Buscar

questões democráticas e métodos de ensino

Prévia do material em texto

KELVIN DANTAS DO E. SANTO – 8061810
PORTFÓLIO
3° ciclo
					
 Centro Universitário Claretiano
Licenciatura em Educação Física
Fundamentos e Métodos da Gestão Escolar
Tutora: Regina Célia Aragão da Silva 
 São José dos Campos
2019
 Questões 
O que se pode observar quanto a questão da Democracia e da qualidade do ensino? Qual a visão dos educadores? Quais os pontos levantados e discutidos por eles em que a democracia estava presente e são importantes a partir do universo escolar? Faça uma análise pessoal, a partir do texto “Teoria versus Pratica”, em que duas .
visões de chocam: uma, a dos educadores frente a realidade de seu cotidiano escolar; outra, a dos teóricos, que pregam novas reflexões a partir de seus estudos acadêmicos
 Respostas 
A questão da democracia em relação a qualidade de ensino, sempre estará em paralelo com a situação do país independente do período, ou seja, a gestão escolar sempre estará a mercê das políticas educacionais compreendidas pelo estado. Deste modo, os educadores precisam estar aptos através da formação continuada para dar base na resolução das problemáticas que se alimentam da carência na qualidade de ensino, e, além disso, é imprescindível que a escola não esteja  apenas condicionada a  corresponder as estatísticas do sistema educacional capitalista, logo, é preciso que ela esteja engajada num processo de qualificar os educandos na sua formação moral, ética e intelectual. Sendo assim, este, o caso da qualificação profissional muito importante para  um trabalho bem feito, desenvolvido com base num ensino de qualidade e democrático.
A visão dos educadores mediante os processos de ensino pode limitar-se ao contexto em que se desenvolve a realidade. Não obstante, o aluno por vezes está desmotivado e enfrenta condições difíceis em casa, assim, não se torna fácil para o professor motivá-lo a pensar de maneira crítica, ou instigar a vontade de aprender nele. Além disso, as condições materiais, por vezes, são precárias e implicam na improvisação dos profissionais, que lutam para suprir as necessidades de seus alunos com aquilo que possuem. Isto posto, ainda tem-se que a condição dos teóricos que pregam as reflexões a partir de estudos acadêmicos, por vezes não incluem em suas pesquisas bibliográficas as experiências empíricas pelas quais os educadores passam, o que torna inviável a prática da teoria em determinadas realidades do ensino.
Referencias
PARO, V. H. Gestão escolar, democracia e qualidade do ensino. São Paulo, Ática, 2007. Capítulos 1 e 2.
GAIA, C.; FERREIRA, E. R. A. Fundamentos e métodos da gestão escolar. Batatais: Claretiano, 2013. Unidade 3.

Continue navegando