Buscar

Desafio Profissional (Economia e Teoria da Administração)

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
POLO TAGUATINGA/DF - BRASILIA
CURSO: CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA: TEORIA DA ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
CRISTIANO BARBOSA DA SILVA RA: 9918002131
FRANCISCO EMANUEL RAIMUNDO DOS SANTOS RA: 1299114873
JOELSON MENDES DE ANDRADE RA: 9918004704
DESAFIO PROFISSIONAL
TUTOR PRESENCIAL: NAIA GARGITTER
TAGUATINGA/DF 22/09/2015
INTRODUÇÃO
No Brasil e no mundo as empresas familiares são um tipo de organização que predomina no mercado, independente de seu porte. Algumas delas talvez nunca cresçam ao ponto de serem passadas para próximas gerações, ou serem passadas de gestão familiar para gestão profissional corporativa, mas muitas delas passaram ou passarão por este processo. Na grande maioria dos casos, a transição de gestão familiar para profissional é um dos pontos principais para a sobrevivência e continuidade da empresa, O objetivo deste trabalho é apresentar alternativas para o processo de sucessão da gestão da Indústria de Bebidas Pira, diagnosticando competências e habilidades para definir o perfil do profissional para condução de sua Diretoria Geral.
	
	
	
	
	Habilidade Individual - Saber fazer
	Conhecimento do Negócio – Saber
	
	
	Iran
	Paulo
	
	Iran
	Paulo
	
	Aplicar conhecimento
	-
	X
	KnowHow
	X
	-
	
	Visão global e sistêmica
	-
	X
	Aprender a Aprender
	X
	-
	
	Trabalho em equipe
	-
	-
	Ampliar Conhecimento
	-
	X
	
	Liderança
	X
	-
	Transmitir conhecimento
	-
	X
	
	Motivação
	X
	-
	Compartilhar conhecimento
	X
	X
	
	Comunicação
	X
	X
	
	
	
	
	
	
	
	Julgamento - Saber analisar
	
	Atitude - Saber fazer acontecer
	
	Iran
	Paulo
	
	
	Iran
	Paulo
	Avaliar a situação
	-
	X
	
	Atitude empreendedora
	-
	X
	Obter dados e informação
	X
	X
	
	Inovação
	X
	-
	Ter espírito critico
	X
	X
	
	Agente de Mudança
	X
	X
	Julgar os fatos
	X
	X
	
	Inovador
	X
	-
	Definir Prioridades
	-
	X
	
	Assumir riscos
	X
	-
	Ponderar com equilíbrio
	-
	X
	
	Foco e resultados
	X
	-
	
	
	
	
	Auto Realização
	-
	X
DIAGNÓSTICOS DE COMPETÊNCIAS
Legenda: (x) Competências e habilidades. (-) Deficiência de competência.
HABILIDADES DEFICITÁRIAS E PRECISAM SER APRIMORADOS
	Conhecimento do Negócio – Saber
	
	Iran
	Paulo
	Competências e habilidades deficitárias
	KnowHow
	X
	-
	Paulo não tem grande conhecimento do negócio.
	Aprender a Aprender
	X
	-
	Paulo não busca novos métodos mais eficientes.
	Ampliar Conhecimento
	-
	X
	Iran não tem paciência para ensinar e treinar.
	Transmitir conhecimento
	-
	X
	Iran e um generalista enquanto Paulo busca ser especialista
	Compartilhar conhecimento
	X
	X
	Ambos sempre buscam uma segunda opinião para garantir-se
	
	
	
	
	Habilidade Individual - Saber fazer
	
	Iran
	Paulo
	Competências e habilidades deficitárias
	Aplicar conhecimento
	-
	X
	Iran tem dificuldades de aplicar conhecimento.
	Visão global e sistêmica
	-
	X
	Iran tem pouco conhecimento global do mercado
	Trabalho em equipe
	-
	-
	Ambos têm dificuldade em trabalhar em equipe.
	Liderança
	X
	-
	Paulo não sabe liderar e ter empatia.
	Motivação
	X
	-
	Paulo tem baixo nível de capacidade de motivar seus colaboradores.
	Comunicação
	X
	X
	Ambos sabem comunicar-se bem com seus colaboradores.
	
	
	
	
	Julgamento - Saber analisar
	
	Iran
	Paulo
	Competências e habilidades deficitárias
	Avaliar a situação
	-
	X
	Ambos têm senso de urgência.
	Obter dados e informação
	X
	-
	Paulo tem visão mais encurtada da empresa.
	Ter espírito critico
	X
	X
	Iran e muito emocional e passional.
	Julgar os fatos
	-
	-
	Ambos agem intuitivamente e seguindo o "coração".
	Definir Prioridades
	-
	X
	Iran se descontrola emocionalmente.
	Ponderar com equilíbrio
	-
	X
	Ambos agem intuitivamente e seguindo o "coração".
	
	
	
	
	Atitude - Saber fazer acontecer
	
	Iran
	Paulo
	Competências e habilidades deficitárias
	Atitude empreendedora
	-
	X
	Iran não tem Atitude de empreendedor
	Inovação
	X
	X
	Paulo tem dificuldade com coisas novas.
	Agente de Mudança
	X
	X
	Ambos resistentes a mudanças.
	Inovador
	X
	-
	Iran tem medo de mudanças
	Assumir riscos
	X
	-
	Paulo e racional e assume menos riscos.
	Foco e resultados
	X
	-
	Paulo não busca a quantidade e sim qualidade, muitas vezes Prejudicando os resultados.
	Auto realização
	-
	X
	Iran fica entediado rapidamente com as situações.
Legenda: (x) Competências e habilidades. (-) Deficiência de competência.
ANÁLISE E JUSTIFICATIVA DE MUDANÇA DA EMPRESA
O mercado tem passado por diversas mudanças constantemente, e conseqüentemente a competitividade está cada dia mais acirrada. Desde sua fundação pelo Dr. João, a empresa tem conseguido a cada dia manter resultados significativos para manter-se nesse ramo. Todavia, o Dr. João vem administrando a empresa de forma empírica restringindo a empresa a um grau mediano, não atingindo seu pleno potencial. Vale salientar que ambos os filhos não possuem conhecimentos técnicos em administração o que levaria novamente a uma mesma administração outrora citado. Em relação à empresa, seu maquinário é novo, com boa manutenção e os colaboradores contam com ótimas instalações e ambiente de trabalho. Não obstante possui um modelo de gestão arcaica para tal negócio.
Tendo em vista o perfil de Paulo e Iran, encaremos da seguinte forma a sucessão da empresa. Ambos devem buscar conhecimentos técnicos para administrar a empresa de forma a buscar conhecimento na área para gerir/suprir as necessidades e desafios que advém. Paulo por sua vez tem uma natureza passional, tendo habilidade de relacionamento interpessoal, uma menor capacidade de assumir riscos, tendo uma visão micro do negócio deverá assumir um posto onde possa cuidar da Produtividade da empresa. Sendo que o Iran, por sua vez tem uma visão maior dos negócios da empresa, onde tem um foco em inovações, metas e está disposto a assumir os risco devidos, deve assumir um lugar na empresa onde possa transmitir tais conceitos para os demais colaboradores. 
Dada a conclusão que ambos os filhos do Dr. João nesse momento não se encontram aptos para a diretoria geral, sendo assim foi feito uma análise de currículos de possíveis administradores, dentro os quais se destacou o Eduardo Santos graduado em administração com especialização em Gestão Financeira, tendo uma vasta experiência no desenvolvimento de estratégias de mercado, auxiliando na definição, análise e cumprimento de metas. Concluímos, após entrevista com o mesmo, que para o cargo de diretor geral o Sr. Eduardo encontrasse apto para exercer tal função, tendo os requisitos necessários para obter uma ótima gestão nessa empresa que está buscando cada vez mais a ascensão no mercado.
DEFINIÇÃO DAS FUNÇÕES DE PAULO E IRAN
Para que ocorra um processo sucessório bem sucedido é preciso que haja um planejamento, pois o mesmo é um ponto mais que vital para a sobrevivência da empresa, sendo necessário o envolvimento de todos, tanto o sucedido, o sucessor, a família e a própria empresa.
	Doutor João deverá antes a sua saída definitiva da empresa dar um melhor suporte junto com consultoria externa para os filhos, deixando de forma bem clara se os filhos têm mesmo foco e prioridade à continuidade de atuação e desenvolvimento daquilo à que trabalha a empresa. Visto ao fato de que Paulo e Iran já apresentam inclusive conhecimento dos setores da empresa em geral, mas para diretor geral é necessário a eles mais conhecimento e capacitação para dar continuidade dos negócios da indústria de Bebidas. O processo de sucessão em uma empresa familiar pode ser muito complexo e confuso na vida de seu fundador ou até mesmo daquele que está sendo sucedido na geração seguinte tendo influência tanto a parte financeira dos negócios quanto lado emocional. 
	Devidoa tal fato evidenciado nas habilidades e competências tanto de Paulo quanto de Iran achamos por bem indicá-los em primeiro momento para o cargo de Diretor Comercial e Produção e Diretor financeiro. Os motivos pelos quais Paulo e Iran se encaixariam perfeitamente nesses cargos de suma importância dentro da empresa. Conforme vimos Paulo por sua vez tem uma natureza passional, tendo habilidade de relacionamento interpessoal, uma menor capacidade de assumir riscos, tendo uma visão micro do negócio deverá assumir um posto de Diretor Comercial e Produção. Iran ficará na função de Diretor financeiro, pois apresenta um ótimo grau em finanças, por sua vez tem uma visão maior dos negócios da empresa, e está disposto a assumir os riscos devidos, sabe definir Prioridades, e estar disposto a aprender novos conceitos em tecnologia e irá se especializar na área de finanças.
ORGANOGRAMA DA EMPRESA
Com a saída do Dr. João, a empresa Pira passará por transformações e mudanças. Paulo e Iran foram alocados em setores de diretoria, com isso foram criados novos setores para que a empresa consiga se manter competitiva no mercado. Paulo será responsável pela Diretoria Comercial e Produção nos quais estarão sobre sua supervisão os seguintes setores (gerencia industrial, gerencia administrativa, gerencia comercial e área de vendas).
Iran por sua vez será o Diretor Financeiro onde terá que supervisionar as seguintes áreas (contabilidade, contas a pagar a receber, tesouraria e área de recursos humanos) A consultoria prestada na empresa Pira foi fundamental para identificar que mudanças serão de suma importância para o crescimento da organização, identificamos cada qualidade e defeito dos filhos de Dr. João e distribuímos de maneira que sua produtividade traga benefícios à nova gestão.
Deve haver pessoas habilitadas para atender fornecedores, funcionários para pagar as contas, pessoas específicas para a contratação de novos empregados, colaboradores que possam definir os preços de produtos e serviços ou que possam se dedicar ao marketing. Em resumo, é preciso delegar as responsabilidades. Para isso é fundamental definir e separar os departamentos da empresa.
Em cada função devidamente atribuída a Paulo e Iran, se nota que usamos as maiores qualidades de cada um para exercer de forma exemplar a qualidade, ponderando que para isso foi criado setores e contratado novos funcionários para esses novos cargos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Oliveira (2010, p.4). Disponível em: Acesso em: 30 set. 2013
FTP://FTP. fapa.com. BR/Sandra_stival/AULA_MBA_-_ALUNOS. PPT. Disponível em: Acesso em: 30 set. 2013
Revista Incorporativa. Disponível em: Acesso em: 30 set. 2013
LEWIN, Kurt. Experimentos com espaço social: problemas de dinâmica de grupo. São Paulo: Cultrix, 1970.
JUNG, C. G. Tipos psicológicos. Petrópolis: Vozes, 1991.
GARRIDO, Lorraine Rodrigues. Competências e habilidades gerenciais necessárias ao ambiente em mutação. 2000. 239 f.
Dissertação (Mestrado em Administração) - Curso de Pós-graduação em Administração, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. DISPONÍVEL EM: http://www.ced.ufsc.br/~ursula/papers/habilidades.html, acesso 30/09/2013

Continue navegando