Buscar

Estudo dirigido - aquicultura

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Com a domesticação de organismos aquáticos têm-se menor risco na transmissão de doenças aos seres humanos. Para a produção de biomassa, cite quatro fatores fundamentais que devem ser avaliados relacionados ao manejo no processo de criação de espécies aquáticas.
R= Povoamento regular, alimentação, monitoramento sanitário e qualidade da água, proteção contra predadores.
Comente sobre a relação estabelecida entre a aquicultura e as demais atividades de conceitos similares, como a agricultura e a pesca extrativista.
R= O conceito do segmento aquicultura é compreendido pela combinação da agricultura e pesca. Porem, os conceitos agricultura se aplicam melhor à aquicultura, já que ambas as atividades tem como pilar principal o ato de cultivar. Já a pesca é semelhante a caça, pois seu conceito melhor se aproxima da extração/caça.
Qual principal organismo aquático cultivado no brasil? Por quê?
R= São os peixes de água doce. Tendo em vista que o pais possui grande quantidade de agua doce, tornando assim uma atividade sustentavél e lucrativa
Mediante as características comerciais e os potenciais alcançados na produção em cativeiro, estabeleça uma relação no cultivo entre pirarucu e tambaqui.
R= São peixes que apresentam alta taxa de crescimento em cativeiro, tem bons desenvolvimentos zootécnicos no sistema intensivo, como o pirarucu é um peixe que respira 70% do ar fora da agua, é possível a criação juntos com tambaqui no mesmo tanque, pois estes respiram dentro, e ele fora da água. São peixes que possuem capacidade de se adaptar em ambientes hipóxicos.
 
Quais características comerciais e produtivas que tornaram a tilápia uma espécie líder de cultivo na aquicultura?
R= Facilidade de reprodução e obtenção de alevinos; Possibilidade de manipulação hormonal do sexo para obtenção de populações masculinas; Boa aceitação de diversos tipos de alimentos; Grande capacidade de aproveitar alimentos naturais em viveiros; Boa conversão alimentar; Bom crescimento em cultivo intensivo. Grande rusticidade, suportando bem o manuseio intenso e os baixos níveis de oxigênio, sua grande resistência às doenças; A carne branca, de textura firme, sem espinhos, de sabor pouco acentuado e de boa aceitação.
Comente sobre as características comerciais e produtivas do camarão da Amazônia (Macrobrachium amazonicum). 
R= tem maior resistência a doenças, independência total da agua salgada, carne firme e sabor acentuado, atividade reprodutiva o ano todo, bem adaptado ao sistema semi-intensivo e intensivo. 
O muco presente na epiderme dos peixes ósseos reduz a resistência da água ao movimento de natação. Qual outra função o muco exerce sobre o indivíduo e qual sua relação com a variação térmica do ambiente?
R= redução da agua ao movimento de natação, serve de proteção contra fungos e parasitas. O muco baixa sua produção devido a variação térmica, por isso deve levar em conta os cuidados com manejo, principalmente no inverno. 
- Onde se localizam as células mecanorreceptoras e qual a sua função?
R= se localizam na linha lateral, permite ao peixe perceber mudanças na pressão e ondulações provocadas por presas e predadores.
Qual o processo do sangue dentro do corpo do peixe? 
R= O sangue chega ao coração pelo seio venoso, deste vai para o átrio para depois ir para o ventrículo. Após passar pela brânquia, o sangue oxigenado segue por capilares até a artéria branquial aferente, que o conduz à artéria aorta dorsal que distribui o sangue para todo o corpo. No coração passa apenas sangue desoxigenado. O sangue, além de gases, transporta hormônios, nutrientes, anticorpos e substâncias metabólicas.
 Os peixes fisostomos, como o pirarucu, apresentam ducto pneumático. Este ducto conecta a bexiga natatória ao esôfago do individuo. Comente sobre a função desta estrutura.
R= Sua função é inflar e esvaziar a bexiga natatória rapidamente, para que o peixe possar subir e descer sempre que necessário. Na sua ausência, o enchimento e esvaziamento são feitos pela corrente sanguínea (glândula de gás), o que torna o processo mais demorado.
Qual a função dos cecos pilóricos? Função de melhorar o processo digestório.
Em qual estrutura ocorre a absorção dos nutrientes? Ocorre no intestino, mais precisamente na porção denominada, intestino médio.
Comente sobre a absorção das proteínas. São absorvidas principalmente como aminoácidos, sendo que esta absorção ocorrerá na membrana apical do enterócito, porem estes elementos também podem ser absorvidos inteiros na porção posterior do intestino médio.
Com base nas alterações morfofuncionais das gônadas, o ciclo reprodutivo dos peixes pode ser dividido em quatro estágios. Cite-os e comente brevemente sobre cada um deles.
R= REPOUSO: as gônadas estão com menor tamanho registrado no ciclo, ocorre nos meses mais frios do ano.
MATURAÇÃO: as gônadas iniciam o processo de gametogênese e acumulam gradualmente seus produtos, fazendo aumentar seu peso.
MATURAÇÃO AVANÇADA/MADURO: 	as papilas genitais apresentam-se avermelhadas e o ventre, especialmente das fêmeas abaulado. As gônadas atingem seu maior peso e volume. Este estágio é alcançado nos meses de verão. Ação do estradiol.
ESGOTADO: corresponde ao período que segue à reprodução. Em consequência da eliminação dos gametas, as gônadas estão reduzidas em tamanho, flácidas e sanguinolentas. Ocorre intensa reorganização das gônadas, que em breve, estarão em repouso. 
Descreva o processo de extrusão e após a extrusão dos peixes
R= A extrusão é feita através de uma leve compressão sobre o abdômen da fêmea, no sentido da cabeça para cauda, de maneira contínua. Coloca-se uma bacia plástica para coleta da desova. Utiliza toalhas de algodão cobrindo os olhos, diminuindo o estresse e lesões. Após a coleta dos ovócitos, os mesmo devem ser pesados e se realiza a captura do macho imediatamente, seguindo-se os mesmos passos realizados para as fêmeas. O sêmen é colocado diretamente sobre os ovócitos. Para ocorrer à fecundação é necessário que o espermatozoide entre em contato com a água para ser ativado. Para facilitar a união do espermatozoide com o óvulo no processo de fertilização, é utilizada uma espátula plástica em que, através de movimentos circulares a seco durante 3 – 5 minutos, os gametas são misturados. Inicia-se o processo de lavagem fazendo varias trocas da agua, para posteriormente serem distribuídos em incubadoras tipo funil. Após 9 horas, calcula-se a taxa de fertilização.
Eventos relacionados ao desenvolvimento larval.
R= Tamanho à eclosão; Duração (absorção) do saco vitelino; Presença de órgão adesivo; Pigmentação da retina; Abertura da boca e do lúmen intestinal; Flexão da notocorda; Desenvolvimento das nadadeiras; Enchimento da bexiga gasosa; Padrão de pigmentação cutânea.
Comente sobre a hipofisação.
R= Peixes migradores, quando mantidos em cativeiro, necessitam de tratamento hormonal para atingir maturação ovocitária. o Peixes sedentários, dadas condições adequadas, ovulam e desovam naturalmente.
Vantagens e desvantagens de rações, em relação a densidade, estabilidade na agua, eficiência alimentar e custo.
R= RAÇÃO EXTRUSADA: densidade baixa/flutua; alta estabilidade na agua, maior eficiência alimentar, maior custo.
RAÇÃO PELETIZADA: densidade alta/afunda; baixa a média estabilidade na agua, menor eficiência alimentar, menor custo. 
Fontes energéticas: sorgo, milho e farelo de arroz 
Fontes proteicas: farelo de soja, farinha de peixe, farelo de algodão, farelo de amendoim, farelo de canola, farinha de carne, ossos e penas, farinha de sangue, levedura.
Em determinada propriedade, foi verificado pelo médico veterinário que o ambiente encontrava-se inadequado para o cultivo de peixes devido a alguns erros no manejo (qualidade da água, nutrição, etc.). Quais implicações podem ser observadas frente a esta situação?
R= eutrofização do meio ambiente, estresse dos peixes e imunossupressão. 
Como podemos definir os aditivos utilizados na psicultura?
R= Aditivos são substâncias ou microrganismos adicionados intencionalmente,que normalmente não se consomem como alimento, tenham ou não valor nutritivo, que afetem ou melhorem as características do alimento ou dos produtos animais.
Quais as regras utilizadas no cultivo de organismos aquáticos para que haja um melhor aproveitamento das rações?
R= observar o comportamento dos peixes durante a alimentação, realizar amostragens periódicas para avaliar estado dos peixes, índice de sobrevivência e ganho de peso no período. Oferecer quantidades exatas de rações e alimentar sempre nos mesmos horários.

Continue navegando