Buscar

apol fundamentos historico da educação brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Atente para a citação a seguir:
“Nos últimos dois séculos, a escola pública tem dado um contributo fundamental para a construção do projeto de Estado-nação e para a reprodução da identidade nacional. [...] A intervenção do Estado teve assim papel importante e decisivo na gênese e desenvolvimento da escola pública de massas, e esta, não deixou de ter também reflexos importantes na própria consolidação do Estado”. 
O surgimento dos Estados-nações a partir do século XVIII impactou a escolarização e a educação. Considerando esses elementos e o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, assinale a alternativa correta:
	Com a formação dos Estados-nações, houve uma gradativa atuação estatal na educação, que se responsabilizava pela instrução elementar ligada à manutenção da ordem e à identidade nacional
	
Questão 2/5 - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Leia a passagem de texto a seguir:
“A educação renascentista visava ao homem burguês, ao clero e à nobreza. Era elitista, aristocrata e nutria o individualismo liberal, não chegando às massas populares. Junto com a revalorização da cultura greco-romana, alguns fatos históricos nos séculos XIV e XV, influenciaram o pensamento pedagógico, favorecendo a superação do próprio homem, o pioneirismo e a aventura”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: <http://www.webartigos.com/artigos/a-educacao-no-renascimento/8796/>. Acesso em 12 jul. 2016. 
Considerando os conteúdos do livro-base Constituição histórica da educação no Brasil sobre as características da educação no Renascimento, é correto afirmar:
O humanismo influenciou as propostas pedagógicas das instituições.
Questão 3/5 - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Leia o excerto de texto a seguir:
“A educação foi tratada no discurso inaugural do Imperador, na abertura da Assembleia Constituinte [1823], ocasião em que afirmou ser necessária uma legislação especial que disciplinasse a matéria”.
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: TEIXEIRA, Maria Cristina. O direito à educação nas Constituições Brasileiras. In: Revista da Faculdade de Direito. São Paulo, v. 5, n. 5, p. 146-168, 2008. p. 148.
Segundo o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil sobre a educação nos primeiros anos do império brasileiro, retratada no excerto de texto anterior, é correto afirmar:
Apesar da fala do imperador a respeito da necessidade de legislar sobre a educação, no contexto da Constituinte de 1823, o Estado imperial não se envolveu de forma concreta na educação básica. 
Questão 4/5 - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Considere a seguinte passagem de texto:
“Um outro elemento-chave a ser observado no projeto da escola primária republicana diz respeito ao papel assumido por essa instituição na formação do caráter e no desenvolvimento de virtudes morais, de sentimentos patrióticos e da disciplina na criança. Mensagens de caráter moralizante e cívico foram amplamente propagadas pela escola pública primária”. 
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SCHUELER, Alessandra Frota Martinez de; MAGALDI, Ana Maria Bandeira de Mello. Educação escolar na primeira república: memória, história e perspectivas de pesquisa. In: Tempo, Niterói, v.13, n. 26, p. 32-55, 2009.  p. 45. 
O início do período republicano no Brasil trouxe mudanças para o cenário educacional. Considerando esses elementos e o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
A escola na Primeira República, influenciada pela lógica positivista do período, concentrava esforços para moralizar e civilizar a população e estabelecer uma ordem social necessária para o progresso.
Questão 5/5 - Fundamentos Históricos da Educação Brasileira
Leia o trecho de texto a seguir:
“A partir do século XVI, a direção do ensino público português desloca-se da Universidade de Coimbra para a Companhia de Jesus, que se responsabiliza pelo controle do ensino público em Portugal e, posteriormente, no Brasil. Praticamente, foram dois séculos de domínio do método educacional jesuítico, que termina no século XVIII, com a reforma de Pombal, quando o ensino passa a ser responsabilidade da Coroa Portuguesa”. 
Após a avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MACIEL, Lizete S. B.; SHIGUNOV NETO, Alexandre. A educação brasileira no período pombalino: uma análise histórica das reformas pombalinas do ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 465-476, dez. 2006. p. 469. 
A reforma educacional pombalina foi um importante marco na história da educação brasileira. Considerando o livro-base Constituição histórica da educação no Brasil sobre esse tema, assinale a alternativa correta:
A reforma pombalina na educação foi influenciada pelo Iluminismo e buscava modernização; estabeleceu o sistema de aulas régias e visava a legitimação das leis e costumes do Estado pelos súditos.

Outros materiais