Buscar

Planejamento educacional FORUM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Planejamento educacional
 META 4 (PNE) 
Educação inclusiva
O Plano também prevê que todas as crianças e os adolescentes entre 4 a 17 anos com algum tipo de deficiência, transtornos de desenvolvimento, habilidades especiais ou super dotação devem ter acesso à educação básica e ao atendimento especializado — preferencialmente por meio da rede regular de ensino e de um sistema efetivo de educação inclusiva.
Status: Os dados coletados pelo IBGE não permitiram diagnosticar a situação em relação a essa meta. Por causa disso, os dados mais recentes a respeito da educação inclusiva são de 2010. Naquele ano, 82,5% da população entre 4 e 17 anos com algum tipo de deficiência estava matriculada.
Para cumprimento das metas do PNE é necessário apoio de vários órgãos e entes públicos municipais, estaduais e federais.
O ato de planejar e o momento de pensar, de refletir o coletivo da instituição sobre as dificuldades que temos no momento, na realidade em que estamos inseridos. O planejamento e a previsão das ações 	que o professor vai desenvolver com os alunos e a organização das experiências de aprendizagem discente. O professor vai refletir, analisar, definir, selecionar distribuir atividades ao longo do tempo, prever formar de agir e de se organizar.
O tema da inclusão tem estado presente nas pautas de governos, ONGs, grupos de educadores e da sociedade em geral. Diante do exposto, considerando a inclusão escolar de crianças com deficiência (s) e sabendo-se que essa inclusão visa reverter o percurso de exclusão de qualquer natureza, cabe mais uma vez ao professor procurar enriquecer seus conhecimentos a respeito deste assunto tornando-se capaz de beneficiá-los efetivamente na aprendizagem.
Assim sendo, é fundamental que o trabalho em sala de aula seja respaldado por uma enorme gama de informações e explicações acerca do comportamento, limitações e necessidades dessas crianças.

Outros materiais