do cerebelo.
7 - Dê as funções do hipotálamo. 
O hipotálamo está localizado abaixo do tálamo, do qual está separado pelo sulco hipotalâmico, e, embora seja uma área bem pequena, é uma das mais importantes do SNC, pois está relacionada com o controle hormonal e visceral, buscando a manutenção da homeostasia (equilíbrio das funções orgânicas). Ao hipotálamo pertence a hipófise, estrutura nervosa que controla a secreção de todos os hormônios. Dentre as diversas funções do hipotálamo, podemos citar: regulação da temperatura corporal, controle da ingestão de alimentos e água e da eliminação de água pela urina (diurese), comportamento sexual e 
emocional, entre outras.
8 - Quais são os lobos que formam o cerebelo? Qual é a função dos giros pré-central e pós-central? 
Anatomicamente, o cerebelo é dividido em uma porção central, conhecida por verme, e duas laterais, conhecidas por hemisférios cerebelares, cuja superfície apresenta diversas fissuras que formam as folhas do cerebelo. Dessas fissuras, duas delas se aprofundam para dividir o cerebelo em três lobos. Assim, a fissura prima separa o lobo anterior do lobo posterior, e a fissura póstero-lateral separa o lobo posterior do lobo flóculo-nodular. Em uma vista medial, o córtex e o corpo medular do cerebelo têm a aparência de uma árvore; daí foi dado ao cerebelo o nome de árvore da vida. No entanto, as funções do cerebelo são importantes para o controle da postura e do equilíbrio, sendo o responsável pela coordenação da atividade motora do corpo, tornando os movimentos mais harmônicos. 
9 - Descreva a função dos seguintes pares de nervos cranianos: nervo facial, nervo vago, nervo vestíbulo coclear, nervo acessório e nervo trigêmeo. 
Nervo Facial- É também um nervo misto, apresentando uma raiz motora e outra sensorial gustatória. Ele emerge do sulco bulbo-pontino através de uma raiz motora, o nervo facial propriamente dito, e uma raiz sensitiva e visceral, o nervo intermédio. Juntamente com o nervo vestíbulo-coclear, os dois componentes do nervo facial penetram no meato acústico interno, no interior do qual o nervo intermédio perde a sua individual idade, formando-se assim, um tronco nervoso único que penetra no canal facial. A raiz motora é representada pelo nervo facial propriamente dito, enquanto a sensorial recebe o nome de nervo intermédio. Ambos têm origem aparente no sulco pontino inferior e se dirigem paralelamente ao meato acústico interno onde penetram juntamente com o nervo vestíbulo coclear. Nervo Vago - O nervo vago é misto e essencialmente visceral. Emerge do sulco lateral posterior do bulbo sob a forma de filamentos radiculares que se reúnem para formar o nervo vago. Este emerge do crânio pelo forame jugular, percorre o pescoço e o tórax, terminando no abdome. Neste trajeto o nervo vago dá origem a vários ramos que inervam a faringe e a laringe, entrando na formação dos plexos viscerais que promovem a inervação autônoma das vísceras torácicas e abdominais. O vago possui dois gânglios sensitivos: o gânglio superior, situado ao nível do forame jugular; e o gânglio inferior, situado logo abaixo desse forame. Entre os dois gânglios reúne se ao vago o ramo interno do nervo acessório. Nervo Vestíbulo Coclear - Constituído por dois grupos de fibras perfeitamente individualizadas que formam, respectivamente, os nervos vestibular e coclear. É um nervo exclusivamente sensitivo, que penetra na ponte na porção lateral do sulco bulbo pontino, entre a emergência do VII par e o flóculo do cerebelo. Ocupa juntamente com os nervos facial e intermédio, o meato acústico interno, na porção petrosa do osso temporal. A parte vestibular é formada por fibras que se originam dos neurônios sensitivos do gânglio vestibular, que conduzem impulsos nervosos relacionados ao equilíbrio. Nervo Acessório – Formado por uma raiz craniana e uma espinhal. A raiz espinhal é formada por filamentos que emergem da face lateral dos cinco ou seis primeiros segmentos cervicais da medula, constituindo um tronco que penetra no crânio pelo forame magno. A este tronco unem se filamentos da raiz craniana que emergem do sulco lateral posterior do bulbo. Nervo Trigêmeo - O nervo trigêmeo é um nervo misto, sendo o componente sensitivo consideravelmente maior . Possui uma raiz sensitiva e uma motora. A raiz sensitiva é formada pelos prolongamentos centrais dos neurônios sensitivos, situados no gânglio trigemial, que se localiza no cavo trigeminal, sobre a parte petrosa do osso temporal.
10 - Descreva a importância do sistema nervoso simpático e parassimpático para o corpo humano. 
O sistema nervoso simpático é formado pelos neurônios eferentes que têm origem na coluna lateral da medula espinhal desde o primeiro segmento torácico até o segundo lombar; por isso, é também denominado de toracolombar. Estruturalmente, o sistema nervoso simpático apresenta fibras pré - ganglionares curtas e pós-ganglionares longas. É amplamente distribuído por todo o corpo e participa da inervação do cor ação, dos pulmões, do tubo digestório (estômago, intestino delgado e intestino grosso), do fígado, do pâncreas, dos órgãos genitais, dos vasos sanguíneos, das glândulas salivares, das glândulas sudoríparas e do m. ereto de pêlos dos membros e do tronco. De maneira geral, podemos dizer que o sistema nervoso simpático prepara o organismo para uma emergência (luta ou fuga). Dessa forma, se o indivíduo for exposto a uma situação aversiva, o sistema nervoso simpático irá promover o aumento da frequência cardíaca e respiratória, o aumento da pressão arterial e a redistribuição de sangue para aumentar a disponibilidade de oxigênio e nutrientes para os músculos esqueléticos, cardíaco e encéfalo. Além disso, provoca, também, a dilatação da pupila, a inibição do músculo liso, dos intestinos e da parede vesical (bexiga urinária), o fechamento dos esfíncteres, sudorese e os pêlos ficam eriçados. O sistema nervoso parassimpático é formado por fibras que se conectam com o tronco encefálico e com a medula sacral; por isso, podemos dizer que é crânio sacral. Sua porção cranial, o principal componente é o nervo vago, responsável pela inervação parassimpática das vísceras torácicas e abdominais; porém, também fazem a inervação da cabeça (olhos e glândulas salivares e glândula lacrimal) pelos nervos oculomotor, facial e glossofar íngeo. Sua porção sacral emerge da medulaespinhal do segundo, terceiro e quarto segmento sacral e faz a inervação das vísceras abdominais e pélvicas, como o coração, tubos respiratórios, estômago, fígado, pâncreas, intestinos (delgado e grosso), bexiga urinária e, também, os órgãos genitais. Apresenta as fibras pré-ganglionares longas e pós ganglionares curtas, diferentemente do simpático. Enquanto o sistema nervoso simpático ativa o organismo, o parassimpático tem a função de repor e conservar energia; assim, ele produz uma redução dos batimentos cardíacos e da frequência respiratória, aumenta o peristaltismo, relaxa os esfíncteres e contrai as pupilas, na tentativa de voltar o organismo ao seu funcionamento basal.
Referencias: 
SILVA, C. T. V. Anatomia Humana Geral. Batatais: Claretiano, 2013
Disponível em: https://www.auladeanatomia.com/novosite/sistemas/sistema-nervoso/sn-periferico/nervos-cranianos/

Continue navegando