Buscar

Portifólio 1° Semestre (2)

Prévia do material em texto

9
Sistema de Ensino Presencial Conectado
LOGÍSTICA 1º SEMESTRE
duilio pereira marques junior
helio evangelista de aquino
gilmar lucas gonsalves
marta barbosa
Abertura de uma empresa de calçados sustentaveis
BRASILIA 
2019
duilio pereira marques junior
helio evangelista de aquino
gimar lucas gonsalves
marta barbosa
Abertura de uma empresa de calçados sustentaveis 
Trabalho apresentado em requisito a produção textual em grupo referente ao 1º semestre, Portfólio para as disciplinas de:
Empreendedorismo
Prof.ª Indiara Beltrame
Homem, Cultura e Sociedade
Prof. Marcio Gutuzo Saviani
Gestão de Projetos 
Prof.ª Alessandra Petrechi de Oliveira
Legislação Social e Trabalhista
Prof. Janaina Carla da Silva Vargas Testa
Modelos de Gestão 
Prof. Henry Tetsuji Nonaka
Da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR
 
Brasília 
2019
SUMÁRIO
1	INTRODUÇÃO	3
2	DESENVOLVIMENTO	4
2.1	EMPREENDEDORISMO	4
2.2	GESTÂO DE PROJETOS	6
2.3	HOMEM, SOCIEDADE E CULTURA 	8
2.4	MODELOS DE GESTÃO	9
2.5	LEGISLAÇÃO SOCIAL E TRABALHISTA	10
3	CONCLUSÃO	13
4	REFERÊNCIAS	14
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho em grupo trata-se de uma produção textual como objetivo a abertura de uma empresa de calçados sustentáveis e por objetivo geral desenvolver uma coleção de calçados, buscando atingir o seguimento do mercado sustentável. Os objetivos específicos é pesquisar e analisar os desejos do público alvo para conseguir informações que ajude no desenvolvimento de novos produtos, analisando os produtos existentes no mercado para pode obter exclusividade. 
Serão definidos os seguintes temas: Empreendedorismo, Homem, Cultura e Sociedade, Gestão de Projetos, Legislação Social Trabalhista, e Modelos de Gestão. Nota-se que para um investimento em um determinado negócio é necessário que a empresa tenha uma proposta criativa e inovadora de produto ou serviço, que seja compatível com os desejos e necessidades dos seus futuros clientes.
 A capacidade de inovar fez-se um dos fatores mais relevantes na definição da competitividade das empresas em geral, os problemas que as empresas enfrentam envolvem cada vez mais as tomadas de decisões. Nesse caso a empresa lida com uma extensa variedade de parâmetros incluindo forma, características, desempenho, conformidade, durabilidade, facilidade de reparo e estilo. ( KOTLER, 2006,p. 370 )
A escolha por produtos sustentáveis se deu ao perceber que o setor de calçados está visualizando maneiras diferentes para competir, trabalhando com foco na sustentabilidade, além de preços baixos, volume de produção, pensando na versatilidade produtiva, qualidade, diversidade de modelos e inovação. 
Ao longo do trabalho estará sendo apresentado um modelo de negócio, declaração de Escopo, será apresentado a Legislação Social e Trabalhista e o Impacto positivo e negativo que uma empresa de calçados poderá provocar em uma comunidade local.
DESENVOLVIMENTO
2.1	empreendedorismo 
O termo surgiu no século VII na França como entrepenuer, entretanto chegou ao Brasil nos anos 90, nessa época a quantidade de empreendedores ultrapassava os cinco milhões que geravam emprego e renda movimentando a economia do país. Atualmente surgem inúmeros novos negócios em todas as áreas e setores, colocar em pratica diferentes ideias e inovar, aumenta cada vez mais as chances de se torna empreendedor.
O empreendedor são aquelas pessoas que tem visão aguçada para o problema da sociedade, visando sempre a melhor forma de resolvê-lo com uma perspectiva diferente em termo de inovação como resultado final. Alguém que sai do seu lugar comum e produz algo novo, que ainda não exista no mercado usando sua criatividade transformando uma ideia em algo concreto. 
Para a abertura da empresa de calçados sustentáveis foi elaborado um modelo de negócios de acordo com o Modelo Canvas. O termo canvas ou quadro de negócios foi criado por Alexander Osterwalder, ele acreditava que apenas palavras não eram suficientes para compartilhar o modelo de negócios. Seria necessário ter uma forma visual para esboça-lo, quando se começa a desenhar o modelo à linguagem se torna mais clara.O canvas é composto por 9 blocos que se referem a:
Principais Parceiros: As alianças que complementam os outros aspectos do modelo de negócios.
Atividades Principais: As atividades necessárias para executar um modelo de negócio da empresa.
Recursos Principais: Os recursos que são necessários para criar valor para o cliente.
Proposta de Valor: Os produtos e serviços oferecidos pelo negócio, diferenciais competitivos, ou seja, a forma com que a empresa se diferencia dos seus concorrentes.
Relação com os Clientes: Forma com que a empresa realiza a gestão do relacionamento com o cliente.
Canais: O meio pelo qual uma empresa fornece produtos e serviços aos clientes. Isso inclui a estratégia de marketing e de distribuição.
Seguimento de Clientes: O público alvo para os produtos e serviços.
Estrutura de Custos: As consequências monetárias dos meios utilizados no modelo de negócios, principais custos e destinação de recursos.
Fonte de Receitas: A forma como a empresa dinheiro através de uma variedade de fluxos de receitas, rendimentos e fonte.
	
Veja abaixo o modelo de negócios da empresa.
	Principais Parceiros:
Fornecedores, Transportadora, Contabilidade.
	Atividades Principais:
Produção e venda 
de calçados 
sustentáveis.
	Proposta de Valor:
Calçados de qualidade, facilidade de compra e pagamento.
	Relação com os
Clientes:
Serviço com 
garantia.
	Seguimento de Clientes:
Consumidores masculinos.
	
	 Recursos Principais:
 Marca 
Fabrica
Servidores
Equipe Operacional
	
	Canais:
Venda direta
Telemarketing
	
	Estrutura de Custos:
Colaboradores, Produção, Publicidade,
Segurança e Manutenção. 
	Fonte de Receitas:
Vendas recorrentes de calçados em
altíssima margem.
2. 2 GESTÃO DE PROJETOS – GESTÃO DE ESCOPO
 Gestão de projetos é a aplicação do conhecimento, habilidades e técnicas para a execução dos projetos de forma efetiva e eficaz. Trata-se de uma competência estratégica para organizações, permitindo com que elas unam os resultados dos projetos com os objetivos de negócios (PMI Project Management Institute). O gerenciamento do escopo do projeto irá definir os caminhos que o projeto tem que seguir para alcançar seu objetivo.
 Os projetos dividem o escopo em duas partes: escopo do produto e escopo do projeto. O escopo do produto é o conjunto de características que descrevem o resultado final (produto acabado), ou seja, entender quais são as expectativas dos clientes. O escopo do projeto indica o começo para realização do produto do projeto, o gerenciamento trata principalmente da definição e controle do que está e do que não está incluído no projeto. GUIA PMBOK (2004, p. 103).
 Antes de executar um projeto é preciso ter conhecimentos para orçar custos, planejar a distribuição das tarefas em função do tempo e mapear quais recursos será necessário. O escopo do projeto é o detalhamento de todo trabalho para entregar o produto final, dentro das suas expectativas. A declaração do escopo vai certificar se o escopo está dentro do seu objetivo.
Há também o fluxograma que é usado para demonstrar a realização do trabalho através de gráficos, com ele identificamos novas formas de trabalho possibilitando mudanças a partir de detalhamentos das ações e fases do processo.
	Declaração do Escopo
	
Descrição do Escopo do Produto: O produto do projeto será calçados sustentáveis, um produto 100% sustentável, extração de recursos naturais de forma responsável, durabilidade, mão de obra valorizada. 
	Critérios deAceitação do Produto: Ser entregue calçados com qualidade para os clientes.
Para execução do projeto será necessário constituir uma equipe de profissionais com conhecimento e experiência para cada cargo.
	Entregas do Projeto: Sistema web, plano de gerenciamento do projeto, material de divulgação, documento final.
	Exclusões do Projeto: Contratação de pessoal, gestão de contratos e fornecimento de produtos necessários, realizar cotação de preços para a compra de equipamentos necessários.
	Restrições do Projeto: Falta de participação dos colaboradores, atrasos na programação.
	Premissas do Projeto: Aceitação dos clientes, Participação das equipes de funcionarios Produto
Preço 
Promoção
Praça
Elaboração do produto
Matriz
Avaliação 
Ajustes
Ficha técnica 
Otimização do trabalho
Criatividade inovadora
Materiais 
Mercado
Publico Alvo
Tendência
 
Seleção da tese como inspiração para o produto
4 Desenvolvimento
 Fluxograma
 5 Composto 
 Mercadológico 
 3 Criação
2 Pesquisas
1 Temática
 2. 3 HOMEM, SOCIEDADE E CULTURA
As relações sociais do homem são íntegras em relação com as que o mesmo mantem com a natureza, desenvolvendo seus hábitos. O homem se forma com o seu próprio trabalho, a sociedade se estabelece com as suas condições materiais de produção que são dependentes dos fatores naturais, e se refere a relação Homem-Natureza, assim como a divisão social do trabalho.
Vejamos os impactos positivos e negativos que a empresa de calçados pode provocar para a comunidade local:
Impactos Positivos:
A empresa estará contribuindo com geração de empregos com carteira assinada, a valorização do local e também o aumento da economia local, fortalecimento comércio. A empresa mostra-se preocupada com o futuro, vê a sustentabilidade necessária para as próximas gerações.
Impactos Negativos:
Se os resíduos e lixos não forem descartados corretamente ocorrerá o aumento da poluição e consequentemente problemas na saúde dos moradores, mudanças no ambiente e desmatamento. Para evitar os impactos negativos será preciso que os impactos sejam mapeados e as medidas de compensação ambiental sejam definidas, estruturadas e incluídas como parte do projeto.
 Sendo assim a regulamentação da obra terá de submeterem-se as leis ambientais. Também é necessário o melhor uso de suas matérias-primas, agindo de forma mais responsável com relação ao uso de água e energia, investindo em tecnologia para armazenar, tratar e descartar de forma segura e sendo cada vez mais sustentáveis. 
2. 4 modelos de gestão 
Modelos de gestão correspondem a um conjunto de estratégias usadas pela empresa para organizar a equipe na execução das tarefas e a captação de resultados. A gestão abrange todo um composto de recursos levado a termo para administrar uma organização ou empresa, o modelo de gestão representa um parâmetro para administração podendo ser praticado nas empresas ou negócio privado.
A performance do gestor é constantemente impactada pela obrigação de decidir como resolver problemas simples ou aqueles que as soluções afetem nos negócios. ROBBINS, DECENZO e WOLTER (2014. P. 178 ) define problema como discrepância entre o estado atual e o desejado das coisas. A importância da inovação em geral, é percebida como essencial para a sobrevivência num cenário cada vez mais competitivo.
 O gestor precisa administrar o surgimento de novas ideias com a visão para a inovação, possibilitando grandes chances de liderar o mercado, é preciso ter como estratégia da empresa a inovação vindo de dentro ou de fora. A empresa precisa incentivar seus funcionários contribuindo com um ambiente criativo, uma vez que os mesmos estejam motivados atuam cotidianamente contribuindo para o desenvolvimento e crescimento do negócio.
 Pode ser adotadas ações para incentivar seus colaboradores e consequentemente contribuindo para que o empreendimento seja um sucesso. Foram elaboradas seis dicas práticas para incentivar os funcionários a atuarem dessa forma, sendo elas :
1 Defina metas claras e objetivas 
Definir metas é fácil, quando se define claras e objetivas o caminho se torna curto e menos cansativo.
 2 Não economize elogios
Quando o funcionário recebe um elogio pelo seu trabalho, ele se sente satisfeito e motivado cada vez mais.
3 Ofereça oportunidades
E importante oferecer oportunidades para que eles possam crescer.
4 Mostre-se aberto a ouvir opiniões 
A melhor forma de executar a inovação é ouvir seus colaboradores.
5 Seja transparente 
Dividir alegrias é tão importante como dividir as tristezas. 
6 Facilite a capacitação da equipe 
 Incentive o funcionário a fazer cursos de capacitação profissional.
Disponível em: https://blog.contaazul.com/cultura-da-inovaçao Acessado em 
15/04/2019 as 15h:30min 
Também é importante a aceitação de erros sem punição, liberdade para discutir ideias, gratificação com o objetivo de estimular de maneira continua e permanente a inovação. O uso dessas práticas é muito importante para desenvolver a Criatividade e a Inovação organizacional em sua plenitude. 
2. 5 LEGISLAÇÃO SOCIAL TRABALHISTA 
 A legislação trabalhista é muito importante para que os trabalhadores conheçam bem os seus direitos e obrigações, ao se pensar em fazer algum tipo de reclamação. Legislação trabalhista trata-se de leis e normas com o objetivo de regulamentar as atividades trabalhistas com relação aos direitos dos trabalhadores, sendo da mesma forma para o empregador.
Seu surgimento ocorreu no século XX após muitos anos de protestos e reclamações dos setores trabalhistas por melhores condições de trabalho, estabilidade e segurança. Os trabalhadores precisam ter conhecimento da legislação para que possa reivindicar seus direitos no caso de não estarem sendo cumpridos. A empresa respeitará a legislação trabalhista no momento em que assinar o acordo coletivo de trabalho com o sindicato da categoria referente a :
 Licença-Maternidade 
 Toda mulher grávida tem direito a licença-maternidade, e também para crianças que forem adotadas. De acordo com a legislação esse tempo é de 120 dias, por tanto a empresa não pode estipular data inferior do que está previsto em lei. Se a empresa fizer parte do programa Empresa Cidadã esse prazo poderá ser prolongado para 180 dias, esse tempo maior foi estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS).
 Proteção Contra Incêndios 
Toda empresa deve seguir as normas regulamentadoras contra incêndios, sobre as regras de segurança e saúde no trabalho, prevista no art.200 da CLT. Os locais de trabalho deverão ter proteção contra incêndio, saídas suficientes para rápida retirada dos funcionários em serviço, equipamentos necessários para o combate do fogo no seu princípio e pessoas capacitadas para o uso correto desses equipamentos. 
O cuidado com a vida de seus funcionários é primordial para a jornada de trabalho, essas normas deverá ser respeitadas, sendo cumpridas todas as regras com o objetivo de proteção e respeito a vida de todos os seus colaboradores. 
 Intervalo Intrajornada 
 De acordo com o art. 71 da CLT nos parágrafos 3º e 5º, poderá ser reduzido o intervalo mínimo obrigatório de 1 hora referente ao repouso e alimentação nas seguintes condições exigidas:
 1 Por ato do Ministro do Trabalho, Industria e Comércio, quando ouvido o Serviço de Alimentação de Previdência Social se verificar que o estabelecimento atende integralmente as exigências concernentes a organização dos refeitórios, e quando os respectivos empregados não estiverem sob regime de trabalho prorrogados e horas suplementares.
 2 Quando compreendido entre o término da primeira hora trabalhada e o início da última hora trabalhada, desde que previsto em convenção ou acordo coletivo de trabalho, ante a natureza do serviço e em virtude das condições especiais de trabalho a que são submetidos estritamente os motoristas, cobradores,fiscalização de campo e afins nos serviços de operação de veículos rodoviários, empregados no setor de transporte coletivo de passageiros, mantida a remuneração e concedidos intervalos para descanso menores ao final de cada viagem.
A empresa não poderá fixar um intervalo de 30 minutos se não estiver de acordo com a Lei, conforme as duas hipóteses citadas acima de acordo com o art. 71 da CLT.
 Acordo Coletivo 
 O acordo coletivo objetiva exatamente propor uma negociação para chegar em um acordo entre oque está sendo requisitado pelos trabalhadores e oque a empresa esta propondo. Trata-se de uma forma de solucionar possíveis conflitos e evitar casos como greves, que geralmente ocorrem quando na há negociação ou quando a empresa não cumpriu com oque foi combinado.
 Se ambas as partes, sindicato, empregados e empregador concordem com a proposta do Acordo Coletivo a empresa estará cumprindo a função social. Para que isso aconteça todas as partes terá-que está de acordo com oque foi proposto seguindo oque prevê a Lei.
GRAFICO HIERARQUIA DAS NECESIDADES HUMANAS
3. CONCLUSÃO
Este trabalho teve como objetivo o planejamento de abertura de uma empresa de calçados sustentáveis. Com os estudos que foram realizados nesse trabalho podemos perceber que é essencial que as empresas revejam seus conceitos em relação ao meio ambiente, pois a legislação ambiental está cada vez mais rígida e os consumidores mais atentos e conscientes em relação a esses aspectos.
 Esses fatores contribuem para conduzir as empresas a modificarem metodologias e incluírem o meio ambiente nos seus planos estratégicos. Isso pode ser comprovado pelo aumento de produtos com conceito ambiental, e também pela sua aceitação no mercado. A gestão ambiental apresenta-se como um importante diferencial competitivo em um mercado saturado de produtos.
É viável trabalhar a criatividade em prol da inovação ampliando o número de ideias com foco na idealização, modificando a forma com que a empresa transforma suas ideias em inovação. A empresa precisa examinar qual é o seu nível de criatividade que se encontra, podendo aplicar as sugestões citadas pelo grupo nesse projeto.
Para se trabalhar no mercado cada vez mais competitivo é preciso exerce a cultura organizacional do aprendizado. Pode-se introduzir relações com centros de pesquisas e órgãos de incentivo, sendo grandes aliados no desenvolvimento de processos, para que a empresa se fortaleça diante da acirrada concorrência.
Concluindo a empresa de calçados sustentáveis precisa elaborar sua rotina de planejamento buscando sempre a inovação. Precisa sempre se preocupar em descobrir a verdadeira necessidade do cliente com o objetivo a sua satisfação. O imediatismo e outras questões abordadas no trabalho dão suporte a isto, entretanto, é fato que o planejamento é pré-requisito para o sucesso de projetos.
 
4. REFERÊNCIAS
ROBERT D.HISRICH, MICHAEL P PETERS, DEAN A. SHEPHERD. EMPREENDEDORISMO.
Paes, Evandro Silva.
Gestão de projetos/ Evandro Silva Paes, Vaine Fermoseli Vilga – Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016 
VARGAS, Ricardo Viana – Manual prático do plano de projeto: utilizando o PMBOK Guide – 3. ed. Rev. – Rio de Janeiro: Brasport, 2007.
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/o-que-e-um-produto-sustentavel,5775438af1c92410VgnVCM100000b272010aRCRD
https://www.jusbrasil.com.br >. Acesso em: 15/04/2019 às 10h 00min
https://queconceito.com.br/segurança>. Acesso em 15/04/2019 ás 23h 45min
https://blog.contaazul.com/cultura-da-inovaçao> Acesso em 28/04/2019 ás 00h30min

Continue navegando