Buscar

III RELATORIO GESTAO ROSA

Prévia do material em texto

Universidade Pitágoras Unopar
 PEDAGOGIA 
ROSÂNGELA DA SILVA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III – GESTÃO
ARAPIRACA/AL
 2019
ROSÂNGELA DA SILVA
RELATÓRIO DO ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO III: - GESTÃO
Relatório de Estágio apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina de Estágio Curricular Obrigatório – Gestão
Orientador: profª. Ma. Lilian Amaral da Silva Souza
Tutor Eletrônico:  Lidiane Severino Santos
Tutor de Sala: Maria Aparecida de Miranda Torres
ARAPIRACA/AL
2019
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO	3
OBSERVAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO	4
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO	5
PLANO DE AULA PARA REGÊNCIA.........................................................................9 
DIÁRIOS DAS REGÊNCIAS	17
CONSIDERAÇOES FINAIS.......................................................................................22
REFERÊNCIAS..........................................................................................................23
INTRODUÇÃO
 
O estágio obrigatório em gestão tem como objetivo oportunizar ao acadêmico um contato mais direto e sistemático com a realidade profissional, visando à concretização de pressupostos teóricos, associados a determinadas práticas específicas, aplicando suas habilidades e seus conhecimentos obtidos no curso. 
O presente estagio em gestão é uma pratica que dá uma direção no sentido de pensar e repensar a pratica pedagógica, tem como objetivo observar, analisar e refletir os aspectos da realidade social, organizacional e administrativo, atrelando aos aspectos pedagógicos. Possibilitando uma base e chance de poder analisar, interagir e ter uma convivência com os profissionais experientes, para poder entender como é a rotina da escola. É através dessas observações que darão suporte ao futuro pedagogo para administrar as atividades na escola, com qualidade de acordo a LDB, atribuindo e orientando funções justamente com ações que refletirão no ambiente de aprendizagem do aluno.
Neste período foi realizado (100) cem horas no total de estagio, sendo distribuídas (04) quatro horas para leitura do manual do estágio, quatro horas (04) para visita á escola para apresentação do acadêmico, vinte horas (20) para observação do espaço escolar e da atuação do pedagogo, vinte horas (20) para análise do projeto político pedagógico (ppp) e entrevista com o pedagogo, vinte horas (20) para elaboração do plano de ação do pedagogo, oito horas (08) para apresentação do plano de ação do pedagogo na escola e vinte e quatro horas (24) para elaboração do relatório final de estágio.
O estágio foi realizado no Centro Municipal da Criança e do Adolescente Erivaldo de Almeida Silva no período vespertino o sistema utilizado durante o estágio de gestão foi entrevista com a diretora e a coordenadora, visita na escola, consulta ao ppp,a forma que ocorre a avaliação e o planejamento da escola, os investimentos e financiamento ficando por dentro de como ocorre o funcionamento da escola na parte da gestão. Como mediadores da educação é preciso se ter um olhar voltado para o lado humano e afetivo sempre buscando novos caminhos e estratégias para melhorar e facilitar o aprendizado por igual sem distinção de cor ou raça criando situações que sejam adequadas para cada indivíduo.
A escola conta com uma ótima equipe de professores que juntamente com a equipe pedagógica e direção trabalham em cima de melhorias para a instituição. Tem seu caráter pedagógico baseados nas diretrizes nacionais e nos parâmetros curriculares para a educação, as orientações eram bem claras e objetivas, sobre documentação, atendimento aos pais, transferências e etc.A equipe que guia a escola que são diretora, coordenadora pedagógica, secretaria e os docentes procuravam sempre orientar com relação a qualquer dúvida, pois ela sempre busca compreender a educação como um processo de formação do ser humano em todas as suas múltiplas dimensões
 
 
OBSERVAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR E ATUAÇÃO DO PEDAGOGO
 A escola Centro Municipal da Criança e do Adolescente Erivaldo de Almeida Silva é de rede pública do município de Teotônio vilela/alagoas, localizada na Rua Teófilo Pereira S/N No centro, com o CNPJ: 04.557.595/0001 – 31 e INEP:27044190, a escola é de acesso fácil, funciona nos turnos matutino, vespertino e noturno nos horários, manhã das 07:00 hs ás 11:00 hs e atarde 13:00 hs ás 17:00 hs e das 19:00 hs as 22:00 hs de segunda (2ª) a sexta (6ª). Atualmente atende duzentas e oitenta (280) alunos. A modalidade de ensino é de educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos, a duração é de quatro (4) horas diárias e duzentos (200) dias letivos, seguindo o calendário escolar que é baseado no planejamento.
 Esta unidade de ensino foi fundada no ano 1993 com o nome de centro municipal da criança e do adolescente Erivaldo de almeida silva-este nome foi em homenagem ao aluno Erivaldo de Almeida, nascido aos 29/07/1981 no povoado Feira Nova, pertencente a Junqueiro, hoje município de Teotônio vilela. O aluno cursou de 1º a 4ª série na escola municipal dom Avelar brandão vilela e era acompanhado pelo centro de desenvolvimento do menor, pois funcionava um centro de assistencialismo das crianças e adolescentes que estavam em situação de drogas, indisciplinas e extrema pobreza. Iniciou a 5ª série na escola Aurélio Buarque de Holanda onde cursou somente o primeiro semestre vindo a falecer no dia 24 de julho de 1995, vítima de afogamento quando se banhava no rio passagem, seu corpo só veio aparecer três dias depois no povoado rocheira velha, deixando família e amigos entristecidos com o ocorrido –voltado para o assistencialismo das crianças e adolescente que estavam em situação de drogas, indisciplina e extrema pobreza.
 No ano de 2001 o centro deixou este trabalho e passou a funcionar como escola normal, atendendo ao ensino fundamental e a modalidade da Educação de jovens e adultos-EJA. E a partir de 2003 foi incluída a educação infantil. Em trinta (30) de novembro de dois mil e doze (2012) recebeu o nome de escola municipal de educação básica Erivaldo de almeida silva.
 No matutino a educação infantil é dividida em cinco (5) turmas, e no vespertino o 2º ano series iniciais em seis (6) turmas. Atuam no estabelecimento trinta e nove (39) funcionários, sendo: professores, coordenadora, serventes, cozinheiras, secretarias e diretora. Os departamentos que funcionam na escola são: secretaria, sala dos professores, salas de aula, cozinha, auditório, biblioteca, sala de vídeo, banheiros (sendo um para crianças com deficiência), banheiro para os professores, um bebedouro para as crianças, uma horta e a sala da diretoria que funciona junto com a coordenação. A estrutura física atende aos objetivos que a escola propõe e é adequada para a oferta da educação infantil e 2º ano series iniciais sem que haja prejuízo aos níveis ofertados. 
A escola apresenta uma sala da diretoria que funciona junto com a coordenação, onde possui dois (2) birôs sendo um para a diretora e outro para coordenadora, uma secretaria com três (30 auxiliares administrativas, uma sala dos professores, uma sala de acessibilidade (sala de recursos), uma biblioteca com vários livros para atender a demanda dos alunos, um laboratório de informática com doze (12) computadores. A área de recrear é bem arejada e coberto, salas com janelas e ventiladores, uma dispensa para mantimentos, uma cozinha bem organizada, dois (2) banheiros dos alunos, um (1) dos funcionários e outro para portadores de necessidades especiais com pegadores e rampas para melhor movimentação do mesmo.
O pedagogo é o profissional responsável por abrir caminhos frente a essas diversidades de modo que elas sejam expostas ao mundo como processosconscientes e que são elementos constituintes do ser e que por isso não podem ser descartados nas relações humanas, nem mesmo entre os pequeninos aprendizes dos anos iniciais de escolarização. E para isso o pedagogo atenta-se para o currículo, ou seja, para aquilo que se deve ser ensinado como ponto principal e também para a metodologia, ou seja, para o como se deve ensinar.
 Na escola a educação inclusiva diz respeito a atender as necessidades especiais que todos os alunos possam ter, transformando a escola em um espaço para todas pois possui suporte para isso. A coordenadora passou que no momento eles se encontram com menino que tem o diagnóstico de autismo e imperativo e outro que não tem o diagnostico definido, e ambos são atendidos na sala de recurso duas (2) ou três (3) dias por semana para melhor se desenvolverem. 
A organização e o funcionamento da instituição seguem uma rotina que é feita no início do ano letivo com professores, coordenadora e a diretora, funciona dois (2) turnos, sendo de sete (07:00) ás onze horas(11:00)com tolerância de quinze minutos (15) na chegada, o uso da farda é obrigatório pois a prefeitura fornece o fardamento para todos, quando chegam passam no leitor digital e se dirigem para as salas de aulas onde é feita orações e seguem com canções e dar início as aulas com pausas para o lanche e recreio.
O trabalho pedagógico é feito todas as sextas feira, e é colocado em uma agenda da coordenadora e impresso uma cópia e colado no mural, para que todos sigam aquela rotina semanal, como visitas as salas, a cozinha e a secretaria para ver como está sendo o desenvolvido o que foi planejado, pois, o planejamento é uma peça fundamental para um bom desempenho de qualquer instituição.
O pedagogo é a pessoa dentro da instituição que analisa, estuda e procura meios para alcançar os objetivos da escola, para formar cidadãos preparados e qualificados para enfrentar os desafios e demandas exigidas da sociedade, e o a maior atribuição da mesma (coordenadora) é o monitoramento das salas que são feitos em duas turmas por turno em dias alternados da semana, para o bom desenvolvimento da instituição, observando se estar sendo seguido o que foi planejado na semana.
O relacionamento interpessoal é bem claro e participativo, pois todos participam de tudo que ocorre na escola, como o plano de ação que é planejado através de reuniões com pais e funcionários, ao todo são seis (6) reuniões mais caso precise os pais são acionados para uma nova reunião, sempre faz reuniões com os funcionários, já com os professores é feita toda semana que é o planejamento. Planejamento da educação infantil é feito semanal e o planejamento fundamental é de quinzenal, pois essa é a hora que tem para conversar e ver o que se está precisando tanto em materiais como em mudança para se obter um bom desenvolvimento do aluno.
O conselho escolar é feito com a gestão, se faz um no início do ano letivo para escolher os conselheiros, é formado por professores e funcionário, forma esse conselho e segue um calendário que são quatro (4) por ano, e o concelho de classe faz todo final da unidade como planejamento.
A coordenadora participa de uma forma geral em tudo que ocorre na escola, como direção, conselho de classe, concelho escolar, grêmio estudantil, planejamento e vários outro que vem aparecer na instituição, pois ela é o coração da escola.
O que auxilia a pedagoga é o plano de ação que é construído no início do ano com o diretor, coordenador e todos os funcionário para seguir durante o ano letivo, PPP, plano de aula e o regimento.
DIARIO DE OBSERVAÇAO DE CAMPO DO TRABALHO DO PEDAGOGO
DIÁRIOS DE OBSERVAÇÃO 27/08/2019
Escola: municipal de educação básica Erivaldo de almeida silva
Local: Teotônio vilela/AL
Inicio: 13:00 horas Término: 17:00 horas
Coordenador (a): Priscila Souza Teodoro Mendonça
Nível: gestão
Estagiaria: Rosângela da silva
No dia 27 de agosto de 2019 as 13:00 horas da tarde na escola erivaldo de almeida tive a oportunidade de conhecer a cordenadora pedagogica da escola que foi bem atenciosa e me recepcionol muito bem, onde foi apresentado para ela como seria resalizado o estagio e duracao. A cordenadora concordou em ser observada como sua forma de atuar na cordenacao da eventual escola por um certo periodo,no primeiro momento de seu trabalho ela se dirigiu a secretaria e pediu para as auxiliares administrativos a relacao da frequencia dos alunos e funcionarios com o proposito de observar se algum aluno tem recorrencia de faltas.
Em seguida se dirigiu a cozinha saber qual seria o cardapio do dia já que existe um cronograma a ser seguido e que ela preza uma boa alimentação já que “ a crianca com fome não tem rendimento nos estudos” já que o publico da escola é de familias carentes,
Após isso fez as visitas rotineiras nas salas de aula e se dirigiu a diretoria e fez a organizacao do material para planejamento pedagogico da educacao infantil, finalizando as 17:00 horas.
DIARIO DE OBSERVAÇÃO 28/08/2019
Escola: municipal de educação básica Erivaldo de almeida silva
Local: Teotônio vilela/AL
Inicio: 13:00 horas Término: 17:00 horas
Coordenador (a): Priscila Souza Teodoro Mendonça
Nível: gestão
Estagiaria: Rosângela da silva
Ao chegar na escola Erivaldo de almeida no dia 28 de agosto de 2019 a coordenadora não estava na escola porque se encontrava em uma reunião na secretaria de educação, em quanto isso foi observado que a escola tem acesso para pessoas com deficiência onde no momento não existia alunos deficientes matriculados onde algumas famílias estavam em processo de laudo médico para diagnosticar a deficiência.
A escola possui banheiros apropriados com barras e rampas no pátio e corredores, ao chegar na escola a coordenadora se dirigi a cozinha para ver qual será o cardápio do dia e se dirigiu a secretaria par pegar a frequência como de costume e se todos os professores estavam com os planos em dia avisando aos professores do ensino fundamental um que será feito o planejamento semanal com cada um focando nos assuntos visando o desenvolvimento da criança sempre no horário contrário de aula, em seguida os alunos foram liberados para o lanche e o intervalo, no termino todos voltaram para as salas onde a coordenadora observou se todos obedeceram as professoras, as 17:00 horas todos largaram onde a diretora e coordenadora ficaram mais cinco minutos para olhar se todas as salas estavam vazias e em ordem. 
DIARIO DE OBSERVAÇÃO 29/08/2019
Escola: municipal de educação básica Erivaldo de almeida silva
Local: Teotônio vilela/AL
Inicio: 13:00 horas Término: 17:00 horas
Coordenador (a): Priscila Souza Teodoro Mendonça
Nível: gestão
Estagiaria: Rosângela da silva
No dia 29 de agosto de 2019 na escola Erivaldo de almeida os portões foram abertos as 12:50 horas para que os alunos se dirigisse as salas. A coordenadora chegou às 13:00 horas e se dirigiu a diretoria e se reuniu com a diretora para debater alguns pontos importantes dos planos de aula e reuniões, juntas se dirigiram as salas para fazer o monitoramento diário onde a mesma escolhe duas salas por horário para acompanhar a aula onde visa ver os avanços das crianças através do monitoramento pedagógico e em que deve ser melhorado ou até mesmo algumas mudanças se for necessária. Na primeira turma a coordenadora permaneceu 1 hora e 30 minutos, ao tocar o intervalo a mesma se dirigiu a coordenação para olha se o cronograma que ela segue está em dia, após o intervalo a mesma vai para a outra turma escolhida, onde observa e avalia de forma continua os alunos e o professor, passando se mais 1 hora e 30 minutos ela saiu da turma e foi para a coordenação resolver situações relacionada a pratica pedagógica finalizando a tarde as 17:00 horas.
DIARIO DE OBSERVAÇÃO 30/08/2019
Escola: municipal de educação básica Erivaldo de almeida silva
Local: Teotônio vilela/AL
Inicio: 13:00 horas Término: 17:00 horas
Coordenador (a):Priscila Souza Teodoro Mendonça
Nível: gestão
Estagiaria: Rosângela da silva
no dia 30 de agosto de 2019 na escola Erivaldo de almeida os portões são abertos as 13:00 horas onde a coordenadora chegou e ficou na recepção da escola recebendo os pais e tirando dúvidas referentes as faltas dos alunos pegando a lista de frequência para ter um norte de como as famílias veem essas faltas, em seguida foi a cozinha como rotina, e a coordenação para analisar os planos feitos anteriormente com as professoras do horário oposto e faz a elaboração da agenda semanal, é importante frisar que esse trabalho é feito toda sexta feira da semana e passado para a sua agenda.
Essa agenda semanal é passada para as professoras e exposto no mural da escola para que todas tenham acesso em seguida ao tocar o intervalo a mesma saiu para uma capacitação na secretaria de educação retornando as 16:00 horas, onde foi solicitado alguns documentos que serão enviados a secretaria, terminando o dia as 17:00 horas.
DIARIO DE OBSERVÇÃO 02/09/2019
Escola: municipal de educação básica Erivaldo de almeida silva
Local: Teotônio vilela/AL
Inicio: 13:00 horas Término: 17:00 horas
Coordenador (a): Priscila Souza Teodoro Mendonça
Nível: gestão
Estagiaria: Rosângela da silva
No dia 02 de setembro de 2019 os portões abriram as 13:00 horas onde a coordenadora chegou às 13:10 resolvendo outros documentos, como rotina da escola a mesma se dirigiu a cozinha e olhou o cardápio e após a frequência dos alunos onde em seguida teve uma pequena reunião na secretaria da escola. Em seguida se dirigiu a diretoria para fazer a seleção e organização do material para planejamento pedagógico dos anos iniciais, após escolheu mais duas salas para fazer a visita diária como rotina, foi observado que ela acompanhou uma na sala de vídeo que estava assistindo um pequeno trecho animado sobre o tema “meio ambiente “ e ao retornarem para a sala os próprios alunos contaram a história que viram expondo em forma de desenho para a coordenadora onde a mesma ficou muito feliz e parabenizou a todos e a professora pelo belo trabalho, finalizando mais uma tarde com a equipe.
ANALISE DO PROJETO POLÍTICO PEDAGOGICO E ENTREVISTA COM A PEDAGOGA
Desde 1996, com o advento da lei de diretrizes e bases da educação, lei 9394/96, o projeto político pedagógico vem sendo construído e reconstruído com propostas de novos caminhos, para uma escola diferente. Todas as questões que envolvem o fazer pedagógico e as suas relações, relações com o currículo, conhecimento e função social da escola, obrigam a um pensar e a uma reflexão continua de todos que estão envolvidos neste processo. Que escola queremos construir? Que conhecimento nossos alunos (as) precisarão ter para de fato exercer a sua cidadania nesta sociedade tão cheia de conflitos? Conflitos estes que estão presente no espaço escolar, nas relações pessoais, no confronto das ideias, também no surgimento de novas concepções, das dúvidas e da necessidade do diálogo entre os sujeitos aprendentes(comunidade escolar) Segundo Paulo Freire apud Weiduschat (2007, p. 51):
 Quero dizer que ensinar e aprender se vão dando de tal maneira que quem ensina aprende […] O fato, porém, de que ensinar ensina o ensinante a ensinar certo conteúdo não deve significar, de modo algum, que o ensinante se aventure a ensinar sem competência para fazê-lo. […] A responsabilidade ética, política e profissional do ensinante lhe coloca o dever de se preparar, de se capacitar, de se formar antes mesmo de iniciar sua atividade docente. Paulo Freire (2007, p.51):
 Esta escola municipal de educação básica Erivaldo de almeida silva foi fundada no ano 1993 com o nome de centro municipal da criança e do adolescente Erivaldo de almeida silva-este nome foi em homenagem ao aluno Erivaldo de Almeida, nascido aos 29/07/1981 no povoado Feira Nova, pertencente a Junqueiro, hoje município de Teotônio vilela. O aluno cursou de 1º a 4ª série na escola municipal dom Avelar brandão vilela e era acompanhado pelo centro de desenvolvimento do menor, pois funcionava um centro de assistencialismo das crianças e adolescentes que estavam em situação de drogas, indisciplinas e extrema pobreza. Iniciou a 5ª série na escola Aurélio Buarque de Holanda onde cursou somente o primeiro semestre vindo a falecer no dia 24 de julho de 1995, vítima de afogamento quando se banhava no rio passagem, seu corpo só veio aparecer três dias depois no povoado rocheira velha, deixando família e amigos entristecidos com o ocorrido –voltado para o assistencialismo das crianças e adolescente que estavam em situação de drogas, indisciplina e extrema pobreza. No ano de 2001 o centro deixou este trabalho e passou a funcionar como escola normal.
Em 30 do 11 de 2012 recebeu o nome de escola municipal de educação básica Erivaldo de almeida silva.
Os ambientes físicos, administrativo, materiais, pedagógicos e recursos humanos consta com 6(seis)salas de aulas bem arejadas,1(uma) secretaria escolar com 3(três)auxiliares administrativas,1(uma)sala de direção,1(uma sala de coordenação,1(uma) sala de professor que comporta todos confortavelmente,1 (uma )sala de recursos para atender alunos especiais principalmente,1(uma)biblioteca com conteúdo riquíssimos para atender a demanda dos alunos,1(uma) cozinha bem ampla eorganizada,1(uma)dispensa para o armazenamento dos alimentos,4(quatro) banheiros(4)feminino, masculino, funcionários e especiais),1(um)pátio coberto.
A intervenção dos pais na educação dos filhos é indiscutivelmente e essencial. Dar apoio e cuidados adequados ao filho é uma responsabilidade bastante exigentes. Muitas vezes, os pais estão preocupados com os outros problemas (profissionais, pessoais, econômicos, financeiros) que se esquecem de dar atenção aos seus filhos, o que leva muitas vezes a um afastamento entre pais e filhos, e é precisamente isso que não se quer. Consideramos fundamental nos dias de hoje, e com a constante evolução da sociedade que as escolas devam acima de tudo ser promotoras de políticas/estratégias que promovam uma maior aproximação dos pais para que haja uma educação de qualidade para os alunos, pois a escola precisa caminhar junto com a família para ver onde se pode ajudar.
O objetivo geral é melhorar e primar a qualidade do processo ensino-aprendizagem, permitindo o desenvolvimento pleno do aluno em suas dimensões intelectual, físico, emocional e social de forma a perceber-se como cidadão ativo, participativo, crítico e responsável.
O planejamento e as realizações de suas atividades são feitos através planejamentos, elaboração de planos de aulas com professores, reuniões de pais e mestres, conselho de classe e vários outros meios que se é utilizado nos ramos da educação, destacando os valores do diálogo e da participação do saber dos alunos, estimulando melhor o desenvolvimento da sociedade para a valorização do respeito mútuo, melhorar as práticas pedagógicas da escola sempre buscando mudar quando necessário, despertar o senso crítico-responsável do educando como forma de repudio a injustiça e a corrupção exercitando assim sua cidadania, facilitar aos educandos o acesso a matérias educativos para promover diferentes atividades que possibilitem a integração entre aspectos físicos, emocional, afetivo, cognitivo, linguístico e social do educando capaz de compreender e ser compreendido.
A atribuição do pedagogo é principalmente as visitas rotineiras que são feitas todos os dias sendo alternados por salas e turnos, e o convívio dos pais dentro do ambiente escolar fortalecendo a integração escola-comunidade e valorizando os profissionais da escola juntando isso tudo com certeza a instituição terá um bom desenvolvimento e bom rendimento ao termino do ano letivo.
Para a pedagoga as questões ligadas à avaliação e recuperação de conteúdos sempre segue o art.13,que diz que os docentes incumbir-se-ão de: participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino; elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógicado estabelecimento de ensino; zelar pela aprendizagem dos alunos; estabelecer estratégias de recuperação para alunos de menor rendimento; ministrar os dias letivos e horas-aulas estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional e por fim colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade desta forma fica bem mais fácil de promover uma educação de qualidade para todos, sempre seguindo as leis que vem para melhorar a forma de ensino sem desigualdade com a ajuda de todo o corpo escolar.
Até o momento não se foi encontrado fragilidade e potencialidade na atuação da pedagoga, pois a escola dispõe de infraestruturas como rampa, banheiro com pegadores para melhor movimentação do aluno, acesso para toda as áreas da escola cuidadores adequados para atender alunos com necessidades especiais seja qual for a necessidade do mesmo.
As questões didático-pedagógico são bem elaboradas para que todos os alunos possam acompanhar os conteúdos sem nenhum problema, mais caso aconteça é feito um plano especifico para a resolução do problema para que o aluno venha acompanhar os demais.
A escola possui 39(trinta e nove) funcionários e é o suficiente para atender a demanda da exigida, cada um segue seu devido papel sem prejudicar suas atividades desde a direção até o portão.
O concelho de classe é de grande ajuda para tomada de decisão na instituição pois ele é um dos órgãos colegiados fundamental para o bom funcionamento da escola e para a promoção da democracia. Ele é composto pelos os variados segmentos que tem por objetivo promover a qualidade de ensino e participar das tomadas de decisões e analisar as ações a serem empreendidas e os meios que vão ser utilizados para o cumprimento das finalidades da escola e a busca de resolução dos problemas enfrentados cotidianamente pela unidade escolar, podendo também dar sugestões de como resolver reprovações, evasão e a forma de aprendizagem para os alunos.
O responsável pelo aluno pode e deve estar em todos os momentos acompanhando o desenvolvimento do educando tanto dentro como fora da escola ele deve estar ciente de que o seu filho (a) está tendo um bom ensino, ele também participa de reuniões, eventos, encontros fora da escola e concelho de classe para assim poder conhecer para poder cobrar e exigir da instituição os verdadeiros direitos dos seus filhos.
Durante a gestão da coordenadora pedagógica não se teve nenhuma questão social que interferisse no fazer-pedagógico, pois suas decisões são bem acolhida por todo o membro da gestão.
O pedagogo tem muito a contribuir com os conhecimentos adquirido e contribuindo para uma educação de qualidade.com métodos mais eficazes na alfabetização onde os professores venha aplicar com seus alunos no dia a dia, com o auxílio do pedagogo, a partir da formação continuada o educador terá a capacidade de desenvolver e melhorar sua pratica didática, e aumentara seu conhecimento pessoal do mesmo além das experiências desenvolvidas no processo de estudo.
Dessa maneira, é possível notar que é através de um processo formativo que o educador é capaz de expor seu saber, orientando a pratica tendo como base a teoria, além da compreensão na formulação das habilidades de lecionar para os alunos.
PLANO DE AÇÃO DO PEDAGOGO
PREFEITURA MUNICIPAL DE TEOTONIO VILELA – AL
ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA ERIVALDO DE ALMEIDA SILVA
Rua Teófilo Pereira S/N centro
Teotônio vilela AL- CEP- 57265000
PROJETO: VIAJANDO NO MUNDO DA LEITURA
TEOTONIO VILELA – AL
2019
JUSTIFICATIVA
Percebemos que a realidade atual vem afastando cada vez mais nossos alunos do universo da leitura, vários fatores podem ocasionar a falta de interesse dos mesmos como, computador, TV, jogos e até mesmo a falta de incentivo familiar perante seus filhos para que eles foquem no mundo da leitura. Portanto é necessário para se fazer cidadãos críticos e objetivos.
A leitura nunca se fez tão necessário nos bancos escolares. De um lado há o aumento nas fontes de pesquisas e uma crescente preferência pelo construtivismo. De outro lado, vemos a grande dificuldade de nossos alunos em compreender questões eliminatórias em simulados onde só se obtém êxito quem tem o hábito de leitura e interpretação de texto. Sabemos então que para se adquirir o hábito de leitura depende principalmente deles e da escola pois ela dará um grande incentivo para os alunos, tanto na vida educacional como na vida cotidiana de cada um, estimulando-os cada vez mais para o mundo da leitura. Faremos com que nossos alunos compreendam melhor o que estão aprendendo na escola, e o que acontece no mundo em geral, entregando a eles um horizonte totalmente novo.
OBJETIVO GERAL
Estimular nos alunos um processo de leitura permanente para estarem continuamente atualizados frente aos desafios e perspectivas do mundo moderno/contemporâneo, ajudando-os a se tornarem leitores e escritores.
Promover o desenvolvimento do vocabulário, favorecendo a estabilização de formas ortográficas; 
Possibilitar o acesso aos diversos tipos de leitura na escola, buscando efetivar enquanto processo a leitura e a escrita. 
Estimular o desejo de novas leituras; 
Possibilitar a vivência de emoções, o exercício da fantasia e da imaginação; 
Possibilitar produções orais, escritas e em outras linguagens; 
Proporcionar ao indivíduo através da leitura, a oportunidade de alargamento dos horizontes pessoais e culturais, garantindo a sua formação crítica e emancipadora.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Proporcionar aos alunos o hábito e o prazer da leitura;
Entender que a leitura e a escrita desafiam nossa imaginação e possibilita nosso crescimento intelectual; 
Incentivar a formação de leitores;
Estimular os alunos a querer descobrir o significado dos escritos e a produzir seus próprios textos;
Utilizar diferentes registros, sabendo adequá-los às circunstâncias da situação comunicativa de que participa;
Desenvolver nos alunos a autoconfiança na sua capacidade de aprender;
Desenvolver a oralidade das crianças; 
Refletir sobre os elementos de escrita utilizados nas produções escritas (com apoio do professor);
Integrar a leitura em todas as disciplinas;
Ser capaz de captar as ideias centrais de um texto;
Explorar, ler e identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
É através deste plano que irá despertar o interesse pela leitura dos alunos da instituição mostrando novos caminhos e formas de se devorar livros com os olhos, os tornando leitores com visão para futuro. 
Conforme nos expõe Libâneo et al (2008, p. 331):
A escola ao cumprir sua função de mediação, influi significativamente na formação da personalidade humana; por essa razão, são imprescindíveis os objetivos políticos e pedagógicos. Essa peculiaridade das instituições escolares decorre do caráter de intencionalidade presente nas ações educativas. Intencionalidade significa a resolução de fazer algo, de dirigir o comportamento para aquilo que tem significado para nós. Ela projeta-se nos objetivos que, por sua vez, orientam a atividade 9 humana, dando rumo, a direção da ação. Na escola leva a equipe escolar a buscar deliberada, consciente, planejada, de integração e unidade de objetivos e ações, além do consenso sobre normas e atitudes comuns. O caráter pedagógico da ação educativa consiste precisamente na formação de objetivos sociopolíticos e educativos e na criação de formas de viabilização organizativa e metodológica da educação (tais como a seleção e a organização de conteúdos e métodos, a organização do ensino, a organização do trabalho escolar), tendo em vista dar uma direção consciente e planejada ao processo educacional. O processo educativo, portanto, por sua natureza, inclui o conceito de direção. Sua adequada estruturação e seu ótimo funcionamento constituem fatoresessenciais para atingir eficazmente os objetivos de formação. 
Para isso, é necessário organizar o trabalho e o espaço escolar, de modo a identificar e dar visibilidade aos objetivos e mentas dentro da instituição escolar. Por isso libâneo et al (2008,p289) nos chamam atenção para o fato de que para exercer sua profissão com mais qualidade o professor/gestor deve sempre:
 [...] conhecer bem o funcionamento do sistema escolar (as políticas educacionais, as diretrizes legais, as relações entre escola e sociedade e etc.) e das escolas (sua organização interna, as formas de gestão, o currículo, os métodos de ensino, o relacionamento professor-aluno, a participação da comunidade, etc.) e aprender a estabelecer relações entre estas duas instâncias.
.
METODOLOGIA
 O trabalho será desenvolvido mediante a utilização de uma metodologia diversificada e interdisciplinar, propiciando a mobilização do aluno para a construção e expressão do conhecimento adquirido através da prática de leitura e escrita.
 Para tanto, partiremos, inicialmente, da observação das dificuldades apresentadas pelos mesmos, especialmente no que se refere à leitura, interpretação e produção textual. Sendo assim, a aplicação do presente projeto estará centrada em atividades que possibilitem aos alunos refletirem e aprenderem sobre os aspectos teóricos e práticos referentes ao estudo da Língua Portuguesa, ou seja, os estudos gramaticais, leitura, exploração da oralidade e produção, além da construção dos conhecimentos de base alfabética, tendo como ponto de partida e de chegada textos como: músicas, poemas, parlendas, fábulas, contos, piadas, notícias, enfim, gêneros textuais diversos.
 Nesse intuito, serão empregadas estratégias como: Produções textuais em duplas, individuais e em grupos; realização de análises e discussões; leituras de diversas formas (eco, compartilhada, jogralizada, etc); correções individuais e coletivas; dramatizações; rodas de leitura; recontos e reescritas. Assim, estaremos buscando envolver o discente em um complexo e dinâmico processo de interação e desenvolvimento de suas habilidades de leitura e escrita.
CRONOGRAMA DE ATIVIDADES:
	CONTEUDOS
	METODOLOGIA
	PERÍODO
SET/DEZ
	Produção de murais: “Li, gostei e recomendo”; (ESCOLA)
	Distribuir livros para os alunos ler e logo após, construir um mural com os livros que os alunos mais gostou de ler e expor para a escola.
	
20 HORAS 
	Roda de leitura especial (Parlendas; Adivinhas; Charadas; Fantoches; Dramatizações; Declamações de poesias).
	Após a leitura o próprio aluno escolhe qual dos itens mencionados para fazer a apresentação em sala e até mesmo criar seus próprios mini poemas.
	
20 HORAS
	Leitura livre;
	Será levado para a sala revistas, gibis, jornais e etc. para os alunos lerem todo tipo de informação.
	
04 HORAS
	Histórias em CDs e DVDs;
	Irão ser direcionados a sala de vídeo para assistir vario vídeos de histórias, e ao retornarem para a sala de aula a professora irá pedir para que um dos alunos comece a contar as histórias vistas.
	
04 HORAS
	Produções de textos;
	A professora Ira ler pequenos textos e pedirá para que criem qualquer tipo de texto, para depois apresentar para a sala.
	
08 HORAS
	Confecção de minilivros;
	Irão construir o seu próprio livro (mini) com qualquer título e fazer uma exposição no pátio da escola.
	
10 HORAS
	Visita ao centro cultural;
	Se deslocarão da escola em direção ao centro cultural, chegando lá terão que observar principalmente a biblioteca.
	
03 HORAS
	Visitas de leitura, dentro ou fora do ambiente escolar.
	Será feita um passeio nas salas, com a permissão das professoras para ser feito uma leitura dos cartazes expostos. Em outro momento leva-los para o centro cultural pois lá é rico livros para esse momento.
	
08 HORAS
AVALIAÇÃO
A avaliação do projeto ocorrerá durante todo o processo de seu desenvolvimento, envolvimento a observação da atuação dos alunos, nas atividades de produção escrita e oral, confecção de murais ilustrados, atividades de interpretação e outras atividades escritas desenvolvidas pelos alunos. Considerando-se ainda os avanços obtidos e demonstrados pelos alunos no decorrer e ao final do projeto.
Na apresentação do plano de ação do pedagogo, foi montada uma bancada com a diretora, coordenadora, professores e alguns pais. Neste momento foi feito uma definição do que é leitura e qual a sua importância para o desenvolvimento da personalidade de cada pessoa, pois a pessoa que tem o habito de ler, possui uma mente aberta para o mundo 
REFERÊNCIAS 
CUNHA, M. I. Diferentes olhares sobre as práticas pedagógicas no ensino superior: a docência e sua formação. In: Educação. Ano XXVII, nº 3(54). Porto Alegre, set. /dez. 2004, p. 525 – 536.
 ANDRÉ, M. O papel da pesquisa na formação do professor. In: MIZUKAMI, M. et al (orgs) Formação de Professores: Tendências Atuais, São Carlos: EdUFSCar, 1996, p. 95-105.
ANDRÉ, M. Pesquisa, formação e prática docente. In: O papel da pesquisa na formação e na prática dos professores. Campinas, SP: Papirus, 2001, p. 55-70.
ARAÚJO, C. H. LUZIO, N. Dificuldades do ensino de matemática, INEP, 2004a. Disponível em: acessado em 12/01/2005.
ARANTES, valeria Amorim (org.). Introdução escolar; pontos e contrapontos. São Paulo: sum mus,2006.
BROUGÉRE, Gilles. A criança e a cultura lúdica.In: KISHIMOTO, T.M.O brincar e suas teorias. São Paulo: Pioneira,1998.
BISSOLI, Michelle de Freitas. Educação e desenvolvimento da personalidade da criança: contribuições da teoria Histórico-cultural.2005.
FELIPE, T.A. Introdução à gramatica de libras. In: BRASIL, Ministerio da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Especial. Educação especial: deficiência auditiva. Brasilia,1997.
LOURENÇO FILHO, Manoel Bergstrom.Tendências da educação.2. ed.Brasília: MEC/Inep,2002 (Lourenço Filho,8).
https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/educacao/diversidade.htm
https://www.webartigos.com/.../a-importancia-da-didatica...formação 
https://pt.scribd.com/document/55978254/O-trabalho-do-pedagogo-nos-espacos-educativos-97-2003.
MINAYO, M. C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. revista e aprimorada. São Paulo: Hucitec, 2006.
RAU, M .C. T. D. A ludicidade na educação: uma atitude pedagógica. 2. Ed. Curitiba: ibpes,2011.
VYGOTSKY, L.S.A formação social da mente. São Paulo: Martins Fontes,1998.
VASCONCELLOS, Celso dos santos. Avaliação da aprendizagem: práticas de mudança-por umas práxis transformadoras. 13. Ed. São Paulo: Liberdad, 2013. 
INTRODUÇÃO 
 O centro municipal da criança e do adolescente Erivaldo de almeida silva entende que o melhor caminho para se construir uma sociedade mais justa e democrática é através da educação. Foi-se analisado a importância da leitura de cada aluno, vendo assim que a leitura é indispensável quando o assunto em questão é educação, e nesta instituição o público alvo em sua maioria são de famílias de baixa renda onde dificulta um pouco .E mesmo com o surgimento de tantas tecnologia, os livros continuam sedo uma ferramenta essencial para o processo de aprendizagem e a formação de bons alunos, visto desta maneira que se é necessário trabalhar a leitura em todas as turma da escola para desenvolver o habito da leitura e assim alcançar a formação intelectual, cognitiva e cultural de cada futuro cidadão.
 Trilhando por esse caminho – o da educação escolar – percebemos que a leitura pode criar um “mundo” de possiblidades e caminhos estratégicos que beneficiará nossos alunos ao longo de seu desenvolvimento.
 Partindo desse princípio faz-se necessário o resgate do valor da leitura através do incentivo da escola, como ato de prazer e pré-requisito para promoção da cidadania.
 Partindo deste princípio o PROJETO VIAJANDO NO MUNDO DA LEITURA vem com a proposta de criar no aluno o hábito pelo gosto da leitura.

Continue navegando