Buscar

Avaliação II politicas educacionais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação II – políticas públicas
	1.
	"Como prática social que faz parte do contexto geral da sociedade, a educação assume diferentes modalidades, há uma educação não intencional e informal que se refere às influências do meio natural e social sobre o homem e interfere em sua relação com o meio social" (LIBÂNEO, 2012, p. 235-236). Sobre como compreender as modalidades de ensino, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Educação informal.
II- Educação não formal.
III- Educação formal.
(    ) É também chamada de não intencional, possuindo influências do meio social, humano, físico, ecológico, cultural, nas quais o homem encontra-se inserido.
(    ) É intencional e ocorre ou não em instâncias da educação escolar, com objetivos educacionais de maneira sistematizada e organizada.
(    ) É intencional, é pouco estruturada e sistematizada e ocorre fora da instituição escola.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LIBÂNEO, José Carlos (Org.). Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez. 2012.
	 a)
	I - III - II.
	 b)
	II - III - I.
	 c)
	II - I - III.
	 d)
	III - II - I.
	2.
	Com as mudanças ocorridas no mundo, o Brasil sofre com estas mudanças e necessita organizar-se para que sua economia e educação não permaneçam estagnadas. Se a economia vai bem, a educação e os demais setores também se desenvolvem. A educação é uma das que sofrem neste sentido. Sobre as mudanças exigidas da instituição, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Buscar a manutenção de sistema educacional, transformar o trabalhador em mero funcionário braçal, manutenção de um currículo fechado aos interesses administrativos da escola.
(    ) Buscam novo perfil de trabalhador, mais dinâmico e flexível em suas atividades, a escola deve adaptar-se aos interesses do mercado de trabalho, modificando os objetivos da escola.
(   ) Manutenção das práticas pedagógicas, desconsiderar o avanço tecnológico, manutenção de um trabalho docente descaracterizado com as novas tecnologias apresentadas na escola.
(    ) Determinar mudanças com as práticas escolares devido aos avanços tecnológicos conduz as escolas a alterarem seus valores e modificar a atitude do professor em seu trabalho.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	F - V - F - V.
	3.
	Ao falarmos da revolução informacional, deparamo-nos diretamente com aparelhos que estão presentes em nosso cotidiano. Em muitos casos, não podemos permanecer sem eles. Estas tecnologias estão atreladas "à menina dos olhos" desta revolução, que é a internet. Quanto à internet, esta tem que papel na revolução informacional. Analise as sentenças a seguir:
I- A internet interliga milhões de usuários a um imenso e crescente banco de informações.
II- A internet interliga as ligações dos telefones fixos e móveis somente da população brasileira.
III- A internet interliga milhões de pessoas, permitindo navegar pelo mundo através de computadores.
IV- A internet interliga pessoas do mundo inteiro e abre possibilidades de conhecer novas culturas.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença IV está correta.
	 b)
	As sentenças I, III e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	4.
	A educação brasileira está passando e continuará a passar por diversas mudanças em toda a sua esfera estrutural, que se movimenta para que possam ocorrer avanços relativos à melhoria do ensino-aprendizagem. Uma das mudanças ocorridas no Ensino Fundamental foi a mudanças de oito para nove anos de escolaridade. Muitas mudanças ocorreram no Ensino Fundamental. Sobre essas mudanças ocorridas na escola, analise as sentenças a seguir:
I- Manutenção do calendário de matrículas, manutenção do Projeto Político-Pedagógico, estudos desenvolvidos no âmbito do corpo docente.
II- Reorganização do calendário de matrículas, realinhamento do Projeto Político-Pedagógico da escola, inclusão da Educação infantil.
III- Participação da sociedade na busca de recursos financeiros, humanos e materiais, participação da família na formação do aluno.
IV- Formação continuada dos professores e a capacitação dos funcionários para receber o cliente da Educação Infantil, bom funcionamento da escola.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença III está correta.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	As sentenças II, III e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	5.
	Os jovens que terminam o Ensino Médio buscam em sua maioria uma preparação para continuar seus estudos nas universidades, dando continuidade à sua formação profissional. Para isso, o educando ao final do ano passa por uma avaliação nacional denominada ENEM - Exame Nacional do Ensino Médio. Qual o objetivo desse exame?
	 a)
	Avaliar o desempenho do educando ao final da escolaridade básica.
	 b)
	Classificar os educandos ao final do Ensino Médio, observando as cotas.
	 c)
	Identificar as dificuldades encontradas pelo educando no Ensino Médio.
	 d)
	Observar o trabalho desenvolvido pelos professores durante esses três anos de estudo.
	6.
	A organização do sistema de ensino de um país pode ser considerada em três grandes instâncias: o sistema de ensino como tal, as escolas e as salas de aula. As escolas situam-se entre as políticas educacionais, as diretrizes curriculares, as formas organizativas do sistema e as ações pedagógico-didáticas da sala de aula. A escola é assim, o espaço de realização tanto dos objetivos do sistema de ensino quanto dos objetivos de aprendizagem (LIBÂNEO, 2012). Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Na prática, significa que se não tivermos a escola e as salas de aula como referência, as análises realizadas de maneira crítica sobre as políticas educacionais e o sistema de ensino perdem forças.
PORQUE
II- Se os profissionais da educação não buscarem analisar de maneira analítica sua organização, estarão comprometendo todo um trabalho realizado, pois sem um trabalho de conjunto dos sistemas de ensino nacional e estadual, reduzirão sua eficácia.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LIBÂNEO, José Carlos (Org.). Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 10. ed. ver. e ampl. São Paulo: Cortez, 2012.
	 a)
	As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
	 b)
	A asserção I é uma proposição falsa, e a II é verdadeira.
	 c)
	A asserção II é uma proposição falsa, e a I é verdadeira.
	 d)
	Tanto a asserção I como a asserção II são proposições falsas.
	7.
	A Educação pré-escolar necessita ser resgatada mediante políticas públicas coerentes e diretrizes para este setor. Este é o desejo do atual Ministério da Educação. Sobre as diretrizes a serem desenvolvidas na educação pré-escolar, analise as opções a seguir:
I- Diretrizes gerais.
II- Diretrizes pedagógicas.
III- Diretrizes institucionais.
IV- Diretrizes de recursos humanos.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a opção I está correta.
	 b)
	As opções I, II e IV estão corretas.
	 c)
	Somente a opção II está correta.
	 d)
	As opções II e III estão corretas.
	8.
	Os artigos 43 a 57 tratam da Educação Superior e da estrutura e finalidades que esta promove com os estudantes que os procuram. Diversas são as finalidades da Educação Superior elencadas no artigo 43. Quais são essas finalidades?
	 a)
	Desconsiderar a ajuda e a troca de conhecimento ao outro; distanciamento entre universidade e população, visando à hierarquia existente.
	 b)
	Incentivar o trabalho de pesquisa e extensão; formar profissionais aptos ao campo do trabalho; comunicar o saber atravésdo ensino, de publicações ao mundo acadêmico.
	 c)
	Estimular o educando a não frequentar o Ensino Superior, formar diplomados sem capacidade para o setor profissional, desenvolver o espírito esportivo.
	 d)
	Estimular a manutenção dos problemas sociais e vincular seus estudos à sua individualidade e não ao coletivo; promover o homem egocêntrico.
	9.
	A globalização é um movimento que veio para ficar e influenciar diretamente cada um de nós. Este processo ou movimento chegou transformando a vida de todos e a economia de todos os países, os quais estão buscando modernizar-se. A educação de nosso país também está nesta caminhada. Sobre o conceito da palavra globalização, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A globalização é um movimento mundial, que busca a integração entre as nações através da economia, política.
(    ) A globalização é um movimento que determina o engessamento das economias mundiais.
(    ) A globalização trouxe as novas tecnologias e retirou o profissional da educação de seu posto.
(    ) A globalização auxilia no conhecimento do mundo e das novas culturas através das novas tecnologias.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - F - F - V.
	10.
	Nos artigo 23 e 24 da Lei de Diretrizes e Bases da Educação, encontramos além de outros componentes para o funcionamento da escola a frequência, que é obrigatória em todo o sistema educacional brasileiro. Esta frequência, para tornar-se real nas escolas, necessita que a instituição submeta-a a três condições. Com relação a essas condições, analise as sentenças a seguir:
I- O item frequência deverá estar presente no regimento interno da escola.
II- A frequência deverá obedecer às normas de cada sistema de ensino.
III- A frequência deverá ser de 65% em todo o ano letivo escolar.
IV- A frequência é de responsabilidade da escola e realizada continuamente.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença IV está correta.
	 d)
	As sentenças III e IV estão corretas.

Outros materiais