Buscar

Análise de Competência de Acórdãos

Prévia do material em texto

APS/FMU – Teoria Geral do Processo – Prof.ª: José Parra
Aluna: Victoria Kamila Oliveira Silva
RA: 3214332 Turma: 003102A03
Análise de Competência de Acórdãos
 O relatório a seguir tem como objetivo fazer a análises de competências em acórdãos disponibilizados em nossa plataforma blackboard, sendo de suma importância para elevação de aprendizado.
 Fazendo a análise do acórdão referente ao Processo CC 144294, pode-se observar que se trata de uma competência absoluta por ser em razão da matéria, a justiça atuante na causa é a Estadual (comum), onde sim deveria ser de Justiça Federal por se tratar de uma instituição que responde a privação como previsto no artigo 109, I da Constituição Federal, porém o juiz argumentou que a causa não se enquadra no artigo acima citado. Também como previsto no artigo 44 do CPC, o critério utilizado para que haja fixação da competência absoluta é o de cunho material onde observa-se a causa de pedir, sendo assim, ao sentenciar os autos o juiz dará o veredito final onde se torna irreversível.
 Entretanto na análise do acórdão do processo 0021802-30.2018.8.26.0000, trata-se de um processo que tem como sua competência a relativa, tendo em vista que no documento apresentado comarca designada a dar andamento processual foi distribuída de acordo com o domicílio da ré, ou seja, foi baseado no território das partes sendo de for comum. Sendo assim, é uma ação de interesse privado em que somente o réu pode requerer tal competência. A arguição de incompetência relativa deve ser feita nas preliminares da contestação, conforme artigo 337, II, do CPC juntamente com o artigo 65 do CPC.

Continue navegando