Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Análise de cenários econômicos - AV

Pré-visualização | Página 1 de 2

Análise de cenários econômicos / 2019
Prepare-se! Chegou a hora de você testar o conhecimento adquirido nesta disciplina. A Avaliação Virtual (AV) é composta por questões objetivas e corresponde a 40% da média final. Você tem até três tentativas para “Enviar” as questões, que são automaticamente corrigidas. Você pode responder as questões consultando o material de estudos, mas lembre-se de cumprir o prazo estabelecido. Boa prova!
Parte superior do formulário
Atenção! Caso discorde de alguma resposta, você poderá solicitar a reanálise através da opção “Revisão de Questão” disponível em “Solicitações”. Após a primeira tentativa de envio, você terá o prazo de 7 (sete) dias para solicitar o recurso, depois deste prazo, quaisquer reclamações não serão aceitas. Lembre-se de incluir argumentos claros e bem fundamentados!
1)
Leia atentamente as seguintes reflexões sobre duas das forças competitivas de Porter:  
“Um dos maiores erros que um empreendedor pode cometer é entender que se seu produto é inovador, ele não tem concorrente. Por mais inédito que ele seja, se ele resolve um problema existente, já deve haver outras formas, pelo menos em parte, de solucionar a mesma questão. Para responder esse ponto, é preciso listar outros produtos que também podem oferecer o mesmo benefício ou algo similar. Um exemplo: um brinquedo entretém e/ou educa uma criança. Que outros produtos fazem o mesmo? Livros, games, filmes e parques de diversões contribuem para a educação ou divertem as crianças. Por isso, podem ser considerados como soluções substitutas ao brinquedo.” 
“Se sua empresa depende de poucos fornecedores - sobretudo se o fornecimento for de algo raro e difícil de encontrar -, ficará à mercê das decisões deles sobre preços, prazos e níveis de qualidade. Os problemas podem piorar se o fornecedor decidir abastecer também (ou exclusivamente) o seu concorrente. Mais do que responder a esta questão, o empreendedor precisa refletir sobre como ter acesso a excelentes fornecedores, sem  depender exclusivamente de um ou outro” 
As passagens em questão exploram o significado e a aplicação de, respectivamente: 
Alternativas:
Ameaça de substituição e poder de negociação dos fornecedores.
checkCORRETO
Barreiras à entrada e poder de negociação dos consumidores.
Poder de negociação dos fornecedores e intensidade da rivalidade entre concorrentes estabelecidos.
Poder de negociação dos consumidores e ameaças à substituição.
Poder de negociação dos fornecedores e poder de negociação dos consumidores.
Resolução comentada:
Os dois parágrafos exploram o significado e a aplicação da ameaça de substituição e do poder de negociação dos fornecedores, respectivamente. 
Código da questão: 27279
2)
Assinale a alternativa correta. Em um modelo keynesiano simples, se a propensão marginal a poupar for 50% e houver um aumento de $200 milhões na demanda por investimento, a expansão no produto nacional:
Alternativas:
Não ocorrerá.
Não pode ser calculada, pois não se sabe qual a propensão marginal a consumir.
Será de $ 400 milhões.
checkCORRETO
Será de $ 200 milhões
Será de $ 600 milhões.
Resolução comentada:
Lembrando que a medida da variação da renda e/ou do produto a partir do investimento é o multiplicador keynesiano do gasto, só nos resta calculá-lo. Como k = 1/PMgS, temos que k = 1/0,5 . Logo, K=2. Assim, expansão no produto nacional será de duas vezes a expansão no investimento: $400 milhões.
Código da questão: 27232
3)
“A grande questão econômica da Era Lula se relaciona com o potencial dinamizador de uma estratégia socialmente orientada, em uma versão adaptada (e muito atenuada) do sucesso europeu na era socialdemocrata. Mas esta lição não diz respeito apenas ao sucesso ou ao que foi conquistado. As dificuldades econômicas e políticas dos últimos dois ou três anos sinalizam que uma verdadeira sociedade civilizada (ou socialdemocrata) não pode ser construída apenas com base no (1) de massas, sem os outros elementos típicos e virtuosos dos arranjos sociais mais avançados. A prioridade para a melhoria dos serviços públicos e uma (2) progressiva surgem, portanto, como as diretrizes mais adequadas para aprofundar e renovar o “social-desenvolvimentismo” esboçado, evitar o retorno a uma agenda liberal (ou uma busca a qualquer custo da competitividade) e retomar a o (3).” 
Escolha a alternativa que preenche corretamente as lacunas do texto: 
Alternativas:
Endividamento; reforma tributária; regime de bandas cambiais.
Endividamento; reforma tributária; câmbio flutuante.
Endividamento; reforma tributária; crescimento econômico.
Consumo; reforma tributária; crescimento econômico.
checkCORRETO
Consumo; inflação; crescimento econômico.
Resolução comentada:
“A grande questão econômica da Era Lula se relaciona com o potencial dinamizador de uma estratégia socialmente orientada, em uma versão adaptada (e muito atenuada) do sucesso europeu na era socialdemocrata. Mas esta lição não diz respeito apenas ao sucesso ou ao que foi conquistado. As dificuldades econômicas e políticas dos últimos dois ou três anos sinalizam que uma verdadeira sociedade civilizada (ou socialdemocrata) não pode ser construída apenas com base no consumo de massas, sem os outros elementos típicos e virtuosos dos arranjos sociais mais avançados. A prioridade para a melhoria dos serviços públicos e uma reforma tributária progressiva surgem, portanto, como as diretrizes mais adequadas para aprofundar e renovar o “social-desenvolvimentismo” esboçado, evitar o retorno a uma agenda liberal (ou uma busca a qualquer custo da competitividade) e retomar a o crescimento econômico.” 
Código da questão: 27298
4)
Leia atentamente as afirmações a seguir: 
1.A ausência de concorrência perfeita, marcada pela intervenção do Estado na economia, é o que caracteriza um monopólio. 
2.Oligopólios são marcados pela presença de um pequeno número de concorrentes significativos em um dado setor. 
3.A chamada concorrência monopolística é definida pela presença de barreiras à entrada, diferenciação de produtos e número considerável de firmas disputando um mercado. 
Escolha a alternativa que lista somente as afirmações VERDADEIRAS. 
Alternativas:
1 e 2.
2.
1 e 3.
2 e 3.
checkCORRETO
3.
Resolução comentada:
A ausência de concorrência perfeita, marcada pela intervenção do Estado na economia, é o que caracteriza um monopólio. (FALSA - há uma variedade de estruturas de mercado para além da concorrência perfeita; o monopólio é apenas uma delas). 
Código da questão: 27270
5)
Assinale a alternativa correta. A oferta agregada é desenhada como a representação de uma das proposições fundamentais da Teoria Geral do Emprego, do Juro e da Moeda, a obra de J. M. Keynes que serve de marco fundamental da macroeconomia moderna. Trata-se da:
Alternativas:
Identidade entre renda, produção e dispêndio, no chamado fluxo circular da renda.
Relação de determinação da poupança sobre o investimento.
Teoria quantitativa da moeda, comprovada por Keynes em seus Ensaios
Causalidade entre gastos governamentais e elevação do nível geral de preços.
Operação das economias capitalistas em desemprego de fatores, no caso geral, e pleno emprego, em casos específicos.
checkCORRETO
Resolução comentada:
No modelo keynesiano básico, o formato e a atuação da oferta agregada não
correspondem a uma função específica, mas à relação entre os momentos em
que a economia que pretendemos analisar opera com desemprego de fatores
e pleno emprego.
Código da questão: 27229
6)
Uma estrutura tributária é considerada (1) quando a alíquota cobrada aumenta quando a renda do contribuinte aumenta. A estrutura tributária é considerada (2) quando, quanto maior a renda do contribuinte, menor a tributação em proporção a sua renda. Finalmente, uma estrutura tributária é considerada (3) ou neutra quando todos os contribuintes pagam uma mesma parcela de imposto em relação a sua renda. Escolha a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do
Página12