Buscar

Modelo - Contextualizada - Ética e Cidadania

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

UNINASSAU – CENTRO UNIVERSITÁRIO MAURÍCIO DE NASSAU
ENGENHARIA DA PRODUÇÃO
ÉTICA E CIDADANIA
PROF.: ROBERTO SANTOS LEITE FALCAO DE LIMA
TUTOR: ANDRESSA RIBEIRO DE QUEIROZ
ALUNO: REINALDO FIRMO DE SOUZA
CARO(A) ESTUDANTE, VOCÊ ACREDITA QUE É IMPORTANTE QUE AS EMPRESAS TENHAM REGRAS/NORMAS BEM DEFINIDAS, ASSIM COMO SANÇÕES ADMINISTRATIVAS E, QUE ESCLAREÇA ESTAS INSTRUÇÕES PARA TODOS OS SEUS COLABORADORES?
Segundo a teoria do livro Leviatã de Thomas Hobbes (1587-1666), o homem já nasce mau, ele não sabe viver em sociedade e precisa de um estado autoritário, que dite as regras, as normas de convivência. O livro parte do princípio de que os homens são egoístas e que o mundo não satisfaz todas as suas necessidades, defende por isso que no Estado Natural, sem a existência da sociedade civil, há necessariamente competição entre os homens pela riqueza, segurança e glória. A competição ocorre porque cada homem persegue racionalmente os seus próprios interesses, sem que o resultado interesse a alguém. Por isso existe uma grande necessidade manter regras e normas bem definidas em todos os ambientes sociais, principalmente nas empresas. As empresas são importantes formas de sociedade e buscam interesses e resultados, que devem ser obtidos através das atividades do homem, para que isso seja possível é necessário o contrato em comum, o qual o homem substitui o próprio interesse ao da empresa e aceita cumprir regras e normas, isso somente com o desejo final de ser retribuído de alguma forma; salário, benefícios, promoções, status, incentivos e aposentadoria.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS	
Teoria Política. O Portal da História, Disponível em: <http://www.arqnet.pt/portal/teoria/leviata.html>. Acesso em: 20 de set. de 2019.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando