Buscar

Planejamento Organizacional: Definição de Missão, Visão, Valores e Negócio

Prévia do material em texto

PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
	Um ambiente organizacional é formado através de fatores internos e externos, advindos de dentro e de fora da organização, relevantes por afetar direta ou indiretamente o alcance dos resultados (CERTO; PETER, 1993). Após compreender o que é ambiente organizacional, planejamento pode ser definido por Chiavenato (2004) como sendo a primeira função administrativa, responsável por interpretar a missão organizacional, além de estabelecer os objetivos da organização. O planejamento também apresenta os meios para atingir estes objetivos com o máximo de eficiência e eficácia.
O processo de planejamento começa com uma missão formal que define o propósito básico da organização, especialmente para plateias de fora. A missão é a base para o nível estratégico (empresa) de metas e planos, o qual, por sua vez, modela o nível tático (divisional) e o nível operacional (departamental). Os alto-gerentes são geralmente responsáveis por estabelecer as metas e os planos estratégicos que refletem o compromisso para com a eficiência e a eficácia organizacional. As metas e os planos táticos são da responsabilidade dos gerentes médios, como os chefes das principais divisões ou unidades funcionais. O gerente de uma divisão formulará planos táticos, focando nas principais ações que esta precisa tomar para poder cumprir sua parte no plano estratégico estabelecido pela alta gerência (DAFT, 2005, p. 152).
	Um dos processos iniciais do planejamento organizacional é a definição da missão, sobre o tema, segundo Chiavenato (2010), a missão deve ter finalidade estratégica, ser a impulsionadora da empresa, além de ser facilmente compreendida pelas pessoas de fora da organização. “A missão deve traduzir a filosofia da organização, que é geralmente formulada por seus fundadores ou criadores através de seus comportamentos e ações (CHIAVENATO, 2010, p. 63-64). ”
	Já a visão da organização, é voltada para o que a empresa busca ser, como um planejamento para o que pretendem ser dentro de um período de tempo, determinando seu caminho futuro, e quais ações precisam ser tomadas para alcança-lo (ROCHA, 2009).
3. MATERIAIS E MÉTODOS
Figura 1: Missão, Visão, Valores e Negócio.
	Fonte: http://www.ergoss.com.br/2015/11/planejamento-organizacional/
Descrição: O objeto de estudo deste artigo é a simbologia da escolha da missão, visão, valores e negócio da organização. Para tanto, foi selecionado o modelo disponibilizado pelo site da ergoss, este, devido a ser detalhado de forma que facilita a compreensão do seu significado. Para iniciar um empreendimento é necessário que a organização defina o que é o negócio, ou seja o que fazemos, determinando os serviços que serão prestados ou os produtos que serão vendidos. Também se precisa definir a razão de existir da organização, que é a missão, seguida pelos valores, que é a bússola da empresa, o que a guiará para chegar até sua visão, definida como aonde a organização pretende chegar. Tudo isso unificado é o planejamento inicial de uma empresa.
	O artigo baseou-se em compreender, através de referenciais bibliográficos, o que é o planejamento organizacional, sua importância e de qual forma é realizado. Consonantemente a isso, buscou-se, através de uma figura, entender um dos primeiros processos do planejamento da organização, que é a definição do que é a missão, visão, valor e negócio. Sabendo que o planejamento organizacional é criado relacionando todos os fatores internos e externos, além da interpretação da missão organizacional, o artigo pressupõe o estudo da melhor forma de iniciar um empreendimento. Usou-se assim a ideia de que uma organização é baseada sem objetivos, metas e no seu real negócio, para isso precisa formular uma missão inicial, que norteará os demais passos. A missão é a razão de existir da organização, para o que, ou quem ela prestará serviço ou venderá produtos, com qual objetivo e que benefícios pretende com isso. Após definida a missão, a organização colocará seus valores, que é a bússola para compreender o que a empresa precisa e o que não tolera, são seus princípios. Precisa-se também compreender o negócio da organização, que se resume ao que a organização fará, se venderá produtos, prestará serviços, quais serão, de que maneira. Por fim, a organização precisa de uma visão, que é onde ela pretende chegar, para que então defina que de maneira chegará lá, em qual período de tempo. Formando a estratégia da organização, é possível que o empreendimento se torne sólido e saiba os passos necessários para alcançar o sucesso.
	A empresa RR DONNELELLEY, do setor gráfico, anunciou o fechamento das três unidades no Brasil, sendo duas em São Paulo e uma em Santa Catarina em Blumenau encerrou suas atividades, e cerca de 160 funcionários tiveram seus contratos reincididos somente em Blumenau. Como justificativa para seu fechamento, segundo os proprietários, a atividade deixou de ser rentável e chegaram a solicitar a autofalência. Visto o ocorrido, apresenta uma dificuldade em renovar a visão da organização, ou até mesmo a missão deixou de ser uma razão de existir suficiente para que a empresa se mantivesse no mercado. Para isso, não basta escolher a missão, visão, valores e negócio que sejam eficientes no início do empreendimento, é necessário que estes sejam revistos, para que norteiem a empresa da melhor forma possível, em todas as ocasiões e mudanças de mercado. Além da situação dos princípios, o planejamento organizacional da organização foi falho, onde a eficiência não ocorreu, pois, o planejamento precisa estar de acordo com o momento, com as situações do mercado, sendo reprogramado a todo momento.
REFERÊNCIAS
CERTO, S. C.; PETER, J. P. Análise do Ambiente. In: Administração Estratégica: Planejamento e Implantação da Estratégia. São Paulo: Makron Books, 1993.
CHIAVENATO, I. Administração nos Novos Tempos. São Paulo: Campus, 2004.
CHIAVENATO, I. Gestão de Pessoas. 3ª ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2010.
DAFT, R. L. Administração (Tradução: Robert Brian Taylor). São Paulo: Thomson Learning, 2006.
ERGOSS (Blog). Planejamento Organizacional. 2015. Disponível em: <http://www.ergoss.com.br/2015/11/planejamento-organizacional/> Acesso em: 15/10/2019.
NOVA FM. Empresa Têxtil de Blumenau Fecha as Portas. 2018. Disponível em: <https://www.fmnova.com.br/noticias/461-empresa-textil-de-blumenau-fecha-as-portas> Acesso em: 16/10/2019.
ROCHA, D. G. Gestão de Recursos Humanos na Administração Pública. Vitória: Universidade Cândido Mendes, 2009.

Continue navegando