Buscar

Resumo da mediação

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

SESSÃO DE ABERTURA
	Bom dia a todos
	Sejam muito bem-vindos a nossa sessão de mediação
	Quero primeiramente agradecer a vocês pela disponibilidade de participarem desta sessão de mediação.
	Eu me chamo Ana Paula, sou a mediadora, esse daqui é o nosso comediador ___________________________________
	Para que possamos nos apresentar eu gostaria de confirmar o nome de vocês (primeiro as partes e depois seus advogados)
	Como preferem ser chamados, se pelo nome mesmo
	Agradece a presença dos advogados 
	É fundamental explicarmos nesse primeiro momento que não estamos aqui na condição de juiz, não vamos fazer nenhum tipo de julgamento, na verdade estamos aqui na função de facilitar o diálogo entre vocês.
	Alguém já teve a oportunidade de participar de uma sessão de mediação?
	A mediação tem algumas características e uma delas é a informalidade e tem também a perspectiva de proporcionar a retomada do diálogo ou facilitar essa relação entre as partes.
	Gostaria de informar que tudo que for tratado aqui é totalmente confidencial e não sairá desta sala, por isso mesmo nós não podemos servir de testemunhas em função do que foi tratado aqui, a não ser que evidentemente haja a notícia de um crime que nos obrigue então a fazer uma comunicação.
	Informar a previsão de tempo que será a mediação e perguntar se as partes têm disponibilidade para permanecer
	Como mediadores também podemos detectar a necessidade de convidá-los a fazer uma sessão individual para que possamos conversar separadamente, junto com seus advogados, para esclarecer alguns pontos que nós não tenhamos compreendido muito bem ou que se faça necessário por algum constrangimento de falar alguma coisa na frente da outra pessoa.
	“Para que possamos realizar seus interesses de forma eficiente durante o processo de mediação, peço-lhes que cada um respeite a vez do outro falar. Caso queiram comentar algo em relação a alguma fala, peço que anotem nessa folha de papel que se encontra à mesa. Assim, todos terão também a sua oportunidade de se manifestar – e da mesma forma serão ouvidos”.
	Na mediação nós inciamos normalmente com a pessoa que solicitou a mediação, então nas sessões individuais iniciaremos com a outra parte, a que foi solicitada a comparecer. Está tudo bem?
OITIVA DAS PARTES
	Coleta de informações: você poderia por gentileza nos contar o que a trouxe até aqui? 
	Então, encerramos neste momento a etapa de coleta de informações e a gora vamos passar para uma etapa também muito importante da mediação que é o que chamamos de resumo, só para saber se conseguimos ter um entendimento correto das suas exposições.
	Bom, pelo que entedi, --------------( Conta os fatos que entendeu)
SESSÃO INDIVIDUAL
	Então, me parece que nesse momento é bastante oportuno nós realizarmos a sessão individual como nós falamos na sessão de abertura, que era a possibilidade de ouvi-los separadamente. (Pergunta ao comediador o que ele acha)
	Informa que quem começará é a parte contrária e pede para a outra parte aguardar lá fora e informa que usará o mesmo tempo para os dois.
	Fazer a inversão de papéis (colocar um no lugar do outro)
	Na sessão individual sempre agradecer as partes que entrarem após a espera, agradecer por terem esperado e frisar que sempre o tempo demora a passar para quem está lá fora.
	Tentar formalizar algum tipo de acordo sempre deixando que as próprias partes direcionem o acordo
	Perguntar se pode expor para outra parte o que foi conversado 
SESSÃO CONJUNTA NOVAMENTE
	Expor todas as insatisfações de ambas as partes

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando