Buscar

Resumo das Vias Aferentes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Vias Aferentes
Neuro
⤳ As vias aferentes trazem informações periféricas para o SNC.
⤷ São vias sensitivas (trazem informações referentes a sensibilidade), um conjunto de neurônios que transmitem informações sensoriais do corpo até o córtex cerebral.
⤷ São divididas em informações sensoriais específicas e inespecíficas:
As sensibilidades específicas são aquelas informações sensoriais em que você tem uma precisão de localização, que necessitam chegar rapidamente ao córtex cerebral.
As sensibilidades inespecíficas são as grosseiras, ou seja, sem precisão de localização em relação ao que sentimos e sem capacidade de identificar o que está sendo sentido, assim também como a pressão. Não existe uma informação precisa.
Um outro tipo de sensibilidade é a relacionada aos músculos, como os receptores musculares órgão tendinoso de Golgi e o fuso neuromuscular que são os responsáveis por ajustar o comprimento e tensão da fibra muscular. Um conjunto de neurônios transmite as informações até o cerebelo para os músculos serem regulados em relação ao comprimento e tensão.
Seus elementos são:
Receptor: é sempre uma terminação nervosa sensível ao estímulo que caracteriza a via. 
Trajeto periférico: Nervo espinhal ou craniano e gânglio sensitivo.
Trajeto central: As fibras se agrupam em feixes/ tractos/fascículos/lemniscos.
Área de projeção cortical: Córtex cerebral (sensibilidade consciente) ou córtex cerebelar ( sensibilidade inconsciente).
⤷ As vias podem ser inconscientes ou conscientes. 
⤷ No caso das vias inconscientes as cadeias neuronais são constituídas apenas por dois neurônios.
⤷ As vias conscientes são geralmente constituídas por três neurônios.
Vias Aferentes
As vias aferentes são divididas em 3 grupos:
Sistema de coluna dorsal
Via espinocerebelar
Via espinotalâmica
E também podemos citar as vias que penetram o SNC por nervos cranianos.
Sistema de Coluna Dorsal
O sistema de colunas dorsais é responsável por conduzir informações sensitivas referentes a propriocepção (artrestesia e cinestesia), tato epicrítico e palestesia.
Podemos observar que trata-se de uma via relacionada a sensibilidades corporais mais específicas e elaboradas, sendo elas:
Propriocepção: Capacidade de perceber o corpo e seus segmentos no espaço (noção ou percepção de posicionamento: artrestesia) e capacidade de perceber movimentos do corpo ou segmentares no espaço (cinestesia). Esta sensibilidade tem percepções captadas por receptores articulares e musculares associados ao sistema de colunas dorsais. A sensibilidade proprioceptiva tem origem nos tecidos profundos do corpo, principalmente músculos, ligamentos, ossos, tendões e articulações.
Palestesia: Corresponde a sensibilidade vibratória, ou seja, a capacidade de percebermos estímulos vibratórios e conduzir os mesmos até o córtex somatosensorial no giro pós central;
Tato epicrítico: Trata-se da capacidade que temos de associar estímulos táteis a algo que conhecemos. Os principais exemplos de tato epicrítico são a ESTEREOGNOSIA (capacidade de reconhecer objetos através do tato) e a GRAFESTESIA (capacidade de reconhecer e identificar estímulos gráficos na pele através do tato).
⤷ esta via requer neurônios mielínicos e de diâmetros maiores para as informações serem extremamente rápidas e eficientes.
⤷ Os neurônios começam no SNP pelos neurônios de primeira-ordem (sensitivo), são neurônios pseudounipolares onde através das ramificações captam as informações dos receptores e leva até a medula espinhal.
⤷ O sistema coluna dorsal é formado por dois fascículos (conjunto de axônios que sobem de forma paralela) principais: fascículo grácil (vem do plexo lombo sacral e traz a sensibilidade dos membros inferiores) e fascículo cuneiforme (vem do plexo braquial e traz informação dos membros superiores). 
⤷ Esse sistema de coluna dorsal trabalha de forma que todos os axônios que recebem a informação de um lado do corpo, passam pela medula, pelos fascículos, e ao chegar no bulbo, realizam sinapse, e então esses axônios se cruzam tornando-se contralateral a mesma informação e passam a se chamar lemnisco medial, a partir daí, passa direto pela ponte e pelo mesencéfalo e mandam a informação para a porção ventral posterior lateral do tálamo. No tálamo ocorre outra sinapse e então, através de neurônios de projeção talâmica, é transmitido para o córtex cerebral.
⤷ O tálamo é responsável por receber todas as informações sensitivas e projeta todas essas informações até áreas específicas do córtex cerebral.
Via Espinocerebelar
⤷ É a via que transmite informações da medula espinhal até o cerebelo (o cerebelo é responsável pelo equilíbrio, coordenação motora e pelo controle do tônus (estado de pré-contração do músculo)).
⤷ Essa via começa nos receptores musculares, que captam as informações que acontecem nos músculos e conduzem a informação para os neurônios aferentes que vão levar a informação em direção ao cerebelo.
⤷ Tanto informações referentes a comprimento de fibra quanto informações referentes a tensão no tendão e consequentemente no músculo vão ser captadas pelos receptores musculares que fazem sinapses para o primeiro neurônio aferente (neurônio pseudounipolar sensitivo do SNP), que viaja pelo nervo periférico, passa pelo gânglio da raiz dorsal e depois tem acesso ao corno posterior da medula espinhal, trazendo a informação referente a comprimento e tensão do músculo. Esse mesmo neurônio vai subir e agora no SNC começa a via espinocerebelar. A Via espinocerebelar sobe lateralmente, passa direto o bulbo e quando chega na ponte ocorre na sinapse no pedúnculo cerebelar. 
⤷ O neurônio de segunda ordem vai ser responsável por conduzir a informação sensitiva até o cerebelo.
⤷ A via espinocerebelar, diferente do que ocorre em outras vias sensitivas, é homolateral, ou seja, não decussa na medula. Desta forma, as informações captadas pelos receptores musculares e associadas a via, correspondem a informações do mesmo lado corporal correspondente.
Via Espinotalâmica
⤷ São vias que transportam as informações inespecificas, ou seja, grosseiras. Composta por neurônios de diâmetros menores e muitos neurônios amielínicos, diminuindo a eficiência de transmissão das informações.
⤷ Nesse sistema contém axônios que formam as vias espinotalâmicas que se dividem em dois feixes: um lateral (feixe espinotalâmico lateral) e um anterior (feixe espinotalâmico anterior). Esses feixes de axônios sobem pelo corno posterior da medula espinhal através dos funículos lateral e anterior, respectivamente, até chegar ao tálamo onde fazem sinapse.
⤷ A diferença entre cada feixe é o cruzamento da via. A espinotalâmica lateral ao chegar na medula por um lado, cruza para o outro, ou seja, ela sobe contra-lateral através do funículo lateral.
⤷ Já a via espinotalâmica anterior, também chega por um lado da medula porém sobe pelo funículo anterior na mesma direção, ELA É HOMOLATERAL.
⤷ Ambas vão em direção ao tálamo, e do tálamo eles se projetam ao giro pós-central. 
⤷ As duas vias tem qualidades diferentes de transmissão de informações, elas transmitem informações inespecíficas, porém, A LATERAL é de estímulos térmicos e nocivos, ou seja: variação de temperatura e de dor enquanto as de pressão e tato protopatico é pela anterior.
⤷ Tato protopatico é uma das vias do sistema espinotalamico, é um tato onde você percebe, mas não quantifica e nem percebe com muita precisão.
⤷ Vias de variação de temperatura e dor, porém sem identificar ou quantificar os estímulos nocivos das temperaturas ou de dor.
Vias dos nervos cranianos
Vias trigeminais.
Via trigeminal exteroceptiva.
Via trigeminal proprioceptiva
Via gustativa.
Via olfatória.
Via auditiva.
Vias vestibulares conscientes e inconscientes.
Via óptica.

Continue navegando