Buscar

fayol

Prévia do material em texto

ESCOLA PROFISSIONAL NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
Introdução
Fayol considerava a empresa como sistema racional de regras e autoridades que justifica sua existência na medida em que atende ao objetivo primário de fornecer valor, na forma de bens e serviços, a seus consumidores. A utilização de um modelo específico para aperfeiçoar as atividades gerenciais foi espelhado em atividades desenvolvidas na empresa onde trabalhou por mais de 30 anos, conseguindo mudar o quadro de empresa sem lucro, para bem sucedida, ao longo do seu trabalho e com a implantação do seu modelo. 
O modelo criado por Henri Fayol pode ser utilizado até os dias atuais em empresas de qualquer seguimento. Ao analisar a lista de deveres de gerentes nos deparamos com vários tens que, seguidos corretamente, melhorariam e muito as organizações e suas gerencias.
Vida
Jules Henri Fayol, nascido em Istambul em 29-07-1841, filho de pais franceses. Seu pai, André Fayol, um contramestre em metalurgia. Casou-se com Adélaide Saulé e teve três filhos, Marie Henriette, Madaleine e Henri Joseph, este sempre hostil as ideias do pai.
Formado em engenharia de Minas em St. Etienne, aos 19 anos, passou a trabalhar em uma empresa de minas, metalúrgica e carbonífera, onde desenvolveu sua carreira de engenheiro administrador e como teórico de gestão. Foi considerado o primeiro pensador da gestão e o pai da ideia da organização estrutural das empresas por funções. Vivendo as consequências da Revolução Industrial, tornou-se Gerente de Minas aos 25 anos.
Fayol, foi um dos teóricos clássicos da Ciência da Administração, foi fundador da Teoria Clássica da Administração e autor de Administração Industrial Geral.
Criou o Centro de Estudos Administrativos, onde semanalmente reuniam-se pessoas interessadas na administração de negócios comerciais, industriais e governamentais, contribuindo para a difusão das doutrinas administrativas. Entre seus seguidores estavam alguns nomes como: Luther Guilick, James D. Mooney, Oliver Sheldon e Lyndal F. Urwick.
Fayol direcionou seu trabalho para empresa como um todo, procurando cuidar da empresa de cima para baixo, ao contrário das ideias adotadas por Taylor e Ford. Juntamente com estes, Fayol, são considerados os pioneiros da administração.
Sua visão diferente de Taylor (trabalhador) e Ford (dono), foi a de Gerente Diretor. Em 1888, aos 47 anos, assumiu a direção geral da mineradora de carvão francesa COMMENTRY-FOURCHAMBAULT-DECAZEVILLE, que estava em falência. Reestabeleceu a saúde econômica financeira da empresa. Após seus 58 anos de estudos, pesquisa e observação, reuniu suas teorias na obra ADMINISTRAÇÃO INDSUTRIAL GERAL, em 1916.
Fayol sempre afirmava que seu êxito se dava não só as qualidades pessoais, mas aos métodos que empregava. Aposentou-se deixando a empresa dentro de uma situação de notável estabilidade. Ele empregou seus anos de aposentado para demonstrar as consequências satisfatórias da previsão cientifica e métodos adequados de gerencia.
Fayol menciona a flexibilidade administrativa, calcada também na experiência e conhecimentos tácitos, em detrimento de saberes teóricos e posturas rígidas no planejamento e execução do trabalho
Faleceu em Paris, 19-11-1925.
Ainda hoje temos algumas empresas que utilizam as teorias administrativas, tanto de Fayol como as de Taylor.
Teoria Clássica
A Teoria Clássica da Administração idealizada por Henri Fayol. Caracteriza-se pela ênfase na estrutura organizacional, visão do Homem Econômico e busca da máxima eficiência. Paralelamente aos estudos de Frederick Winslow Taylor, Henri Fayol defendia princípios semelhantes na Europa, baseado em sua experiência na alta administração. Os seguidores da Administração Científica só deixaram de ignorar a obra de Fayol quando a mesma foi publicada nos Estados Unidos. Princípios Básicos - Fayol relacionou 14 princípios básicos que podem ser estudados de forma complementar aos de Taylor:
1- Divisão do trabalho - Especialização dos funcionários desde o topo da hierarquia até os operários da fábrica, assim, favorecendo a eficiência da produção aumentando a produtividade.
2- Autoridade e responsabilidade - Autoridade é o direito dos superiores darem ordens que teoricamente serão obedecidas. Responsabilidade é a contrapartida da autoridade.
3- Unidade de comando - Um funcionário deve receber ordens de apenas um chefe, evitando contraordens.
4- Unidade de direção - O controle único é possibilitado com a aplicação de um plano para grupo de atividades com os mesmos objetivos.
5-Disciplina - Necessidade de estabelecer regras de conduta e de trabalho válidas para todos os funcionários. A ausência de disciplina gera o caos na organização.
6-Prevalência dos interesses gerais - Os interesses gerais da organização devem prevalecer sobre os interesses individuais.
7-Remuneração - Deve ser suficiente para garantir a satisfação dos funcionários e da própria organização.
8-Centralização - As atividades vitais da organização e sua autoridade devem ser centralizadas.
9-Hierarquia - Defesa incondicional da estrutura hierárquica, respeitando à risca uma linha de autoridade fixa.
10-Ordem - Deve ser mantida em toda organização, preservando um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar.
11-Equidade - A justiça deve prevalecer em toda organização, justificando a lealdade e a devoção de cada funcionário à empresa.
12-Estabilidade dos funcionários - Uma rotatividade alta tem consequências negativas sobre desempenho da empresa e o moral dos funcionários.
13-Iniciativa - Deve ser entendida como a capacidade de estabelecer um plano e cumpri-lo.
14-Espírito de equipe - O trabalho deve ser conjunto, facilitado pela comunicação dentro da equipe. Os integrantes de um mesmo grupo precisam ter consciência de classe, para que defendam seus propósitos.
Com relação à melhoria da gerência, Fayol acreditava que uma empresa deveria ser dividida em atividades, são elas:
Técnica: Produção e manufatura
Comercial: Compra, venda e troca.
Financeira: Procura e utilização de capital
Segurança: Proteção da propriedade e das pessoas
Contabilidade: Registro de estoques, balanços, estatísticas e etc.
Administração: Planejamento, organização, comando, coordenação e controle.
Ele também acabou sugerindo que esta ultima função era a mais importante em um uma empresa. Assim acabou por definir cada um de seus componentes da seguinte maneira:
(POCCC)
Planejamento: Traçar planos e examinar o futuro
Organização: Montagem da estrutura humana e material
Comando: Manutenção da atividade da empresa
Coordenação: Harmonia entre atividade e esforço
Controle: Cuidados tomados para a realização do plano traçado
Pensamentos de Henri Fayol
“Administrar significa olhar à frente.”
“A primeira condição inerente ao chefe de uma grande empresa é a de ser bom administrador.”
“A harmonia e a união das pessoas de uma empresa são grande fonte de vitalidade para ela. É necessário, pois, realizar esforços para estabelecê-la.”
“Dirigir é conduzir a empresa, tendo em vista os fins visados, procurando obter as maiores vantagens possíveis de todos os recursos de que ela dispõe.”
“Controlar é velar para que tudo ocorra de acordo com as regras estabelecidas e as ordens dadas.”
“Coordenar é ligar, unir e harmonizar todos os atos e todos os reforços.”
“Organizar é constituir o duplo organismo, material e social, da empresa.”
“Prever é perscrutar o futuro e traçar o programa de ação.”
“Administrar é prever, organizar, comandar, coordenar e controlar.”
Conclusão
Sem dúvida alguma, Henri Fayol, como fundador da Teoria Clássica da Administração e autor de Administração Industrial Geral foi um grande contribuidor para a administração que temos e usamos nas nossas empresas até os dias de hoje. Sua ênfase na organização empresarial baseada nas regras é algo extremamente importante que faz com que uma empresa que siga seus princípios tenha grande sucesso no seu trabalho em geral.
Bibliografia
http://www.administradores.com.br/frases/henri-fayol/ 
http://www.revista.inf.br/adm05/pages/resenhas/resenha03.htmhttp://www.artigonal.com/administracao-artigos/um-pouco-sobre-henri-fayol-661666.html 
http://diariodoadministrador.blogspot.com.br/2008/10/teoria-clssica-da-administrao-segundo.html
http://www.ebah.com.br/content/ABAAAAt7kAF/fayol-processo-administracao 
3

Continue navegando