Buscar

Descobridores da Ressonancia Magnetica, historia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disponível em: Ressonância Magnética Aplicações Práticas [Catherine Westbrook et. al.] e no site www.tecnomundo.com.br
Breve Histórico sobre RM
Nicola Tesla, inventor, cientista e considerado louco por alguns, nascido onde hoje é a atual Croácia, inventor de principais aplicações na engenharia mecânica e eletrotécnica, conhecido por muitos experimentos no eletromagnetismo e densidade do fluxo magnético, indução magnética e ou ainda como campo magnético B0. Descobridor no que hoje temos como o aparelho de rádio, a emissão de ondas sem fios e muitos dos experimentos que deram origem à potencia elétrica e corrente elétrica alternada.
Wolfgang Pauli, físico austríaco, publicou o primeiro ensaio científico sobre a Teoria da Relatividade de Albert Einstein, segundo estudos, dois meses depois de se formar em 1918. Contribuiu para o que têm os hoje a Mecânica Quântica, ao invés de publicar suas pesquisas, preferia dividir com os amigos Niels Bohr e Werner Heisemberg, formulou a aplicação da rotação de certos elementos magnéticos, Princípio da exclusão de Pauli, posteriormente nomeado como SPIN, 
Felix Bloch, físico suíço que em 1952 foi condecorado com o Nobel em física sobre os novos métodos de medição do magnetismo nuclear juntamente com Edward Purcell, também físico de origem norte americana.
Paul Lauterbur, químico americano desenvolvedor ao que temos hoje como sendo Imagens por Ressonância Magnética (IRM), é creditado para a idéia da introdução de gradiente no campo magnético, que permite estudar a origem da Radiofrequência (RF) a partir de um núcleo de certos elementos. Uma idéia que saiu de um lanche “Hamburguer” no qual rabiscou seu guardanapo e correu para seu laboratório. Juntamente com Peter Mansfield, físico britânico, receberam o prêmio Nobel em medicina no ano de 2003. O que tornou possível a IRM em 1985 do corpo humano.
Estudos a partir dos equipamentos de RM. Visto no Cap 9 Ressonância Magnética Pratica.
Campo magnético da terra, ~0,6 G, sabendo que 10.000 Gauss equivale a 1T (Tesla). 
Magnetismo:
Paramagnetismo = atração positiva em relação à B0, sendo estes elementos, Oxigênio e o Gadolíneo;
Diamagnetismo = atração negativa em relação à B0, sendo alguns elementos como gases inertes, cobre, cloreto de sódio e o enxofre;
Ferromagnetismo = atração positiva e negativa em relação à B0, sendo este o elemento comumente encontrado, o ferro.
Tipos de magnetos:
Permanentes: composto por metais naturais (ferro, cobalto e níquel), mas produzido em larga escala em alumínio, níquel e cobalto (alnico). Compreende baixo campo entre 0,2 e 0,7 T possui baixo custo de aquisição e operacional, mas relevante peso.
Resistivos: (elétricos) com elevação do campo magnético por condutividade eletromagnética. Compreende baixo campo no máximo 0,3 T com pouco peso, baixo custo de aquisição, mas com alto custo operacional.
Supercondutivos: Composto por elementos de nióbio e titânio que necessitam ser resfriados a 4º K (Kelvin), +- 269ºC (próximo do Zero absoluto) compreende alto campo entre 0,5 a 4 T (em estudos até 9 T). Possui baixo custo operacional, mas alto custo de aquisição e manutenção do Hélio líquido (arrefecimento). 
Bobinas de gradiente, responsável pela localização dos planos x, y e z no espaço, proporcionam gradação (elevação) dentro do magneto.
Bobinas de RF, responsáveis por emitir e receber o sinal enviado, dispostos em Quadratura ou Volume, Superfície ou Linear, Arranjo de fase (Phased Array) ou Sinergia.
Computador¹ Interface ao usuário, programação armazenamento, execução dos comandos para realização do exame;
Computador² Processador de reconstrução dos cálculos matemáticos (Transformada de Fourier);
Computador³ Processador de imagens que trabalha junto ao PC² para a formação das imagens;
Hardware necessário para o arquivamento dos dados coletados (HD) e dos parâmetros de sequencia de pulsos;
Geradores retificadores de energia para distribuição da corrente alternada e contínua;
Resfriadores e trocadores de calor capazes de resfriar a supercondutividade e manter a estabilidade do estado crítico do sistema. (Na ausência deste sistema poderá ocorrer a liberação de válvulas de alívio automático que liberam na atmosfera cerca de 200 litros de Hélio ao custo de $ 15,00 o litro totalizando $3000,00)
UMAG (unidade móvel de água gelada), sistema que trabalha em conjunto para manter a estabilidade e a segurança em grandes serviços que perfazem uso de equipamentos de grande porte.
Questões de estudo dirigido:
O que se entende por magnetismo?
Como podemos classificar os Magnetos utilizados para obter IRM? Descreva cada um com suas palavras.
Quais os equipamentos necessários para obtenção das IRM?
Descreva Paramagnetismo, Diamagnetismo, Ferromagnetismo, e o que estes poderão contribuir na produção das IRM?
O que se entende por supercondutividade?
Quais os critérios que visam cuidados na instalação dos magnetos resistivos e supercondutivos? Descreva com suas palavras e justifique sua resposta.
Descreva o que são bobinas de gradiente?
O que se entende por Isocentro de um magneto?
Explique o que são bobinas de RF e descreva as diversidades existentes?
Quais os critérios vistos quanto a segurança das bobinas de RF.

Continue navegando