Buscar

Periodontite: Causas, Sintomas e Tratamentos

Prévia do material em texto

Introdução: 
 O que é periodontite?
A periodontite, popularmente conhecida como piorréia, é uma doença periodontal infecciosa e bacteriana.
 Trata-se de uma patologia oral que atinge metade dos adultos, ou seja, neste exato momento,
 cerca de 50% dos adultos apresenta algum problema periodontal
, seja ele de leve, médio ou de alto grau.
Esta doença é a fase progressiva da gengivite, que por sua vez é a inflamação gengival.
 A diferença entre ambas é que a periodontite se estendeu para os tecidos de suporte dos dentes, 
como o osso e o ligamento periodontal. Ela evolui a partir do tártaro, que por sua vez se origina do armazenamento da placa bacteriana.
As consequências da periodontite vão além da estética facial. A periodontite é uma doença comum, porém grave
, que pode levar a perda dos dentes devido a fragilidade óssea ocasionada na mandíbula.
Além destas, as complicações mais recorrentes são:
Mau hálito;
Sangramentos;
Perda dos dentes;
Gengivas inflamadas;
Gengivas sensíveis;
Retração gengival;
Pus entre as gengivas.
OBJETIVOS 
Hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada:
Seus dentes ficam limpos e livres de resíduos alimentares;
A gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental;
O mau hálito deixa de ser um problema permanente.
Como garantir uma boa higiene bucal?
Uma boa higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter seus dentes e gengiva em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que você tenha uma boa aparência, mas são também importantes para que você possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos. Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar geral das pessoas. Os cuidados diários preventivos, tais como uma boa escovação e o uso 
correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves. Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal e que ao se fazer prevenção estamos evitando o tratamento de problemas que se tornariam graves. Existem algumas medidas muito simples que cada um de nós pode tomar para diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais.
Escovar bem os dentes e usar o fio dental diariamente.
Ingerir alimentos balanceados e evitar comer entre as principais refeições.
Usar produtos de higiene bucal, inclusive creme dental, que contenham flúor.
Usar enxagüante bucal com flúor, caso seu dentista recomende.
Garantir que crianças abaixo de 12 anos tomem água potável fluoretada ou suplementos de flúor, se habitarem regiões onde não haja flúor na água. 
Qual é o tratamento para periodontite?
O melhor tratamento para a periodontite é a prevenção, exceto nos casos de quem, mesmo com a prevenção, sofre com a doença.
A boa notícia é que existem tratamentos que podem livrar ou amenizar o penar de quem está passando pelo drama da periodontite. Sendo separados nos grupos de cirúrgicos e não cirúrgicos, temos:
Cirúrgicos
Redução da bolsa periodontal
Nesta cirurgia, o periodontista levanta a bolsa periodontal e expõem as raízes dentárias. O objetivo é realizar uma limpeza mais eficaz da área afetada. Depois da limpeza, é realizada a sutura da gengiva no seu devido tamanho e lugar.
Enxertos de tecido mole
Em alguns casos de periodontite, a gengiva aumenta excessivamente e cobre os dentes. Em outros, ela se retrai e expõem a raiz dentária. Quando este tecido gengival é perdido, devido a retração, pode ser necessário reforçar a área cirurgicamente.
No procedimento, o tecido afetado é aberto e então é inserido o enxerto de tecido mole, este enxerto pode ser de outra parte da boca do paciente, doado, ou sintético.
Enxerto ósseo
Quando a periodontite afeta a raiz do dente de maneira horizontal, os periodontistas realizam um procedimento chamado enxerto ósseo, ou seja, a transferência de um osso para outro lugar, a fim de suprir o dano causado na mandíbula.
O osso para enxerto pode ser do próprio indivíduo, sintético ou até mesmo obtido via doação. O objetivo da cirurgia é ajudar a evitar a perda dos dentes, além de servir como base para o crescimento natural de camadas ósseas.
Regeneração tecidual guiada
Para propiciar o crescimento natural do osso que foi afetado, o dentista insere um tecido entre o dente e o osso existente. O material biocompatível que foi ali inserido impede que corpos estranhos entrem na área operada. Isto significa que o osso poderá crescer novamente de maneira natural.
Aplicação de derivados de matriz do esmalte
O esmalte dental é o que lhe protege das bactérias, ajuda no seu desenvolvimento e estimula o crescimento do osso saudável. Para as pessoas com periodontite, este esmalte se encontra com baixa ou nenhuma produção. Então, aplica-se um gel especial nos dentes doentes que precisam destas capacidades.
Aumento de coroa
Esta cirurgia é um procedimento restaurador, ela pode (e é) utilizada para fins estéticos. No entanto, também é muito útil para impedir a formação de bolsas periodontais.
O cirurgião dentista faz pequenas incisões ao redor da gengivas, para remover seus excessos, e em alguns casos o osso que envolve as raízes dos dentes também é reformulada.
Não cirúrgicos
Limpeza
A limpeza é o primeiro processo pelo qual a maioria das pessoas com periodontite passarão. Pela gengiva estar sensível, é muito provável que o processo seja doloroso, principalmente se for sem anestesia ou com o tártaro muito calcificado.
Entretanto, o processo é extremamente importante, já que a limpeza remove o tártaro e as bactérias causadoras da irritabilidade da gengiva.
RESULTADOS :
Cura 
A periodontite tem controle da progressão, por isso o tratamento consiste em acompanhamento frequente. Como muitas vezes, há fatores hereditários e ou sistêmicos envolvidos, assim não há cura, apenas controle.
Com os cuidados necessários os resultados serão progressivos ao maximo para o paciente , seguindo corretamente o tratamento e visitas freqüentes ao cirurgião-dentista ou um periodontista .
A prevenção com exames odontológicos frequentes evita a doença periodontal e mantém a saúde

Continue navegando