Buscar

EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO
Segundo Timmons (1994), “O Empreendedorismo é uma revolução silenciosa, que será para o Século XXI mais do que a Revolução Industrial foi para o Século XX”.
Empreendedorismo significa fazer algo novo, diferente, mudar a situação atual e buscar, de forma incessante, novas oportunidades de negócio, tendo como foco a inovação e a criação de valor. As definições para empreendedorismo são varias, mas sua essência se resume em fazer diferente, empregar os recursos disponíveis de forma criativa, assumir riscos calculados, buscar oportunidades e inovar. Para Stevenson, empreendedorismo é o processo de criação de valor, através da utilização dos recursos de forma diferente, buscando explorar uma oportunidade. Segundo Morris & Kuratko, a definição de empreendedorismo possui quatro componentes principais: 
1. Processos: Podem ser gerenciados, subdivididos em partes menores e que podem ser aplicados a qualquer contexto organizacional. 
2. Criação de valor os empreendedores geralmente criam algo novo onde não havia antes. Esse valor é criado dentro das empresas e no mercado.
3. Recursos, ou seja, empreendedores que utilizam recursos disponíveis de forma singular, única, e criativa. 
4. Oportunidade. Empreendedorismo é dirigido à identificação, avaliação e captura de oportunidades de negócios. 
O empreendedorismo corporativo deve surgir dentro da empresa como uma nova filosofia de trabalho, capaz de fomentar a iniciativa de tal maneira que alguns talentos identificados dentro da corporação venham a propor novas idéias, novos negócios ou serviços e novos processos.
O termo empreendedorismo corporativo ainda não é um termo sedimentado. Algumas linhas de pesquisa preferem chamar de empreendedorismo intra corporativo.
O Empreendedor Corporativo tem ficado em evidencia nos últimos anos, devido à necessidade das grandes organizações de se renovar, inovar e criar novos negócios. São geralmente executivos muito competentes, com capacidade gerencial e conhecimento de ferramentas administrativas.
Os empreendedores trabalham nos resultados para crescer no mundo corporativo.
Assumem riscos e tem o desafio de lidar com a falta de autonomia, já que nunca terão o caminho 100% livre para agir. São hábeis comunicadores e vendedores de suas idéias. Desenvolvem seu networking dentro e fora da organização. Convencem as pessoas a fazerem parte de seu time, mas sabem reconhecer o empenho da equipe. Sabem se autopromover , são ambiciosos.
Não se contentam em ganhar o que ganham e adoram planos com metas ousadas e recompensas variáveis. Se saírem da corporação para criar o próprio negócio pode ter problemas no inicio, já que estão acostumados com as regalias e o acesso a recursos do mundo corporativo.
Empreendedorismo corporativo, de acordo com Dornelas (2003) é o processo pelo qual um indivíduo ou um grupo de indivíduos, associados a uma organização existente, criam uma nova organização ou instigam a renovação ou inovação dentro da organização existente.
Segundo Burgelman (1983) “Empreendedorismo corporativo refere-se ao processo pelo qual as empresas se envolvem na diversificação através de desenvolvimentos internos. Tal diversificação requer combinações de novos recursos para ampliar a ação da empresa a outras áreas, ou mesmo às suas atuais áreas, de atuação, correspondendo ao conjunto de oportunidades que a empresa está buscando.” Autores: Chung & Gibbons (1997) “Empreendedorismo corporativo é um processo de organização que visa à transformação de idéias individuais em ações coletivas através do gerenciamento das incertezas.” Autores: Covin & Slevin (1991) “Empreendedorismo corporativo envolve a extensão do domínio de competência da empresa e corresponde a um conjunto de oportunidades através da combinação de novos recursos gerados internamente na organização.” (Citando Burgelman, 1984). Autores: Guth & Ginsberg (1990) “Empreendedorismo corporativo envolve dois tipos de fenômenos e de processos que os cercam: 1) o nascimento de novos negócios dentro de organizações existentes, isto é, inovações internas; e 2) a transformação das organizações através da renovação das áreas-chave sobre as quais a empresa é sustentada, ou seja, renovação estratégica.” Autores: Jennings & Lumpkin (1989) “Empreendedorismo corporativo é definido como a extensão do desenvolvimento de novos produtos e/ou novos mercados. Uma organização é empreendedora se ela desenvolve um
número maior que a média de novos produtos ou mercados.” Autor: Schendel (1990) “Empreendedorismo corporativo envolve a noção de nascimento de um novo negócio dentro de um negócio em atividade e, ainda, a transformação de um negócio estagnado, que necessita ser reformulado e renascer.” Autores: Spann, Adams, & Wortman (1988) “Empreendedorismo corporativo é o estabelecimento de uma organização separada (geralmente na forma de uma nova área, unidade de negócios estratégica, divisão, subsidiária) para a introdução de um novo produto ou serviço, ou criando um novo mercado ou, ainda, utilizando uma nova tecnologia.” 
SUBSISTEMA DE RH ESCOLHIDO COMO APOIO PARA A PRÁTICA DO EMPREENDEDORISMO CORPORATIVO. 
Treinamento e Desenvolvimento
Através do treinamento e desenvolvimento para nossos colaboradores do Hotel Golden Star eles estarão aptos a assimilar as situações e proporcionar as soluções dentro da empresa.
Focar nos resultados, enxergar objetivos e ações de forma sistêmica, ter ousadia para enfrentar desafios e fazer acontecer, são os principais traços de um comportamento empreendedor e que fazem toda a diferença no ambiente corporativo.
O Hotel Golden Star tem uma vivência transformadora que, segundo depoimentos e pesquisas feitas dentro da empresa abrem novos desafios variam formas de pensar e maneiras de agir através de nossos treinamentos corporativos.
Os principais resultados dos colaboradores através do programa de treinamento dentro da nossa empresa: É Pró - atividade frente a novos desafios, Otimização do tempo, Motivação para a Realização, Assertividade, Abertura para mudanças, Equipes integradas e motivadas, Visão sistêmica,   Foco em resultados e Pessoas comprometidas com as metas.
INOVAÇÃO E CRIATIVIDADE APLICADAS PELO EMPREENDEDOR CORPORATIVO DE RH
 
Como informado anteriormente, as competências adotadas pelo subsistema de treinamento e desenvolvimento é do treinamento para nossos colaboradores, e desenvolver suas criatividades e competências fazer com que eles se tornem mais produtivos eficientes eficazes no que faz dentro do Hotel Golden Star.
Temos o objetivo de implantar a Inovação e a Criatividade empreendedora dentro deste subsistema, implantamos a Universidade Corporativa Golden Star. 
O objetivo é de todos os colaboradores fazerem cursos gratuitos durante 1 mês ficarão dentro da Universidade farão cursos e terão tudo de bom e do melhor, sala para descanso na hora do almoço com jogos, piscinas quadras esportivas e poderá levar suas famílias que poderão usufruir desses benefícios comes e bebes a vontade por conta do Hotel Goldem Star, poderão usufruir, mas não podendo prejudicar o desempenho do curso de seu ente, a família do colaborador não poderá ter acesso ao curso somente aos benefícios oferecidos pelo hotel. Com estes cursos e com certificados os colaboradores do Hotel Golden Star terá crescimento profissional, antes era um subsistema reservado apenas para o RH, agora passa a ser mais aberto para todos colaboradores da empresa para que eles possam criar expectativas de um futuro profissional melhor em seu plano de carreira e com isso será bom para a organização e para todos os colaboradores. 
Fazemos com que os funcionários tenham prazer em fazer parte da nossa equipe.
Terá os seguintes cursos na Universidade Corporativa segue a grade abaixo:
Treinamento e desenvolvimento, Gestão de carreira, Recrutamento e seleção, Cargos e salários, Descrição de cargos, Beneficio social, Ética, Política de remuneração, Avaliação de desempenho, Administração de pessoal, Direito e cidadania, Todos estes cursoso colaborador terá um estagio durante seis meses poderá fazer dois cursos por colaborador com os dois estágios dentro das áreas do hotel recebendo o seu salário fixo normalmente e com este estagio terá oportunidade de crescimento profissional mais rápido garantindo seu plano de carreira durante pouco tempo. |
RISCOS ASSUMIDOS PELA PRÁTICA DA INOVAÇÃO E
CRIATIVIDADE
Os riscos que serão assumidos pela a Universidade Corporativa serão os custos para contratar profissionais aptos para desenvolver o treinamento, o espaço que foi comprado, comes e bebes e lazer; e nem todos os colaboradores da organização ter o desempenho e interesse em fazer estes cursos, no caso se não tiver bom aproveitamento o risco será que a empresa terá prejuízo e os colaboradores não iriam aproveitar este beneficio de qualificação profissional e não terão novos desafios de trabalho dentro da empresa, com este curso tendo sucesso não precisamos contratar profissionais de fora (colaboradores externos), que o custo será muito maior e prejuízos dentro do patrimônio da empresa.
RERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando idéias em negócios. Rio de Janeiro: Campus, 2001.
BOM ANGELO, Eduardo. Empreendedor Corporativo: a nova postura de quem faz a diferença. Rio de Janeiro: Campus, 2003.
DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo corporativo: como ser empreendedor, inovar e se diferenciar na sua empresa. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.

Continue navegando