Buscar

EXERCÍCIO 2019 INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO 3

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

INTRODUÇÃO À ADMINISTRAÇÃO
5a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Um dos aspecto da gerência é a comunicação, isto é, o processo de passar informação e compreensão de uma pessoa para outra. Sobre comunicação, é correto afirmar que:
I - é constituído de sete etapas: ideação, codificação, transmissão, canal, recepção, decodificação e ação.
II - é influenciado por quatro elementos: linguagem, retroação, percepção e ruído. 
III - pode ser influenciado por barreiras técnicas, semânticas e humanas. 
IV - depende de expectativas, recompensas e de relações entre ambas, na qual os resultados intermediários dependem dos resultados finais esperados.
		
	
	Somente as afirmativas I e II estão corretas
	
	Somente as afirmativas II, III e Iv estão corretas
	 
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas
	
	Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas
	
	Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas
	
Explicação:
Segundo a aula 5: "Outro aspecto da gerência é a comunicação, isto é, o processo de passar informação e compreensão de uma pessoa para outra. O processo de comunicação é constituído de sete etapas: 1. Ideação; 2. Codificação; 3. Transmissão; 4. Canal; 5. Recepção; 6. Decodificação; 7. Ação.
O processo de comunicação é influenciado por quatro elementos: 1. Linguagem; 2. Retroação; 3. Percepção; 4. Ruído e pode ser influenciado por por barreiras técnicas, semânticas e humanas. " 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Motivação, no contexto organizacional, é a predisposição que um profissional possui em colocar um nível maior de esforço na busca do alcance de metas definidas pela organização, caso estes satisfaçam, também, uma necessidade do próprio indivíduo. Entre as ações para criar a motivação NÃO está:
		
	 
	A imposição de tarefas de acordo com a capacidade de cada profissional.
	
	A criação de um ambiente de trabalho saudável e propício ao desenvolvimento do colaborador.
	 
	O oferecimento de benefícios aos colaboradores.
	
	O reconhecimento o bom trabalho dos profissionais e da equipe.
	
	.A promoção de desafios constantes.
	
Explicação:
As alternativas se referem a motivação no trabalho, um conjunto de forças energéticas que têm origem quer no indivíduo, quer fora dele, e que moldam o comportamento de trabalho, determinando a sua força, direção, intensidade e duração e a resposta menciona de imposição o que não pode levar a motivação, com exceção da resposta que menciona imposição, o que impede a motivação.
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	De acordo com a Hierarquia das necessidades de Maslow, apresentada na função administrativa Direção, assinale a alternativa que apresenta as necessidades de autoestima:
		
	
	integração, aceitação, amizade, amor, afeto e participação.
	
	desenvolvimento máximo do potencial e das capacidades individuais.
	 
	independência, realização, liberdade, status e reconhecimento.
	
	estabilidade e proteção da integridade física e mental.
	
	alimentação, água, oxigênio e descanso.
	
Explicação:
As necessidades de auto-estima se apresentam sob o aspecto de auto-afirmação ou valorização das pessoas em relação a elas mesmas ou aos outros. A procura de poder, de status, de prestígio, de reconhecimento, de apreço, de maestria, de competência ou suficiência indica a busca de satisfação das necessidades vinculadas a este nível.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	As funções administrativas na empresa são o Planejamento, a Organização, a Direção e o Controle. A respeito da Direção, ou ainda função de liderança, observe as afirmativas a seguir:
I - Dedica-se fundamentalmente a verificar o desempenho de níveis hierárquicos mais relacionados à operação, estabelecer parâmetros e buscar de não-conformidades, frequentemente em decorrência da incorporação de valores como a melhoria contínua.
II - É a responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa.
III - Dirigir significa em essência transmitir objetivos e valores, motivar pessoas e facilitar processos de trabalho, de modo que é possível observar aspectos de tal função administrativa em diversos níveis hierárquicos da empresa.
Estão corretas as afirmativas:
 
		
	
	Somente I e II
 
	 
	Somente II e III
 
	
	Somente I e III
 
	 
	Somente II
 
	
	Somente III
 
	
Explicação:
O aluno deve ter compreendido o contexto da Administração abordado em aula para responder a questão e verificar o conteúdo online da aula 5, além de utilizar seus conhecimentos gerais, o que aponta o trecho do enunciado e o que aborda a disciplina a respeito dos conceitos iniciais na Administração. 
I - o que se afirma diz respeito predominantemente à função controle. O aluno deve compreender que, embora seja mais intrínseco à função controle, o processo de buscar parâmetros a não-conformidades também pode envolver aspectos de liderança e, portanto, de direção.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Abraham M. Maslow desenvolveu uma visão abrangente da motivação do indivíduo, conhecida em Administração como a "Hierarquia das Necessidades de Maslow". Segundo esse autor, as necessidades humanas mais elevadas, que levam o indivíduo a tentar desenvolver seu próprio potencial e a si mesmo como pessoa humana são as necessidades:
		
	
	sociais;
	
	de estima;
	 
	de auto-realização;
	
	fisiológicas.
	
	de segurança;
	
Explicação:
Pela pirâmide de Maslow as motivações humanas encontram-se hierarquicamente estruturadas em cinco níveis de urgência ou prioridade.
As necessidades primárias (necessidades fisiológicas e as de segurança) estão abaixo e as necessidades secundárias (necessidades sociais, de estima e de auto-realização) estão acima.
A auto-realização pode ser explicada como a necessidade de crescimento de cada pessoa que aproveita todo o seu potencial próprio para fazer o que gosta e é capaz de conseguir.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	A Teoria da Motivação de Frederick Herzberg aborda que existe(m) influenciador(es) que impacta(m) em nosso motivar. Qual(is) é(são) ele(s)?
		
	
	Relacionados ao ambiente;
	
	Coletivo.
	
	Internos;
	 
	Intrínsecos e extrínsecos;
	
	Externos aos indivíduos;
	
Explicação:
Segundo a Teoria de Herzberg, os aspectos satisfatórios estavam mais relacionados ao conteúdo do trabalho (denominados fatores intrínsecos ou de motivação), enquanto os aspectos insatisfatórios diziam respeito às condições dentro das quais o trabalho era executado (fatores extrínsecos ou higiênicos).
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A função administrativa que está relacionada com a condução e pela orientação da ação empresarial, está também ligada a motivação e desempenho das pessoas. Nesta função, aparecem também a liderança, que exerce influência interpessoal e a necessidade de uma boa comunicação humana. Podemos afirmar que esta função administrativa é:
		
	
	Controle
	
	Organização.
	
	Planejamento.
	
	Todas as funções possuem as mesmas premissas básicas
	 
	Direção.
	
Explicação:
 
A Direção é a Função Administrativa que se refere ao relacionamento interpessoal do administrador com seus subordinados. Responsável pela condução e pela orientação da ação empresarial por meio da dinamização das atividades realizadas em todas as áreas e níveis da empresa.
  
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
Frederick Herzberg ficou conhecido pelos estudos sobre motivação humana. Seus estudos levaram a construção da Teoria dos dois fatores de Herzberg. Sobre os fatores higiênicos dessa teoria, leia com atenção as afirmativas abaixo e depois responda o que se pede: I - Segundo a sua teoria, a satisfação e a insatisfação no trabalho decorrem de dois conjuntos substancialmente diferentes e separados de fatores: os de higiene e os de motivação. II - Os fatores de higiene são aqueles cuja ausência cria insatisfação. III - São exemplos de Fatores de Higiene: como as condições de trabalho, salário, status e segurança), IV - Os aspectos insatisfatórios diziam respeito às condições dentro das quais o trabalho era executado (fatores extrínsecos ou higiênicos). Sobre as afirmativas acima, marque a resposta correta:
		
	
	Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas e as afirmativas III está incorreta.
	
	Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas e a afirmativa I está incorreta.
	
	Somente as afirmativas I, III e IV estão corretas e a afirmativa II está incorreta.
	 
	As afirmativas I, II, III IV estão corretas.
	
	Somente as afirmativas I, II e III estão corretas e a afirmativa IV está incorreta.
	
Explicação:
Segundo a Teoria de Herzberg, os aspectos satisfatórios estão mais relacionados ao conteúdo do trabalho (denominados fatores intrínsecos ou de motivação). Já os aspectos insatisfatórios dizem respeito às condições dentro das quais o trabalho era executado (fatores extrínsecos ou higiênicos).
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando