Buscar

questão aberta


Prévia do material em texto

Com base nos textos apresentados, redija um texto dissertativo, de no máximo quinze linhas, posicionando-se a respeito do Programa Bolsa Família como parte de uma política pública de melhoria da distribuição de renda. Seu texto deve abordar os seguintes aspectos:
 Eficácia do Programa na melhoria das condições socioeconômicas dos cidadãos brasileiros.
 Geração de empregos.
 Emancipação das famílias abrangidas pelo Programa.
 Políticas públicas, limitação de recursos e possibilidades de continuidade do Programa no futuro.
R: A família beneficiária do programa, ganha não somente uma renda para o sustento da família, mas também dignidade, pois, com o recurso, que muitas vezes é pouco, auxilia na manutenção da casa, na criação dos filhos, na alimentação regular e diária. Possibilitando que a família dignamente continue em busca de dias melhores.
O benefício é necessário, pois não existe uma geração de trabalho suficiente a atingir todas as famílias, e em razão da baixa qualificação dessas pessoas se torna muito mais difícil conseguir um trabalho. O benefício também pode trazer meios para geração de renda, um exemplo disso não pessoas que recebem, participam de cursos disponibilizados pelo governo, para aprender fazer salgados, pães, doces e com os recursos e o aprendizado se utilizam de tudo isso e conseguem gerar uma renda extra. 
As famílias ganham liberdade com a concessão do benefício, pois com o valor, a capacidade de compra aumenta, não necessitando assim de uma busca com outros familiares de recursos financeiros ou alimentares para a sobrevivência. 
As políticas públicas precisam ser geridas e atingir os mais necessitados, limitar esses recursos fará com que uma parte da população mais pobre e necessitada não consiga sobreviver com dignidade. A continuidade precisa sim ser avaliada para que não existam pessoas utilizando o programa de forma ilícita, com uma fiscalização mais rígida, uma integração maior do sistema, com cruzamento de dados que forneçam informações capazes de dar subsídios aos agentes públicos de forma a não utilizar apenas a aparência ou as informações fornecidas pelas famílias que pleiteiam o benefício, mas dados concretos e verdadeiros.

Mais conteúdos dessa disciplina