Buscar

Direito Constitucional avançado - avaliando aprendizado 3

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO CONSTITUCIONAL AVANÇADO   
	Acertos: 0,4 de 0,5
	21/10/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201910389929)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	São gratuitos os remédios constitucionais:
		
	
	Somente o Habeas Corpus
	
	Somente o Mandado de Segurança
	 
	O Habeas corpus e o Habeas data
	
	Somente o Habeas data
	
	O Mandado de segurança e o Habeas corpus
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201910420996)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Provas: VUNESP - 2017 - Prefeitura de Andradina - SP - Assistente Jurídico
No tocante à ação civil pública, é correta a seguinte afirmação:
	
	
	 a) É cabível ação civil pública para veicular pretensões que envolvam direitos coletivos que versem sobre tributos e contribuições previdenciárias.
	
	 d) A ação civil pública pode ter por objeto o cumprimento de obrigação de fazer ou não fazer, mas não pode ter por objeto a condenação em dinheiro.
 
	
	 b) Empresas públicas e sociedade de economia mista não têm legitimidade para propor ação civil pública.
 
	 
	 c) Os órgãos públicos legitimados poderão tomar dos interessados compromisso de ajustamento de sua conduta às exigências legais, mediante cominações, que terá eficácia de título executivo extrajudicial.
	
	 e) A ação civil pública será proposta no foro do domicílio do réu, cujo juízo terá competência funcional para processar e julgar a causa, se tornando prevento para todas as ações posteriormente intentadas que possuam a mesma causa de pedir ou o mesmo objeto.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201910539769)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Assinale a alternativa correta a respeito dos efeitos da declaração de inconstitucionalidade no controle abstrato de leis e atos normativos no direito brasileiro.
		
	
	O atual entendimento do Excelso Pretório brasileiro é no sentido de que a declaração de inconstitucionalidade não acarreta efeitos repristinatórios.
	
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Os efeitos da declaração de inconstitucionalidade em decisão do STF são, em regra, erga omnes, ex nunc e vinculantes.
	
	Por razões de segurança jurídica, o STF, por maioria absoluta de seus membros, pode restringir os efeitos da declaração de inconstitucionalidade.
	 
	A declaração de inconstitucionalidade pelo STF pode alcançar, inclusive, sentenças judiciais transitadas em julgado.
	
	
	4a Questão (Ref.:201910398093)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Liminar garante salvo-conduto a Caio Ticio de Mévio em depoimento à CPI dos Fundos de Pensão
A ministra CL, do Supremo Tribunal Federal (STF), deferiu liminar  que garante salvo-conduto ao ex-tesoureiro de determinado partido político, Caio Ticio de Mévio, durante depoimento a ser prestado  à CPI dos Fundos de Pensão na Câmara dos Deputados. 
Ao deferir a liminar, a ministra Cármen Lúcia assegurou a Caio Ticio de Mévio um salvo conduto irrestrito. 
Por outro lado, a Comissão Parlamentar de Inquérito é destinada a apurar indícios de aplicação incorreta dos recursos e de manipulação na gestão de fundos de previdência complementar de funcionários de estatais e servidores públicos, ocorridas entre 2003 e 2015, e que causaram prejuízos aos seus participantes. 
Segundo a relatora, a jurisprudência do STF "sedimentou-se no sentido de haver de ser garantido, no espaço e atuação das Comissões Parlamentares de Inquérito, a garantia constitucional contra a autoincriminação e, consequentemente, do direito ao silêncio quanto a perguntas cujas respostas possam resultar em autoincriminação do depoente". 
 
Diante desta situação, pode-se afirmar que a medida adotada por Caio Ticio de Mévio, popularmente conhecida como salvo-conduto, junto ao STF foi, em verdade:
		
	
	Mandado de Segurança, com pedido de liminar, para o fim de impedir que o depoente tivesse o seu direito líquido e certo ao silêncio violado enquanto prestasse seu depoimento.
	
	Habeas Data, visando dar condições do conhecimento de todos os dados que a CPI possuía quanto ao depoente. 
	 
	Habeas Corpus Preventivo, com pedido de liminar, com o fim de garantir os direitos e garantias individuais afetos à liberdade do indivíduo. 
	
	Mandado de Segurança com pedido de liminar, visando impedir qualquer ato que odenda direitos líquidos e certos do depoente;
	
	Habeas Corpus Repressivo, com pedido de Liminar, para reestabelecer o direito de ir e vir do depoente, já cerceado pela intimação da CPI.
	
	
	5a Questão (Ref.:201910420515)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Nos termos da Constituição Federal, dentre os legitimados ativos à propositura da ação direta de inconstitucionalidade e da ação declaratória de constitucionalidade, NÃO se encontra:
		
	 
	confederação sindical.
	
	a Mesa da Assembleia Legislativa.
	
	o Governador de Estado.
	 
	o Procurador-Geral de Justiça.
	
	entidade de classe de âmbito nacional.

Continue navegando