Buscar

ATIVIDADE COMPLEMENTARES 4 O RIO SÃO FRANCISCO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ATIVIDADE COMPLEMENTARES 
 DOCUMENTÁRIO VELHO CHICO 
I-INTRODUÇÃO
O rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e da América do Sul. O rio passa por 5 estados e 521 municípios, sendo sua nascente geográfica no município de Medeiros e sua nascente histórica na serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, centro-oeste de Minas Gerais. Onde tudo começa esse velho pai para o nordeste brasileiro.
Seu percurso atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas e, por fim, deságua no oceano Atlântico, drenando uma área de aproximadamente 641 000 km². Seu comprimento medido a partir da nascente histórica é de 2 814 km, mas chega a 2 863 km quando medido ao longo do trecho geográfico. Seu nome indígena é Opará ou Pirapitinga e também é carinhosamente chamado Velho Chico. Que no norte da Bahia vivem centenas de povos indigio ou afro descendente de origem da região que se abita 
II O RIO 
Eu assiste esse documentário agora nas minas férias porem tenho muita curiosidade sobre o rio que já era para ter assistido a tempo porem só agora mais esta bom O documentário "Velho Chico – e A verdade escondida da nascente à foz do Rio São Francisco" tem como objetivo registrar a realidade das nascentes em São Roque de Minas e percorrer em embarcações o trecho navegável de 1500 km entre Pirapora (MG) à Piranhas (AL) registrando a verdade que o governo quer esconder! De um rio que sofre de mais com as dematação de fazendeiros habitável que metade do povo brasileiro sabe da realidade de um rio tão lindo que se deixa vai morrer 
Durante o trajeto documentaremos em fotos a realidade que muitos querem esconder. Quem sabe falar sobre o rio é o ribeirinho que depende dele, um dos objetivos é ouvir a maior quantidade possível de moradores, suas histórias, denuncias e perspectivas.
Apresenta dois estirões navegáveis: o médio, com cerca de 1.371 km de extensão, entre Pirapora (MG) e Juazeiro (BA) /Petrolina (PE) e o baixo, com 208 km, entre Piranhas (AL) e a foz, no Oceano Atlântico. Atravessa regiões com condições naturais das mais diversas e tem seis usinas hidrelétricas. Que na minha opinião essas hidrelétricas não deveria mais existe o governo deveria arrumar outra forma de energia do sol do neto porque há varias maneiras de fazer é só querer 
Muito se fala sobre o Rio São Francisco, sua revitalização e investimentos do governo federal. Quando os governantes falam sobre a revitalização do rio, da dragagem para combater o assoreamento, do replantio de margens e matas ciliares, da gestão de resíduos sólidos e tratamento de esgoto, dá a impressão que o trabalho está sendo feito e tendo resultados. Porem esse governo que só fala e nada faz vai ficando na mão de Deus.
Contudo, quem vive às margens do rio é que sabe verdadeiramente mostrar e contar como está sobrevivendo o rio da vida, que a cada dia morre um pouco mais principalmente pela poluição e desmatamento. O peixe sumiu e o pescador não tem mais como se alimentar. O rio está raso e a embarcação não pode mais passar. A água está ruim porque o esgoto não para de jorrar. As margens estão desmoronando, pois as matas o homem quer acabar. E só isso que se ver destruição.
Nesse percurso serão registradas as áreas, cidades e trechos onde o rio está assoreado, desmatado e poluído. Várias instituições possuem barcos de pesquisa que percorrem o trecho navegável do rio, contudo, não mostram a realidade e a verdade que está na sua frente “nós mostraremos!”
III A CONCLUSÃO.
Pedimos sua ajuda para que possamos realizar esse grande documentário, na esperança de que todo esse esforço sirva para que os governantes falem menos, estudem menos e façam mais pelo nosso rio, o São Francisco. Não temos mais tempo a perder, o Velho Chico está morrendo de verdade e precisamos tirar do papel o que já foi feito! Para que um dia as pessoas não veja só em fotos e historias de alguém que teve um parente que abitou ou morou nas margens do rio 
O Rio São Francisco conta com todos nós, para que ele não mora e que um dia volte a ser a aquele rio lindo e belo que um dia foi para todos nos brasileiros não custa nada cada um de nos fazer um pouquinho para quem já ajudou tanto nessa longa vida por isso ele precisa da sua ajuda, amante da natureza, do meio ambiente e do Rio São Francisco !!!