Buscar

Eleusine tristachya

Prévia do material em texto

Nome científico
Eleusine tristachya
Nomes comuns
Capim-falso-pé-de-galinha (http://w3.ufsm.br/herb/plantasdaninhas.htm)
Origem
América do Sul. No Brasil, é comumente encontrada nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, afetando culturas como soja, milho, algodão e sorgo.
Família
Poaceae: Tradicionalmente conhecida como família Gramineae. Representada em todo o País por meio de gêneros nativos e introduzidos, os quais atendem a indústria sucroalcooleira, produção de cereais e também a forragicultura. Considerada uma das maiores famílias. Pode ser identificada em campo por meio do caule do tipo colmo, arredondado ou achatado, com os nós e entrenós bem evidenciados. Folhas sempre alternadas dísticas, constituídas por bainha pouco ou muito fendida e que envolve totalmente ou parcialmente o entrenó, no ápice da bainha encontra-se geralmente uma estrutura em forma de língua, denominada lígula, a qual pode ser membranácea ou ciliada, ou ainda membranáceo-ciliada, a lâmina apresenta-se linear-lanceolada com nervação paralela. Inflorescência do tipo panícula com dois a muitos racemos, distribuídos alternadamente ao longo do eixo principal ou em verticílios, ou ainda digitados. Flores aperiantadas, hermafroditas ou de sexo separado, com estames longos e gineceu com estigma plumoso, facilitando a polinização pelo vento. Dentre os principais gêneros invasivos introduzidos, cabe destacar: Avena, Coix, Dactyloctenium, Holcus, Lolium, Melinis, Sorghum e Urochloa. (https://www.fmcagricola.com.br/portal/manuais/infestantes_hf/files/assets/downloads/publication.pdf)
Características diferenciadoras
Uma grama tufada anual grossa com caules inclinados geralmente não é ereta.
As folhas são lisas, sem pêlos, achatadas (às vezes dobradas) e listradas com sulcos ou linhas longitudinais paralelas. Eles podem ser ásperos nas margens. As hastes são lisas e sem pelos.
O ligule tem a margem que é minuciosamente franjada.
As flores são sésseis (sem haste) e são encontradas ao longo de 2 a 4 espigas por inflorescência (cabeça da flor). A semente é rígida, estreita em forma de pera. As flores e, subsequentemente, as sementes, são agrupadas em 2 fileiras ao longo de 1 lado de cada espiga.
Essa grama é facilmente removida reunindo todas as hastes e removendo as raízes adornadas do chão com uma faca ou espátula.
Topo (link da referência)
Outras plantas facilmente confundidas com esta planta
Esta espécie de planta é semelhante a E. indica.
E. tristachya é menor, tem menos pontas (2-4) e menores (1-3cm) picos por inflorescência (cabeça de flor).
E.indica geralmente tem de 5 a 8 pontas, com 4-15 cm de comprimento.
Danos
Estima-se que as perdas em produtividade devido à presença desta planta daninha podem chegar até 50% no caso da cultura da soja.
Desenvolvimento e condições do ambiente
É uma espécie indiferente à presença de luz, sendo que a alta luminosidade estimula o seu crescimento, favorecendo o hábito de crescimento prostrado. Apresenta alta capacidade de estabilidade em sistemas agrícolas devido à alta produção de sementes (aproximadamente 40 mil sementes por planta), disseminadas facilmente pelo vento. Suas sementes germinam em qualquer época do ano, porém, no inverno as plantas apresentam menor crescimento.
É uma planta com capacidade de formação de touceiras, contribuindo para seu difícil controle. Possui baixa exigência em relação ao tipo de solo, estando presentes em solos compactados, com baixa fertilidade e elevada acidez, obtendo vantagem competitiva sobre muitas espécies cultivadas, além de ser uma espécie hospedeira de diversos patógenos.
 Fontes e referências
"Ervas daninhas - um guia botânico ilustrado para as ervas daninhas da Austrália" por BA Auld e RW Medd
Editor da "Flora de Nova Gales do Sul" Gwen J. Harden, Royal Botanic Gardens Sydney
https://www.agro.bayer.com.br/alvos/capim-pe-de-galinha#tab-4
 
Preparado por Justin KY Chu, julho de 2005
Verificado pelo IEWF, junho de 2006
Grama perene adornada com 20 cm de altura; folhas dobradas com pontas rombas em forma de barco. Inflorescência de 2 a 4 espigões, cada um com 2 fileiras de espiguetas de um lado.
Categoria Flora
Vascular - Exótico
Distribuição
Poucos registros na Nova Zelândia. Flora NZ, vol. 5: 524 dá a Gisborne, Hastings, Whanganui + um primeiro registro de Wellington.
Habitat
Áreas de resíduos - areia seca, cascalho; gramados.
Taxa semelhante
A grama de pés de galinha (E. indica) é anual e geralmente é maior com inflorescências de (1) -2-8- (10) espigas
Floração
Jan-fev
Cor principal da flor
Creme
Outra flor cor
Verde
Frutificação
Março abril
Técnica de Propagação
semente
Eleusine : Eleusis era o lar terrestre de Deméter, a deusa grega da agricultura; tristachya : carregando três espigas ou cachos de flores, referindo-se aos braços radiantes.
Nombre común: “pasto ruso”, “pata de gallo”, “pata de perdiz”.
 
Familia: Gramíneas.
 
Descripción: Hierbas perennes, cortamente rizomatosa, con cañas decumbentes o erguidas de 10 a 25 cm de longitud. Hojas con vaina glabra o con pelos cortos en la parte superior; lígula pestañosa; lámina conduplicada, glabra, de 3 a 4 mm de ancho. Inflorescencia formada por 2 a 4 espigas fasciculadas en el ápice de las cañas, de 1 a 3 cm de largo por 10 a 12 mm de diámetro. Espiguillas 5-13-floras, densamente imbricadas, de 5 a 9 mm de longitud. Glumas carinadas, la inferior de 1,5-2 mm de longitud, la superior de 3-4 mm de longitud. Lemma de 4-5 mm de longitud; pálea coriácea poco menor. Utrículo de unos 2 mm de longitud, ovoide, con el pericarpo tenue y una semilla angulosa, con tegumento alveolado, moreno-oscura.
 
Hábito: Cespitoso o muy cortamente rizomatoso.
 
Ciclo: Perenne, con emergencia y rebrote primaveral, vegetación primaveral a estival y floración primaveral hasta otoñal.
 
Origen e importancia: Autóctona, del norte y centro de Argentina y países limítrofes. Muy frecuente como especie ruderal, y común en suelos modificados, banquinas de caminos y vías férreas. Maleza de huertas y jardines y pasturas; menos común como maleza de cultivos anuales.
 
Propagación: Mediante sus cariopsis con dispersión barocora y sus rebrotes.
 
Observaciones: Es una de las especies que resiste el control químico en los barbechos para siembra directa. (http://www.biblioteca.unlpam.edu.ar/rdata/libro/html/l_trorec001/descripciones_web_ag/Eleusine_tristachya.htm)
Imagens em microscopia óptica dos grãos de pólen de Eleusine tristachya

Continue navegando