Buscar

A Escola e o Enfrentamento às Desigualdades Sociais

Prévia do material em texto

Atividade: 1
 
De acordo com os conteúdos da Unidade 1, a escola é uma instituição social que molda e normatiza o indivíduo. Contudo, o ambiente escolar não está descolado da realidade social, trazendo para o seu interior as desigualdades vistas no corpo da sociedade. Os currículos escolares também mostram esse cenário, muitas vezes privilegiando grupos sociais em detrimento de outros silenciados, emergindo assim a necessidade de ações que viabilizem um ensino mais democrático. A Lei nº 10.639/03, que torna obrigatório o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nas instituições de ensino, surge nesse contexto em que a superação da visão tradicional eurocêntrica da cultura brasileira é tratada como um desafio. 
Deste modo, elabore um texto buscando responder: 
De que modo as escolas, enquanto instituições sociais, podem contribuir para o enfrentamento às desigualdades sociais? 
Como outras instituições, por exemplo, o Estado e a família, poderiam realizar articulações com a instituição escolar, contribuindo para o enfrentamento às desigualdades e por meio de quais ações concretas isto se realizaria?
 Resposta: 
 A escola é uma das instituições sociais em que o ser humano é inserido ainda criança, para formação de caráter, valores e princípios morais, que irão direcionar o individuo a utilizar os conhecimentos aprendidos de maneira eficaz, para que sejam aplicados em favor da sociedade e de uma realidade melhor para todos. Portanto, cabe a escola transformar o seu interior em um ambiente democrático, estando sempre atenta a qualidade do relacionamento entre seus alunos, professores, pais e dirigentes, tendo um ensino onde todos os alunos sejam incluídos e não separados por raça, religião, etc...
A família precisa caminhar lado a lado da escola, acompanhando a educação oferecida aos seus filhos, garantindo que os mesmos estejam sendo acolhidos e recebendo o mesmo ensino, sem distinções.
Para entender melhor o fundamental papel da escola, podemos utilizar um exemplo do nosso cotidiano, a acessibilidade. Atualmente, como é difícil para as pessoas com necessidades especiais se locomoverem nas cidades, faltam rampas, faltam vagas, faltam acessos e falta também o respeito. As vagas preferenciais acabam sendo ocupados por outras pessoas que não precisam. Portanto, é imprescindível ensinar desde cedo as crianças a conviver com as pessoas que estão em sua volta e que não é necessário olhar de compaixão, mas sim de respeito.
O Estado tem um papel muito importante, ele precisa estar atento ao ensino oferecido nas escolas, pois, a educação reflete em nosso mundo e a sociedade que teremos será fruto da educação que estamos oferecendo.
Desta forma, a família, a escola e o estado precisam estar conectados em prol de uma educação cada vez mais inclusiva, sempre voltada para cidadania global, plena e livre de preconceitos para garantir a formação de uma sociedade cada dia melhor.

Continue navegando